Fernando Guerreiro diz que volta da Cabocla vai levar multidão pelas ruas do Centro Histórico neste sábado
Tradição marca o encerramento dos festejos do 2 de Julho, e ocorrerá nesta sábado (5), a partir das 18h

Os carros emblemáticos com as imagens do Caboclo e da Cabocla deixam o Campo Grande neste sábado (5), a partir das 18h, para retornar ao Pavilhão 2 de Julho, na Lapinha. A tradição marca o encerramento dos festejos do 2 de Julho, data que celebra a Independência da Bahia, e reúne manifestações populares no trajeto pelas ruas do centro de Salvador. Os carros estavam expostos desde a quarta-feira (2), quando ocorreram os principais desfiles cívicos.
Como de costume, a volta ao Pavilhão conta com forte presença popular e devotos de religiões de matriz africana. Ao final do trajeto, os caboclos são recebidos com rituais simbólicos e seguem para restauração. Eles permanecem guardados até os festejos do próximo ano. O cortejo percorre o mesmo caminho da ida, saindo do Centro Histórico até a Lapinha, onde os carros são acolhidos em meio a aplausos, oferendas e homenagens.
Celebração ganha força com identidade própria
Em entrevista ao Portal M!, nesta sexta-feira (4), o presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Fernando Guerreiro, enfatizou que a cada ano, cresce o número de participantes na Volta da Cabocla, consolidando o ato como mais do que um encerramento festivo, mas um momento de celebração da identidade e da resistência baiana.
“A Volta da Cabocla já é uma tradição, na verdade, que as pessoas não se ligam muito. A Cabocla e o Caboclo saem no 2 de Julho para o Campo Grande e no dia 5 eles voltam para casa”, explicou.
Segundo ele, o retorno tem características próprias que o tornam especial. “Essa volta do Caboclo é muito especial. Primeiro, porque ela vai numa alta velocidade, uma grande folia. Então ela chega num tempo recorde, vai correndo mesmo, o povo todo dançando atrás”.
Para ele, o ponto mais marcante acontece no encerramento do percurso. “O momento mais emocionante é quando eles chegam na Lapinha. Tem uma verdadeira multidão esperando. E aí tem aquele processo todo de aplauso, jogam arroz, o carro está cheio de oferenda, muito bonito essa entrada dentro da casa, porque a gente não vê eles saindo, saem muito cedo, então eles voltando para dentro de casa”.

Percurso mantém simbolismo histórico
O trajeto é o mesmo feito no dia 2 de Julho, reforçando o simbolismo do percurso da liberdade. “Ele passa pelo mesmo percurso, ele vai daqui do Campo Grande, passa pelo Centro Histórico todo, a Avenida Sete, Rua Chile, Pelourinho, Carmo, Soledade até chegar na Lapinha”, detalhou.
A saída, prevista para às 6h30, vai ganhando força ao longo do caminho. “É o mesmo processo da ida, vai direto. Quanto mais vai passando, vai pegando gente”.
Com identidade própria, a celebração da volta tem ganhado novas camadas de significado. “Essa na verdade é uma festa muito mais autêntica, eu acho muito mais genial”, afirmou.
Ele também lembrou que, no passado, o retorno era visto com desinteresse. “A volta da Cabocla representava no passado a dificuldade que ninguém queria ir, então a gente pode falar que a volta da Cabocla pode estar passando por um processo de transformação mesmo”, frisou.
Atuando na organização do evento por meio da Fundação que promove as atividades, Guerreiro destacou o crescimento da celebração. “Estou fazendo essa festa há um tempo já por conta da Fundação. São duas festas que estão no crescimento absurdo, 2 de Julho e Santa Bárbara”.
Mais Lidas
Cultura
Elano Passos ilustra livro que retrata história do Hospital Martagão Gesteira
Flow Festival: final do mundial, shows de FBC e Afrocidade em Salvador
Últimas Notícias

Mais de 2 mil jovens atletas participam dos Jogos Escolares da Bahia 2025

Salvador recebe Caravana do Futuro com ações gratuitas no Comércio neste final de semana
Evento gratuito neste sábado (12) e domingo (13) reúne debates, apresentações culturais e rodas de conversa sobre meio ambiente e direitos sociais

Caetano acompanha avanço das obras da Policlínica Regional de Camaçari; equipamento será entregue até dezembro
Unidade é a primeira construída com recursos do Novo PAC e reforça estrutura de saúde na Região Metropolitana de Salvador (RMS)

Solteira há mais de um ano, Luciana Gimenez revela dificuldade para encontrar parceiro: ‘hétero está meio difícil’
Apresentadora afirmou que gosta 'de homem bonito', e disse preferir 'alguém que saiba conversar' e 'que tenha presença'

Assembleia Legislativa da Bahia reage à carta de Trump e divulga manifesto em defesa da soberania nacional
No documento, a AL-BA afirma que a medida representa uma tentativa de interferência externa nos rumos da economia brasileira e 'afronta à independência nacional'

Edu Guedes recebe alta e deixa hospital após cirurgia para retirar tumor no pâncreas: ‘dia muito especial’
Procedimento foi realizado no sábado (5), no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, e durou cerca de seis horas

Foragida, Carla Zambelli deve devolver apartamento funcional após multa por uso irregular
De acordo com advogado, deputada licenciada deve devolver o apartamento funcional que ocupava na Asa Sul, em Brasília, na próxima terça-feira (15)

Fundação José Silveira lança Corrida Saúde Crônica para apoiar reabilitação de pessoas com deficiência
Marcada para o dia 28 de setembro, a corrida terá percursos de 5 km e 10 km, além de uma caminhada

Trump impõe tarifa de 35% ao Canadá e agrava guerra comercial com 23 países
Assim como no Brasil, nova alíquota entra em vigor em 1º de agosto; governo canadense tenta reverter decisão e defende esforço conjunto contra fentanil

Governo da Bahia amplia isenção do ICMS na conta de luz e pode beneficiar até 1,8 milhão de famílias; entenda
Isenção na conta de luz será aplicada para famílias de baixa renda que consomem até 80 kWh por mês

Prefeitura de Salvador entrega 100 casas reformadas pelo Morar Melhor em Itapuã
Ao todo, gestão municipal já entregou mais de 840 residências reformadas no bairro