Espetáculo ‘Reflorescer Mulher’ retorna ao Teatro Gregório de Mattos com sessões gratuitas e reflexão sobre abusos
Apresentações gratuitas serão realizadas nesta sexta (30) e sábado (31) com distribuição de senhas

O espetáculo “Reflorescer Mulher” volta ao palco do Teatro Gregório de Mattos (TGM), no Centro, com apresentações gratuitas nesta sexta-feira (30) e no sábado (31), às 19h. A distribuição de senhas será feita uma hora antes de cada sessão, proporcionando ao público o acesso à obra que denuncia situações de violência explícita e velada contra a mulher.
A montagem, resultado da parceria entre a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) e a Fundação Gregório de Mattos (FGM), foi criada pela atriz Alethea Novaes. O espetáculo promove reflexões sobre agressão, assédio e abusos, além de propor caminhos para enfrentar esses problemas.
Proposta da peça e inspiração
A inspiração para a criação do espetáculo surgiu de uma experiência anterior da atriz Alethea Novaes, que interpretou um texto de Lígia Fagundes Teles sobre feminicídio. “Eu tinha feito uma peça com texto de Lígia Fagundes Teles, que tratava do feminicídio. Na época, eu via a inquietação das pessoas com o tema, e a gente acompanha as notícias todos os dias”, contou Alethea.
Ela explicou que o objetivo do espetáculo vai além de denunciar. “Então achei muito oportuno a gente, através do teatro, discutir, alertar, conscientizar, trazer uma certa orientação e a valorização da autoestima. É uma oportunidade de não só denunciar, mas procurar caminhos de combater”, afirmou.
Histórias de superação e libertação
A peça retrata as trajetórias de cinco mulheres que enfrentam relacionamentos amorosos abusivos. Durante o enredo, elas se apoiam mutuamente e tomam decisões para se libertar de situações que as prendem aos companheiros. As histórias abordam agressão física, chantagem emocional, traição e vícios, elementos que motivam as personagens a redefinirem seus caminhos.
Além de ser um espaço para denúncia e reflexão, o espetáculo se propõe a acolher e orientar o público. A participação de diferentes profissionais no projeto amplia a perspectiva e a profundidade do tema.
Debate após a apresentação
Após cada apresentação, o público poderá participar de um bate-papo com mediação de Fernanda Cerqueira, diretora de Política para Mulheres da SPMJ. Ela destacou a relevância do teatro como ferramenta de educação e conscientização. “É importante que as pessoas, por meio de diversos veículos, tenham informação e se sensibilizem, principalmente em relação a esta causa”, explicou.
Fernanda ressaltou o papel de diferentes ferramentas para combater a violência doméstica. “A gente tem que usar todos os mecanismos necessários para a erradicação dessa forma de violência. Esse espetáculo é voltado ao público em geral, homens e mulheres, porque essa violência é relacional, principalmente a doméstica e a familiar”, disse.
Importância do trabalho em conjunto
A secretária Municipal de Política para Mulheres, Infância e Juventude, Fernanda Lordêlo, reforçou o valor do trabalho integrado entre a SPMJ e a FGM. Segundo ela, a parceria amplia o acesso da população a temas sensíveis. “Precisamos tratar os temas mais sérios e mais sensíveis da nossa sociedade também através da arte. E a violência contra a mulher é algo que nos assusta e que nos acompanha dia após dia”, declarou.
Ela ressaltou como o teatro pode colaborar para que pessoas identifiquem situações de violência. “Ter o retrato através da cultura mostra como as pessoas podem identificar situações e saber onde buscar ajuda”, afirmou.
Teatro como espaço de diálogo
O presidente da Fundação Gregório de Mattos, Fernando Guerreiro, também falou sobre a relevância da montagem. “É muito importante quando o teatro consegue estar relacionado a uma causa. É uma parceria entre a Secretaria de Políticas para Mulheres e a FGM para, através desse espetáculo, comunicar e levantar essas questões do feminicídio e da violência contra a mulher”, disse.
Ficha técnica e detalhes da montagem
“Reflorescer Mulher” tem direção de Marcelo Flores, dramaturgia de Claudia Barral e argumento e atuação de Alethea Novaes. O elenco conta com atrizes convidadas que interpretam situações de violência familiar em diversas dimensões: física, psicológica, patrimonial, sexual e moral. O cenário, concebido por Marcelo Flores, inclui elementos visuais criados pela artista Célia Peixoto, reforçando a atmosfera do espetáculo e a mensagem central.
O espetáculo reforça a importância da cultura como meio para expor e discutir temas que afetam diretamente a vida de mulheres. Ele destaca o papel do teatro como instrumento de transformação social e de conscientização coletiva.
Mais Lidas
Cultura
Elano Passos ilustra livro que retrata história do Hospital Martagão Gesteira
Flow Festival: final do mundial, shows de FBC e Afrocidade em Salvador
Últimas Notícias

Mais de 2 mil jovens atletas participam dos Jogos Escolares da Bahia 2025

Salvador recebe Caravana do Futuro com ações gratuitas no Comércio neste final de semana
Evento gratuito neste sábado (12) e domingo (13) reúne debates, apresentações culturais e rodas de conversa sobre meio ambiente e direitos sociais

Caetano acompanha avanço das obras da Policlínica Regional de Camaçari; equipamento será entregue até dezembro
Unidade é a primeira construída com recursos do Novo PAC e reforça estrutura de saúde na Região Metropolitana de Salvador (RMS)

Solteira há mais de um ano, Luciana Gimenez revela dificuldade para encontrar parceiro: ‘hétero está meio difícil’
Apresentadora afirmou que gosta 'de homem bonito', e disse preferir 'alguém que saiba conversar' e 'que tenha presença'

Assembleia Legislativa da Bahia reage à carta de Trump e divulga manifesto em defesa da soberania nacional
No documento, a AL-BA afirma que a medida representa uma tentativa de interferência externa nos rumos da economia brasileira e 'afronta à independência nacional'

Edu Guedes recebe alta e deixa hospital após cirurgia para retirar tumor no pâncreas: ‘dia muito especial’
Procedimento foi realizado no sábado (5), no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, e durou cerca de seis horas

Foragida, Carla Zambelli deve devolver apartamento funcional após multa por uso irregular
De acordo com advogado, deputada licenciada deve devolver o apartamento funcional que ocupava na Asa Sul, em Brasília, na próxima terça-feira (15)

Fundação José Silveira lança Corrida Saúde Crônica para apoiar reabilitação de pessoas com deficiência
Marcada para o dia 28 de setembro, a corrida terá percursos de 5 km e 10 km, além de uma caminhada

Trump impõe tarifa de 35% ao Canadá e agrava guerra comercial com 23 países
Assim como no Brasil, nova alíquota entra em vigor em 1º de agosto; governo canadense tenta reverter decisão e defende esforço conjunto contra fentanil

Governo da Bahia amplia isenção do ICMS na conta de luz e pode beneficiar até 1,8 milhão de famílias; entenda
Isenção na conta de luz será aplicada para famílias de baixa renda que consomem até 80 kWh por mês

Prefeitura de Salvador entrega 100 casas reformadas pelo Morar Melhor em Itapuã
Ao todo, gestão municipal já entregou mais de 840 residências reformadas no bairro