Augusto Vasconcelos destaca sucesso da 2º Fenaba e diz que evento consolida política permanente de apoio ao artesanato
Evento segue até domingo (12) na Arena Fonte Nova e reúne 500 artesãos da Bahia e de outros 17 estados
Gleisy Canedo/Equipe M!
O secretário estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Augusto Vasconcelos, destacou, nesta quinta-feira (9), o sucesso da 2ª edição do Festival Nacional de Artesanato na Bahia (Fenaba), realizada na Arena Fonte Nova, em Salvador. Em entrevista ao Portal M!, o titular da Setre enfatizou que o evento reflete o reforço de uma política pública permanente de apoio ao setor.
“Nós apoiamos ao longo do ano inteiro com assistência técnica, qualificação, apoio à comercialização, essa atividade artesã que se conecta com a história do nosso povo. Cada objeto aqui não é simplesmente uma peça, ela carrega consigo superações, saberes e por isso que é importante valorizá-la”, enfatizou.
O evento, que segue até domingo (12), reúne 500 artesãos da Bahia e de outros 17 estados, de todas as regiões do Brasil, como Alagoas, Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Rondônia, São Paulo, Sergipe e Tocantins.
Artesanato como ferramenta de geração de renda
Durante a abertura da 2º Fenaba, o secretário destacou o artesanato como ferramenta de geração de renda para os profissionais, e afirmou que o evento representa uma “oportunidade de visibilidade”. Segundo ele, o espaço é utilizado por artesãos e artesãs para a exposição da produção artística, além de ser uma ambiente para o diálogo com as pessoas que vão adquirir as peças.
“Todo mundo que vai comprar uma peça, que vai visualizar, conversa com o mestre, com a mestra, com o artesão que desenvolveu. E para a gente é muito enriquecedor esse espaço que, além do artesanato tem shows musicais, festival gastronômico, economia solidária, tem debates, eventos literários, é um conjunto de atividades para toda a família e é gratuito”, disse o secretário.
Para ter acesso ao evento, é necessário entregar 1kg de alimento não perecível em um ato de solidariedade, além de fazer o pré-cadastro no site oficial.
“Vem participar da Fenaba. Chega cedo porque é grande demais, vocês vão se surpreender porque o tamanho desse festival é o dobro do que foi o ano passado, e a nossa expectativa é que até domingo, passem mais de 30 mil pessoas por este evento. E nós vamos aqui, sem dúvidas, fortalecer ainda mais a causa do artesanato e da cultura popular”, destacou.
Augusto Vasconcelos destaca ampliação de investimentos no setor
Durante a entrevista, o titular da Setre também destacou a ampliação dos investimentos no setor do artesanato. Segundo ele, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) tem sido um “entusiasta” em prol da política pública de fomento ao artesão e artesã. “Ela tem se fortalecido e estamos muito felizes com os resultados colhidos, sabendo que ainda temos muito por avançar”, pontuou.
Outro ponto de destaque, conforme o secretário, é o posicionamento do artesanato da Bahia em diversos espaços de relevância. Como exemplo, Augusto Vasconcelos citou a participação de artesãos na São Paulo Fashion Week. Como já mostrado pelo Portal M!, a marca de moda autoral Meninos Rei levará o artesanato de Maragogipinho à São Paulo Fashion Week 2025, que será realizada entre os dias 13 e 20 de outubro. Na ocasião, os modelos utilizarão biojoias em cerâmica, que integrarão os looks do desfile da marca.
Esta será a segunda vez do artesanato baiano da passarela da SPFW. Em 2024, modelos e celebridades desfilaram com a coleção de moda da grife Meninos Rei, utilizando adereços confeccionados por artesãs da comunidade do quilombo Pitanga de Palmares, em Simões Filho.
Ele também lembrou da participação do artesanato na CasaCor 2025, com uma loja e uma galeria exclusivas, instaladas na Casa Nossa Senhora das Mercês, no centro da capital baiana. O espaço reuniu obras de artesãs e artesãos de diversas regiões do estado, com foco na valorização da arte popular e na geração de renda por meio da comercialização das peças.
Outro exemplo do secretário foi a realização do showroom “Artesanato da Bahia: Tradição, Ancestralidade e Renda”, em Paris, no dia 12 de setembro, durante a programação oficial da 24ª Lavagem de La Madeleine e das celebrações do Ano do Brasil na França.
“É realmente encantador participar do Fenaba. Estamos entusiasmados com os resultados que iremos alcançar, porque no centro está o brilho da criatividade das pessoas que fazem o artesanato no dia a dia. São peças, muitas vezes, que demoram meses para serem confeccionadas e estão aqui expostas para que todo mundo possa adquirir, apreciar e ter boas histórias para contar vivendo essa experiência conversando com quem as produziu”, finalizou.
Confira a entrevista com Augusto Vasconcelos na íntegra:
Mais Lidas
Cultura
Raimundos abre show da turnê do Guns N’ Roses na Arena Fonte Nova em abril
Últimas Notícias
Mudanças na prova da CNH avançam no país e Bahia ajusta exame prático após resolução do Contran
Detran-BA altera formato da avaliação, aguarda liberação de carros automáticos e segue diretrizes nacionais para habilitação
Desemprego atinge 5,1% em dezembro e mercado de trabalho tem melhor resultado desde 2012
Dados do IBGE apontam recordes de ocupação, avanço do emprego formal e crescimento da renda média dos trabalhadores
Jerônimo Rodrigues lança Carnaval do interior em Juazeiro com foco em segurança e cultura
Governador anuncia investimento de R$ 17 milhões no programa Ouro Negro e reforço de 13 mil profissionais de segurança em 111 cidades
Ricardo Maracajá encerra ciclo no TRE-BA após um ano e oito meses
Passagem pela Corte Eleitoral baiana é marcada por reconhecimento unânime de magistrados e representantes do Ministério Público Federal
Efeito Caiado muda o jogo: PSD articula chapa puro-sangue e ‘xerifão da República’, diz João Santana
Para marqueteiro baiano, principal desafio para sigla é sustentar uma candidatura presidencial de oposição sem implodir seus acordos regionais
Vorcaro e ex-presidente do BRB divergem no STF sobre R$ 12 bilhões em créditos
Acareação no Supremo Tribunal Federal expõe versões conflitantes sobre origem de carteiras de crédito vendidas pelo Banco Master ao BRB
Binho Galinha depõe em processo sobre milícia e lavagem de dinheiro na Bahia
Última audiência de instrução em Feira de Santana reúne deputados, policiais e familiares envolvidos no caso
Resumo BBB 26 de sexta-feira (30): liderança de Maxiane agita a casa, semana do Big Fone e madrugada é marcada por tretas e choro
Vitória na Prova do Líder redefine VIP e Xepa, enquanto conflitos com Milena dominam madrugada e semana promete reviravoltas
Lavagem da Ceasinha estreia no Rio Vermelho com cortejo de baianas, música e gastronomia neste domingo
Evento gratuito acontece na Ceasinha do Rio Vermelho e antecede a programação oficial da Festa de Iemanjá
Flávio Dino rejeita ação contra renovação automática da CNH por falta de legitimidade
Ministro do Supremo Tribunal Federal considerou que entidade autora não tem legitimidade para questionar medida federal