‘Ainda Estou Aqui’ vence Prêmio Goya, o Oscar do cinema espanhol
Longa de Walter Salles conquista a categoria de Melhor Filme Ibero-americano, tornando-se a primeira produção brasileira a vencer a premiação

O longa brasileiro Ainda Estou Aqui venceu, no sábado (8), mais um prêmio internacional. A produção indicada ao Oscar conquistou o prêmio Goya na categoria de Melhor Filme Ibero-americano. Considerado o mais importante do cinema espanhol, o Goya é conhecido como o “Oscar da Espanha”. Esta é a primeira vez que um filme brasileiro é indicado e vence essa premiação.
Walter Salles não comparece à premiação
O diretor do longa, Walter Salles, não esteve presente na cerimônia de entrega do prêmio, optando por enviar um representante para aceitar a estatueta em seu nome. A responsabilidade recaiu sobre o cantor uruguaio Jorge Drexler, amigo de Salles, com quem trabalhou na produção do filme Diários de Motocicleta (2005). Drexler venceu o Oscar de Melhor Canção Original por Al Otro Lado del Río, trilha do longa.
Durante o discurso de aceitação, Drexler leu uma mensagem escrita por Salles, na qual o cineasta dedicou o prêmio a Eunice Paiva e sua família, além das atrizes Fernanda Montenegro e Fernanda Torres.
“Estou profundamente agradecido à Academia e a todos os acadêmicos por essa grande honra. Esse prêmio é muito especial para nós, não só por ser a primeira vez que um filme brasileiro é indicado, mas também pela admiração que tenho pela cultura ibero-americana como um todo, pelo cinema espanhol e pelos cineastas que influenciaram minha formação”, leu Drexler.
Motivo da ausência de Salles na premiação
O diretor de Ainda Estou Aqui não compareceu à premiação devido a um compromisso relacionado à campanha para o Oscar 2025. Na manhã deste domingo (9), em Santa Bárbara, na Califórnia, ele participará de um evento no qual se encontrará com membros da Academia e outros indicados ao Oscar para debater sobre o filme.
Concorrentes ao prêmio Goya
O filme brasileiro Ainda Estou Aqui superou os concorrentes Agárrame Fuerte (Uruguai), El Jockey (Argentina), No Lugar da Outra (Chile) e Memorias de un Cuerpo que Arde (Costa Rica).
O principal concorrente da produção brasileira no Oscar, o francês Emilia Perez, também concorreu no Goya, mas na categoria de Melhor Filme Europeu. O longa, protagonizado por Karla Sofía Gascón, venceu o prêmio.
Na mesma categoria de Emilia Perez, concorreu ainda a animação letã Flow, que também está indicada ao Oscar em duas categorias: Melhor Filme Internacional e Melhor Animação.
Discurso de Walter Salles
Além de dedicar o prêmio a Eunice Paiva, Fernanda Torres e Fernanda Montenegro, Walter Salles mencionou o diretor espanhol Pedro Almodóvar, que estava entre os indicados, referindo-se a ele como uma inspiração.
Confira o discurso na íntegra:
“Estou profundamente agradecido à Academia e a todos os acadêmicos por esta grande honra. Este prêmio é muito especial para nós, e não apenas por ser a primeira vez que um filme brasileiro é indicado. É uma grande honra pelo respeito e admiração que tenho pela cultura ibero-americana como um todo, assim como pela cinematografia espanhola, desde Buñuel, e por muitos cineastas que influenciaram minha formação.
O fato de Jorge nos representar neste momento reforça ainda mais minha emoção. Continuamos na mesma margem do rio.
Ainda Estou Aqui é um filme sobre a memória de uma família durante a longa noite da ditadura militar no Brasil, que se entrelaça com a memória do meu país. Gostaria de dedicar este prêmio ao cinema brasileiro como um todo, a Eunice Paiva, Marcelo Rubens Paiva e toda a sua família, a Fernanda Montenegro e Fernanda Torres.
E, como estamos falando de memória, gostaria de agradecer aos grandes cineastas que nos deram o presente de nos apaixonarmos pela extraordinária atriz que foi Marisa Paredes. Entre eles, os mestres Pedro Almodóvar, Fernando Trueba e Arturo Ripstein.
Obrigado a todos e muito obrigado, Granada!”
Mais Lidas
Tradicional e disputada saída do Ilê Aiyê acontece neste sábado
Cultura
Forró no Parque: 15 anos de homenagem para Zelito Miranda no Pelourinho
Últimas Notícias

Datena recusa pedido de sequestrador ao vivo: ‘Não é meu papel negociar’

Gleisi diz que Eduardo Bolsonaro presta ‘desserviço ao Brasil’ ao se licenciar: ‘Mentindo lá fora’
Ministra também enfatizou que acusados por atos golpistas não são inocentes: 'Esse tipo de argumento não cabe'

Governo do Estado sanciona programas que oferecem CNH gratuita para população de baixa renda na Bahia
Iniciativa garante isenção das taxas do Detran-BA para a primeira habilitação, adição ou mudança de categoria, sem custos para beneficiados

Consignado para CLT: mais de 10 milhões simulam empréstimos no primeiro dia de implementação
Novo programa de crédito tem objetivo de oferecer empréstimos mais acessíveis aos empregados com carteira assinada

Seleção sofre baixas e Dorival Júnior convoca quatro novos nomes para jogo contra Argentina nas Eliminatórias
Duelo válido pela 14ª rodada das Eliminatórias acontece na próxima terça (25), às 21h, e será realizado no Estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires

BBB 25: Renata diz que vai indicar Aline ao paredão e Eva promete puxar Dani em contragolpe
Aline e Vinícius brincam sobre um possível romance, mas deixam claro que sua relação é de amizade

‘Perdeu, mané’: Moraes vota por 14 anos de prisão para mulher que pichou estátua do STF
Frase havia sido dita por Barroso em resposta a manifestante em Nova York

Ferry-boat é afundado em Salvador para virar recife artificial para espécies marinhas
Embarcação, que operou por quase 46 anos na travessia Salvador-Itaparica, passou por adaptações para mitigar impactos ambientais antes do naufrágio

Três ministros do STF votam por condenar Zambelli e cassar mandato por porte ilegal de arma
Ação faz referência a um episódio de outubro de 2022, quando Zambelli sacou uma arma e perseguiu um homem pelas ruas de um bairro nobre de São Paulo

Paulo Azi recua sobre projetos contra o Supremo na CCJ: ‘Não é um bom momento’
Presidente da CCJ da Câmara também disse que distanciamento entre Congresso e Judiciário 'não é bom para o País'

Gleisi diz que Kassab é ‘injusto’ com Lula, defende frente democrática e critica Banco Central
Na quinta (20), Kassab afirmou que Lula repete erros do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e indicou que o governo atual está 'cada vez mais à esquerda'