Pular para o conteúdo
Início » Xuxa é processada por ex-fotógrafo por uso indevido de imagens em documentário

Xuxa é processada por ex-fotógrafo por uso indevido de imagens em documentário

Francisco Aparecido Dias foi fotógrafo oficial por 15 anos da apresentadora e pede indenização de R$ 49 mil

Francisco Aparecido Dias, que foi fotógrafo oficial de Xuxa por 15 anos, está processando a apresentadora, a Rede Globo e a Endemol Shine Brasil por uso indevido de imagens em ‘Xuxa, o Documentário’. O ex-fotógrafo de Xuxa alega que imagens feitas por ele foram utilizadas na série documental sem a sua autorização. Ele diz que dois retratos feitos durante os anos que trabalhou com a apresentadora foram usados em episódios diferentes.

Francisco pede R$ 49.357,24 aos envolvidos. O Estadão teve acesso ao processo, que corre no 21° Juizado Especial Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ).

O fotógrafo disse que ele, Xuxa, Endemol e Globo chegaram a negociar o licenciamento das imagens para o documentário, mas que nunca chegaram a nenhum acordo financeiro. Ele ainda revelou que essa não é a primeira vez que imagens de sua autoria são utilizadas pela apresentadora de forma indevida.

A produção está disponível no Globoplay e foi exibida na grade da TV Globo em janeiro deste ano. Dias disse que foi prejudicado pela apresentadora. “Entre os meses de outubro e novembro do ano passado, diversos e-mails e mensagens com detalhes do ocorrido foram trocados com representantes das Rés, que nenhuma solução apresentou […] Ao final, concluíram que o melhor seria o Autor tentar buscar seu direito na esfera judicial”, dizem os advogados do autor.

Uma audiência de conciliação foi marcada para o dia sete de maio para que as partes envolvidas possam tentar chegar em um acordo Procurada pelo Estadão, a Rede Globo afirmou que não vai comentar o assunto. Já a apresentadora e a Endemol Shine Brasil não retornaram o contato. O espaço segue aberto.

 

Leia também:

Grupo Molejo atualiza estado de saúde de Anderson Leonardo: ‘querendo muito viver’

Madrugada no BBB 24 tem ‘torta de climão’ entre aliados e DR entre adversários

Com 88,33% dos votos, Leidy Elin é eliminada com maior rejeição do BBB 24

Marcações: