Caminhada do Perdão se torna patrimônio imaterial de Feira de Santana
Reconhecimento do evento religioso reforça identidade cultural do município

A tradicional Caminhada do Perdão, realizada anualmente em Feira de Santana, foi reconhecida, na última terça-feira (4), como Patrimônio Imaterial do município. A lei foi sancionada pelo prefeito José Ronaldo (União Brasil), oficializando assim a importância do evento, com base em um projeto de autoria do vereador Silvio Dias (PT). A publicação foi feita no Diário Oficial do Município (DOM) e representa um marco para a valorização cultural e religiosa da cidade.
Reconhecimento e medidas de preservação
Com o reconhecimento oficial, a Prefeitura de Feira de Santana poderá adotar medidas para preservar e promover a Caminhada do Perdão. Isso inclui parcerias com entidades públicas e privadas, com o objetivo de garantir a continuidade e a expansão do evento. A ação busca proteger a memória histórica e cultural da Caminhada do Perdão, reforçando a participação da comunidade e os valores de reconciliação e fraternidade.
11ª edição ocorre em março
Chegando à sua 11ª edição, a próxima Caminhada do Perdão será realizada no dia 16 de março, segundo domingo da Quaresma, com o tema “A esperança não decepciona”. O evento começa com uma Celebração Eucarística no Santuário Santo Antônio (Capuchinhos), localizado na Avenida Presidente Dutra, às 7h. A missa será presidida pelo arcebispo metropolitano Dom Zanoni Demettino Castro e concelebrada por outros sacerdotes e diáconos.
Após a missa, os fiéis seguirão um percurso de cerca de três quilômetros até a Catedral Metropolitana de Senhora Sant’Ana, na Praça Monsenhor Galvão. Durante o trajeto, serão realizadas reflexões, cantos e orações, encerrando-se com a bênção do Santíssimo Sacramento.
“Vivemos um tempo de conflitos, de desrespeito à pessoa humana e de tentativas de retorno a ideologias opressoras. A Caminhada do Perdão é a resposta da nossa Igreja, um gesto de esperança e crescimento no conhecimento de Jesus”, declarou o arcebispo metropolitano de Feira de Santana, Dom Zanoni Demettino Castro, ao ressaltar a importância da festa religiosa.
Tradição e impacto social
Criada em 2012, a Caminhada do Perdão nasceu como parte das comemorações do Jubileu de Ouro dos 50 anos da Diocese de Feira de Santana. Desde então, a cada edição, o evento tem se popularizado entre os fiéis, reunindo milhares de participantes em busca de renovação espiritual.
A edição de 2025 será inspirada no Jubileu da Esperança, proclamado pelo Papa Francisco para celebrar os 2025 anos do nascimento de Jesus Cristo. O Ano Santo foi iniciado com a abertura da Porta Santa na Basílica de São Pedro, no Vaticano, em 24 de dezembro de 2024.
“Este evento é um verdadeiro Kairós, um momento especial de comunhão e unidade da Igreja. Caminhemos juntos como irmãos”, afirmou o arcebispo Dom Zanoni, ressaltando ainda que a Caminhada do Perdão é um importante compromisso de fé que todo cristão faz com a solidariedade e com os mais necessitados.
Significado religioso e comunitário
Além de sua importância religiosa, a caminhada também tem um impacto social significativo, contribuindo para a manutenção de pastorais e projetos sociais da Arquidiocese. O evento envolve as 46 paróquias da cidade e região, além de diversos grupos e movimentos eclesiais, promovendo um grande encontro de fé e esperança.
Mais Lidas
Tradicional e disputada saída do Ilê Aiyê acontece neste sábado
Cultura
Forró no Parque: 15 anos de homenagem para Zelito Miranda no Pelourinho
Últimas Notícias

Datena recusa pedido de sequestrador ao vivo: ‘Não é meu papel negociar’

Gleisi diz que Eduardo Bolsonaro presta ‘desserviço ao Brasil’ ao se licenciar: ‘Mentindo lá fora’
Ministra também enfatizou que acusados por atos golpistas não são inocentes: 'Esse tipo de argumento não cabe'

Governo do Estado sanciona programas que oferecem CNH gratuita para população de baixa renda na Bahia
Iniciativa garante isenção das taxas do Detran-BA para a primeira habilitação, adição ou mudança de categoria, sem custos para beneficiados

Consignado para CLT: mais de 10 milhões simulam empréstimos no primeiro dia de implementação
Novo programa de crédito tem objetivo de oferecer empréstimos mais acessíveis aos empregados com carteira assinada

Seleção sofre baixas e Dorival Júnior convoca quatro novos nomes para jogo contra Argentina nas Eliminatórias
Duelo válido pela 14ª rodada das Eliminatórias acontece na próxima terça (25), às 21h, e será realizado no Estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires

BBB 25: Renata diz que vai indicar Aline ao paredão e Eva promete puxar Dani em contragolpe
Aline e Vinícius brincam sobre um possível romance, mas deixam claro que sua relação é de amizade

‘Perdeu, mané’: Moraes vota por 14 anos de prisão para mulher que pichou estátua do STF
Frase havia sido dita por Barroso em resposta a manifestante em Nova York

Ferry-boat é afundado em Salvador para virar recife artificial para espécies marinhas
Embarcação, que operou por quase 46 anos na travessia Salvador-Itaparica, passou por adaptações para mitigar impactos ambientais antes do naufrágio

Três ministros do STF votam por condenar Zambelli e cassar mandato por porte ilegal de arma
Ação faz referência a um episódio de outubro de 2022, quando Zambelli sacou uma arma e perseguiu um homem pelas ruas de um bairro nobre de São Paulo

Paulo Azi recua sobre projetos contra o Supremo na CCJ: ‘Não é um bom momento’
Presidente da CCJ da Câmara também disse que distanciamento entre Congresso e Judiciário 'não é bom para o País'

Gleisi diz que Kassab é ‘injusto’ com Lula, defende frente democrática e critica Banco Central
Na quinta (20), Kassab afirmou que Lula repete erros do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e indicou que o governo atual está 'cada vez mais à esquerda'