Exposição ‘Floresta de Infinitos’ estreia neste sábado na Casa das Histórias e abre Novembro Salvador Capital Afro
Mostra reúne 16 artistas de diferentes regiões do Brasil e propõe imersão em arte, espiritualidade e ecologia
Jefferson Peixoto/Secom PMS
A Casa das Histórias de Salvador inaugura, neste sábado (1º), às 11h, a exposição Floresta de Infinitos, marcando a abertura do Novembro Salvador Capital Afro 2025, promovido pela Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador (Secult). A entrada será gratuita no dia da inauguração.
A mostra reúne 16 artistas de diferentes regiões do Brasil, sob curadoria de Ayrson Heráclito, Marcelo Campos, Thaís Darzé e Tiganá Santana, e propõe uma experiência imersiva que conecta arte, espiritualidade e ecologia.
Exposição promove travessia entre ancestralidade e ecologia
Inspirada na instalação apresentada na 35ª Bienal de São Paulo, em 2023, Floresta de Infinitos amplia o conceito da obra original e propõe novas relações com entidades africanas, afro-brasileiras e indígenas. A exposição aborda temas ligados à ancestralidade, território e espiritualidade, convidando o público a refletir sobre desmatamento, crise climática, extinção de espécies e violência contra povos da floresta.
A vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos (PDT), destacou a importância da exposição no calendário cultural de novembro. Ela explicou que a exposição aborda as raízes, de espiritualidade e de natureza.
“Temas profundamente conectados à identidade de Salvador e ao legado dos povos africanos que moldaram nossa cidade. Começar o Salvador Capital Afro com essa travessia poética é uma forma de reafirmar nossa história, nosso orgulho e nossa herança viva”, afirmou.
Segundo o artista e curador Ayrson Heráclito, a remontagem na capital baiana tem um valor simbólico. “Revisitar na Bahia esse trabalho tão importante, que nos representou na Bienal de São Paulo em 2023, é fundamental. Grande parte das pessoas que compõem esse trabalho são baianas, como Mãe Stella de Oxóssi e Mãe Edna. Trazer essa obra, que evoca memória e ancestralidade, tem um significado profundo”, explicou.
Homenagem aos guardiões da floresta
A instalação presta homenagem aos guardiões da floresta, humanos e não humanos, reconhecidos pela defesa da vida e do território. Entre os homenageados estão Chico Mendes, Dom Phillips, Bruno Pereira, Mãe Stella de Oxóssi, Joãozinho da Goméia, Mãe Edna e Mãe Mirinha de Portão, além de presenças simbólicas como o Rio Doce, a perereca-verde-de-fímbria e o pássaro peito-vermelho-grande.
O artista e curador Tiganá Santana ressaltou o sentido espiritual da mostra. “Esta floresta sonhada por mim e por Ayrson, no sentido de aproximar-se, a um só tempo, dos sonhos de candomblé e do sonhar yanomami, parte de nossas existências baianas. Sua instalação em Salvador apresenta um eixo profundo do seu significado para nós”, afirmou.
Experiência sensorial e múltiplas linguagens
Em sua montagem na capital baiana, Floresta de Infinitos transforma-se em uma travessia sensorial na Casa das Histórias. O visitante é convidado a caminhar por uma mata simbólica, onde luz, som e aroma constroem um ambiente que mistura o visível e o invisível, a arte e o axé.
Com 60 obras, a mostra abrange diferentes linguagens, como pintura, escultura, fotografia, performance e arte digital, que evocam a presença dos orixás, das forças da natureza e das memórias ancestrais.
Entre os artistas participantes estão Alana Barbo, Aline Brune, Ani Ganzala, Arissana Pataxó, Davi Rodrigues, Edsoleda Santos, Frans Krajcberg, Laryssa Machada, Mateus Morbeck, Mayara Ferrão, Mestre Dicinho, Presciliano Silva, Tiago Sant’Ana, Ventura Profana, Yacunã Tuxá e Jaider Esbell.
