O Governo do Estado assegurou, nesta sexta-feira (13), que vai fornecer os recursos necessários para as obras emergenciais de recuperação da infraestrutura do Museu de Arte Sacra (MAS), localizado no bairro Dois de Julho e gerido pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). O anúncio ocorre após a suspensão das atividades no local em função das condições do prédio. Conforme o governo estadual, os recursos tem o objetivo de garantir a preservação do patrimônio histórico e artístico.
O museu é um dos principais espaços culturais do Brasil, abrigando um dos maiores acervos de arte sacra da América Latina. “É parte do compromisso do Governo da Bahia o apoio aos equipamentos culturais que preservam nossa história e memória. A partir de uma mobilização do reitor Paulo Miguez, adotamos uma ação rápida e imediata para que o museu retorne suas atividades e sua importância patrimonial e museal para o país”, afirmou o secretário de Cultura, Bruno Monteiro.
Para o reitor da Ufba, Paulo Miguez, o apoio demonstra o reconhecimento do Governo ao papel e à relevância do museu para a memória, cultura e arte. “Quero manifestar a nossa gratidão – minha e de toda a comunidade da Ufba. Este esforço coletivo desempenhará um papel crucial na recuperação do museu”, pontuou.
O Museu de Arte Sacra é um conjunto arquitetônico do século 17. Ele abriga pinturas, azulejos, ourivesarias, imagens esculpidas de santos, mobiliário antigo e tem uma vista encantadora para a Baía de Todos-os-Santos.
Leia também:
STF adia julgamento sobre habeas corpus de Robinho após pedido de vista de Gilmar Mendes
Marcelo Sacramento assume presidência da Irmandade do Bonfim neste domingo