‘Ainda estou aqui’ é homenageado, mas fica de fora da maior premiação do cinema nacional
Mesmo sendo maior conquista do Brasil no Oscar, longa de Walter Salles fica fora da 24ª edição do Prêmio Grande Otelo

A 24ª edição do Prêmio Grande Otelo, considerada a mais importante honraria do cinema nacional, promete ser histórica. Agendada para 30 de julho na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, a cerimônia celebrará a retomada da visibilidade internacional do cinema brasileiro. No entanto, uma decisão da Academia Brasileira de Cinema tem sido alvo de controvérsias: o longa Ainda Estou Aqui, primeiro filme brasileiro a conquistar um Oscar, será homenageado, mas não poderá concorrer a nenhuma das categorias da premiação.
A medida, anunciada por meio de comunicado oficial, pegou o público e o setor audiovisual de surpresa. O filme, dirigido por Walter Salles e estrelado por Fernanda Torres, estava regularmente inscrito para concorrer, como uma das 345 produções submetidas à seleção. A justificativa da Academia é que o longa ganhará destaque especial durante o evento, o que, segundo o regulamento, o torna inelegível para as categorias competitivas.
Proposta da homenagem e tema da edição
A escolha de homenagear Ainda Estou Aqui foi explicada como uma forma de celebrar o protagonismo internacional do cinema brasileiro, tema central da edição deste ano. A presidente da Academia, Renata Almeida Magalhães, destacou os avanços do setor em 2024.
“Das participações e prêmios nos mais importantes festivais como Cannes, Veneza e Berlim, ao Oscar, nosso cinema viajou pelo mundo. E, mais importante que tudo, está reconquistando o nosso próprio público”, afirmou.
O gesto, no entanto, não foi recebido com unanimidade. Ao excluir o filme da disputa, mesmo nas categorias técnicas, a organização gerou indignação entre profissionais da área e o público. Críticos apontam que, embora a homenagem seja válida, ela acaba sendo injusta com outros membros da equipe que poderiam ter sido reconhecidos individualmente — como diretores de arte, editores e técnicos de som.
Reações e questionamentos sobre decisão
Nas redes sociais, a repercussão foi imediata. Cinéfilos, críticos e profissionais do setor acusaram a Academia de tratar a produção de forma contraditória: ao mesmo tempo em que a coloca como símbolo do sucesso do audiovisual brasileiro, impede que ela seja avaliada em pé de igualdade com outras obras nacionais. A falta de transparência no processo de escolha também foi criticada.
Histórico de premiações e impacto do longa no cenário internacional
Ainda Estou Aqui é uma adaptação do livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva e tem se consolidado como um marco para o cinema brasileiro. Em 2024, o filme conquistou o Oscar de Melhor Filme Internacional, feito inédito na história do país. Além disso, venceu o prêmio de melhor roteiro no Festival de Veneza, garantiu a estatueta de melhor atriz de drama no Globo de Ouro para Fernanda Torres e levou o troféu de melhor longa-metragem ibero-americano nos Prêmios Goya.
O longa também está indicado em três categorias no Prêmio Platino 2025, que será realizado no próximo dia 27 de abril, em Madri. A expectativa é que a obra continue acumulando reconhecimentos, mesmo com a exclusão do Grande Otelo.
Um prêmio em meio a debates sobre critérios e reconhecimento
A edição deste ano do Prêmio Grande Otelo promete reunir grandes nomes e produções do audiovisual brasileiro. Em 2024, O Sequestro do Voo 375 foi o destaque, conquistando seis troféus, seguido por Pedágio, de Carolina Markowicz. A premiação contempla 30 categorias, sendo 29 definidas por júri técnico e uma por voto popular.
Enquanto isso, a exclusão de Ainda Estou Aqui da disputa reabre o debate sobre os critérios de reconhecimento no Brasil e a necessidade de maior valorização de toda a cadeia produtiva do cinema — não apenas de seus nomes mais visíveis.
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