Feira Trans Mix & Naobin ocupa Centro Histórico com arte, inclusão e protagonismo trans
Praça da Cruz Caída, no Pelourinho, recebe programação gratuita com expositores, shows e ações afirmativas que impulsionam a economia criativa e o empreendedorismo LGBTRANS+

A diversidade tomará conta, no próximo dia 31 de maio, da Praça da Cruz Caída, no Pelourinho, com a realização da sexta edição da Feira Trans Mix & Naobin, que promove arte, cultura e empreendedorismo social por meio de uma ampla programação gratuita. A feira reunirá 14 expositores LGBTRANS+ e dez atrações artísticas, em um espaço pensado para valorizar identidades trans, travestis, não binárias e demais expressões da comunidade LGBTQIAPN+.
Com curadoria comprometida com a representatividade, o evento propõe o fortalecimento da economia criativa e da cultura periférica. Moda autoral, beleza, literatura, gastronomia e serviços integram a oferta dos expositores, todos selecionados por meio de chamada pública.
Cultura e resistência ocupam espaço simbólico da cidade
A feira retorna ao local onde teve sua primeira edição em 2023, reafirmando o compromisso com a valorização do território e das subjetividades que o habitam. Ao ocupar um dos espaços mais emblemáticos do Centro Histórico, a Trans Mix & Naobin amplia o alcance das vozes dissidentes e fomenta a inclusão por meio da arte e do empreendedorismo.
Os estandes estarão abertos ao público, a partir das 10h, com uma variedade de produtos e serviços: moda e vestuário autoral, cosméticos artesanais, livros independentes, zines, maquiagem, tranças afro e gastronomia local. Tudo produzido e oferecido por pessoas trans e não binárias da capital e da região metropolitana.
Atrações artísticas celebram corpos dissidentes
A programação artística tem início ao meio-dia, com discotecagem da DJ Djeya Karabá Afefé. Já às 13h30, a performer Travestilith assume como mestre de cerimônias e conduz todas as apresentações, que contarão com tradução em Libras e audiodescrição para garantir acessibilidade plena.
Entre os nomes confirmados estão Máximu Máxima, A Deusa, Verenna Drag, Tecnoplanta, kaLunga kIng, Senhora Mar, Joa Assumpção e Paulillo Paredão, que encerra a feira a partir das 17h20. A programação é pensada para refletir a pluralidade de linguagens artísticas presentes na cena LGBTRANS+ de Salvador.
Suporte, acessibilidade e incentivo à autonomia financeira
Todos os artistas e expositores selecionados recebem cachê no valor de R$ 500, além de ajuda de custo, almoço e estrutura completa para participação. A medida busca garantir equidade e dignidade à atuação dessas pessoas no circuito cultural da cidade.
O processo seletivo bateu recorde de inscrições: 89 pessoas se candidataram gratuitamente para integrar a feira. A curadoria foi realizada por Brendie Hêth, Senhora Mar, Amanda Freire e Brenda Souza, todas com trajetórias ligadas à cultura, ao ativismo e à produção artística LGBTRANS+.
Segundo a diretora-geral do evento, Brendie Hêth, a feira vai além da celebração, é também uma estratégia de inclusão econômica. “A feira nasceu como um manifesto para enfrentar a falta de espaços inclusivos, capacitações em empreendedorismo, desenvolvimento profissional e eventos que sejam acessíveis e seguros para pessoas LGBTRANS+ que fomentam o empreendedorismo social e a economia criativa em Salvador”, afirma.
Brendie, que também é consultora em diversidade, UX designer e coordenadora do Fórum Trans e Travesti da Bahia, define o evento como um território de pertencimento. A proposta é consolidar a presença de pessoas trans e travestis nas dinâmicas econômicas da capital, com foco na ocupação de espaços historicamente negados a essas populações.
Apoio institucional e fomento à cultura local
A Feira Trans Mix & Naobin é viabilizada pelo edital Gregórios – Ano IV, com recursos da Fundação Gregório de Mattos (FGM), da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), da Prefeitura de Salvador, da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), do Ministério da Cultura e do Governo Federal.
Programação completa
10h – Abertura da feira
12h – DJ Djeya Karabá Afefé
13h30 – Máximu Máxima
Em seguida – A Deusa, Verenna Drag, Tecnoplanta, kaLunga kIng, Senhora Mar, Joa Assumpção
17h20 – Paulillo Paredão
18h – Encerramento
Mais Lidas
Balé Folclórico da Bahia celebra 37 anos com turnê inédita pelo Brasil
Cultura
Maria Bethânia anuncia turnê especial em comemoração aos 60 anos de carreira
Últimas Notícias

Alceu Valença lota Largo do Pelourinho e emociona público com show especial no São João de Salvador
Centro Histórico reúne turistas e baianos em noite de forró, cultura e segurança durante a festa junina

Jerônimo Rodrigues visita festas juninas no Recôncavo e reforça apoio à cultura e economia do interior
Governador celebra São João em São Félix e Cruz das Almas, destaca impacto econômico e investimentos em mais de 300 municípios

Corpo da brasileira Juliana Marins é encontrado após queda em penhasco durante trilha na Indonésia
Jovem de 27 anos, natural de Niterói, estava desaparecida desde sábado após cair em área de difícil acesso durante expedição na Ásia

Manu Bahtidão esquenta São João em Paripe com show vibrante e clima de celebração
Evento no Subúrbio Ferroviário também destacou o arrocha de Marquinhos Navais e impulsionou a economia local

Camaforró 2025 termina com público recorde, segurança e valorização da cultura local
Festa junina de Camaçari reuniu 250 mil pessoas, não teve ocorrências graves e destacou inclusão, tradição e organização exemplar

Encerramento do São João da Bahia no Parque reúne romantismo, piseiro e estreia feminina
Última noite de apresentações no espaço em Salvador destaca diversidade musical e celebra novos talentos do forró

Alexandre de Moraes autoriza retirada de tornozeleira de ré grávida nos atos de 8 de janeiro
Segundo Moraes, laudos médicos apresentados pela defesa comprovaram que a ré está em gestação avançada, requerendo cuidados intensivos e repouso absoluto

Jerônimo encerra maratona junina no interior com passagens por Maracás e Jequié
Ao longo dos últimos seis dias, governador da Bahia percorreu diversas cidades de diferentes regiões da Bahia

Zambelli tem cinco sessões para apresentar defesa na CCJ sobre processo de cassação
Parlamentar responde por invasão ao sistema do CNJ; relator da ação é opositor do governo Lula

STF realiza audiência para definir ressarcimento a vítimas de fraudes no INSS
Proposta do governo inclui devolução administrativa dos valores e crédito extraordinário fora do teto de gastos