Cineasta brasileira aponta semelhanças entre curta-metragem e filme vencedor do Oscar
A diretora Gabriela Lamas expressou seu descontentamento com as semelhanças entre sua produção e o curta belga

A cineasta brasileira Gabriela Lamas utilizou suas redes sociais nesta semana para divulgar seu curta-metragem “Eu Não Sou um Robô”, lançado há quatro anos e recentemente disponibilizado no YouTube. No vídeo, a diretora expressou seu descontentamento com as semelhanças entre sua produção e o curta belga “Eu Não Sou Um Robô”, dirigido por Victoria Warmerdam, que venceu o Oscar de Melhor Curta-Metragem.
De acordo com Gabriela, “Eu Não Sou um Robô” foi filmado em 2020 e inspirado pela pandemia da covid-19. Ela também foi responsável pelo roteiro e atuou como uma das personagens da produção.
Roteiro
A trama do filme brasileiro apresenta a personagem interpretada por Gabriela, que se encontra sozinha em casa e, após enfrentar dificuldades ao tentar passar por testes de Captcha – ferramenta que diferencia humanos de robôs –, começa a questionar a realidade. Em seguida, ela inicia uma conversa com uma mosca sobre questões existenciais.
O filme belga, lançado em 2024, segue uma premissa semelhante, com uma personagem que também duvida de sua humanidade após falhar em testes de Captcha.
Gabriela observou que a cena inicial do curta belga se assemelha bastante à do seu filme, e destacou que outras sequências e diálogos apresentam semelhanças notáveis.
No desfecho do curta brasileiro, a protagonista se corta um dedo, enquanto, na produção belga, a personagem principal se joga do terceiro andar de um prédio.
A cineasta revelou que entrou em contato com a equipe do filme belga para questionar as semelhanças. O produtor do curta belga, em resposta, informou que o roteiro de Eu Não Sou um Robô foi escrito por Victoria Warmerdam em 2019 e que o lançamento do filme foi adiado devido à pandemia.
“Tirando a ironia disso tudo, acho perfeitamente possível que duas pessoas tenham tido a mesma ideia ao mesmo tempo”, comentou Gabriela. “Mesmo sendo a diretora, posso afirmar que essa ideia de usar o Captcha e nomear o filme como Eu Não Sou um Robô é algo ‘fácil de pegar’… Pois, abaixo do Captcha, está escrito ‘eu não sou um robô’.”
O Estadão entrou em contato com a Oak Motion Pictures, produtora do filme vencedor do Oscar, buscando um posicionamento sobre o assunto, mas até o momento não obteve retorno. O espaço permanece aberto para a manifestação da produtora.
Polêmicas
O cinema tem sido palco de grandes polêmicas: Deadpool enfrentou Wolverine, Blake Lively e Justin Baldoni travaram uma batalha judicial, Divertida Mente 2 conquistou as bilheteiras, e a sequência de Coringa não teve o mesmo sucesso.
A temporada de premiações também não ficou atrás, com sua cota de escândalos. Embora o uso de inteligência artificial em O Brutalista e a ausência de um coordenador de intimidade em Anora tenham sido apenas tempestades em copo d’água no X (antigo Twitter), houve uma polêmica real quando antigos tuítes quase custaram o cargo de Emilia Pérez.
Campanha de Anora pelo Oscar custa o triplo do orçamento do filme
A campanha de Anora pelo Oscar teve um custo de US$ 18 milhões, um valor que supera em três vezes o orçamento de produção do filme, que foi de US$ 6 milhões. A informação foi divulgada por Tom Quinn, CEO da Neon, distribuidora do longa nos Estados Unidos. “Nós seguimos o ritmo do nosso próprio tambor”, afirmou o executivo. “A ideia de agradar com a campanha, em vez de ser fiel à essência do filme, é uma grande diferença. Nunca seguimos a tendência da campanha, sempre priorizamos o filme, o cineasta e o público, nessa ordem.”
Quinn também refutou a ideia de que o filme resultaria em prejuízo devido aos elevados custos da campanha, mesmo com a bilheteira mundial abaixo de US$ 70 milhões. “A bilheteira não é a única fonte de receita. Anora é o título mais assistido em todas as plataformas de streaming, incluindo Amazon e Apple. Isso tem um valor enorme.”
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