Exposição promove diálogo entre passado e presente, diz curadora
Para a curadora Thaís Darzé, a nova montagem cria um território de partilha que une artistas consagrados e emergentes, conectando gerações, linguagens e visões de mundo. Ela destaca a parceria com o Arquivo Público de Salvador, que contribui com imagens históricas para o diálogo entre memória e contemporaneidade.
“O Arquivo Público de Salvador oferece sua contribuição com a presença da memória, tão viva e tão material, criando uma ressonância potente com a proposta da mostra”, afirmou.
O curador Marcelo Campos destacou que a montagem mantém o conceito original da Bienal, agora em diálogo com novas produções e contextos. “A própria instalação conduziu as escolhas curatoriais dos 16 participantes, guiadas pelas ideias de floresta e de infinito”, disse.
A exposição tem assistência de curadoria de Paulo Otávio Laia, produção executiva de Claudia Lima, coordenação de produção de Mariana Vaz, expografia de Alessandro Vital, produção da Janela do Mundo e coprodução da Hasta La Luna.
Conheça a Casa das Histórias de Salvador
A Casa das Histórias de Salvador é um equipamento cultural da Prefeitura, considerado o primeiro centro de interpretação do patrimônio do Brasil. O espaço promove a reflexão sobre os patrimônios materiais e imateriais da cidade por meio de tecnologias digitais e interativas.
A instituição é gerida pela Organização de Estados Ibero-Americanos (OEI) em cooperação com a Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador, e integra o conjunto de ações do programa Salvador Capital Afro, que celebra a cultura negra e suas expressões na capital baiana.
Mais Lidas
Cultura
Imbassaí celebra arte e sustentabilidade na 10ª Semana de Arte & Cultura
Últimas Notícias
Centro Integrado de Comando e Controle da SSP é ativado para monitoramento do Enem 2025
Mais de quatro mil agentes das forças estaduais atuam em 175 municípios para garantir segurança durante o exame
Anitta divulga novas datas de ensaio e mantém Salvador fora; ausência gera críticas nas redes
Cantora anuncia shows extras em novas cidades e frustra fãs baianos com ausência da capital, tradicionalmente incluída nas edições anteriores
Prefeitura de São Paulo veta show de Kanye West em Interlagos após polêmicas antissemitas
Rapper norte-americano teve apresentação cancelada por decisão do município; evento ainda busca novo local para acontecer na capital paulista
Vitória confirma zagueiro Lucas Halter no jogo contra o Botafogo no Barradão
Zagueiro pertence ao clube carioca, mas Rubro-Negro paga multa e garante presença do capitão em jogo decisivo pela Série A
Redação do Enem 2025 aborda as perspectivas para o envelhecimento; confira o tema dos anos anteriores
Assunto estimula reflexão sobre os desafios do envelhecimento e o papel da sociedade diante do aumento da expectativa de vida no país
Planserv terá ampliação de serviços e rede prestadores na Bahia
Gestão estadual defende equilíbrio financeiro, justiça contributiva e ampliação de serviços sem alterar direitos de 500 mil beneficiários
Bolívia e Estados Unidos retomam laços diplomáticos após quase 20 anos sem embaixadores
Decisão inclui a volta de embaixadores em Washington e La Paz, algo que não ocorre desde 2008
Lídice da Mata abre votação pública para destinação de R$ 2 milhões em emendas parlamentares
Deputada lança segunda edição de edital pioneiro na Bahia que democratiza uso de recursos públicos e já recebeu mais de 100 projetos inscritos
Governo do Paraná anuncia auxílio de até R$ 50 mil por família atingida por tornado; ministro vai ao estado acompanhar ações de socorro
Tragédia deixou seis mortos, mais de 700 feridos e mil desabrigados em Rio Bonito do Iguaçu; governo federal e estadual articulam medidas de reconstrução
CBF confirma final da Copa do Brasil Feminina para próximo dia 20 em Araraquara
Decisão entre Ferroviária e Palmeiras será disputada na Arena Fonte Luminosa