Preta Gil recebe alta após quase dois meses internada e seguirá tratamento ambulatorial
Boletim divulgado pelo hospital confirma que Preta seguirá com consultas e acompanhamento médico sem necessidade de internação

A cantora Preta Gil deixou o Hospital Sírio-Libanês nesta terça-feira (11), após quase dois meses de internação. Desde dezembro de 2024, a artista estava sob cuidados médicos após uma cirurgia para a retirada de tumores. O hospital informou que o tratamento continuará em caráter ambulatorial.
O boletim divulgado pelo hospital confirma que Preta seguirá com consultas e acompanhamento médico sem necessidade de internação. A equipe responsável inclui o Prof. Dr. Roberto Kalil Filho, a Dra. Roberta Saretta, a Dra. Fernanda Caparelli e o Dr. Frederico Teixeira. Até o momento, a cantora não se pronunciou sobre a alta.
Confira o boletim:

Nas redes sociais, a cantora Ivete Sangalo publicou um vídeo de Preta agradecendo a equipe do hospital. “Deus, meu coração é só gratidão! Ela é filha de Deus perfeito! Ela é força e coragem e todo amor do mundo. Viva vc minha @pretagil!!! Meu coração é só alegria”, escreveu Ivete. Confira o vídeo:
Quem também se manifestou foi o influenciador digital Gominho, amigo da artista. Ele publicou fotos ao lado de Preta Gil, utilizando emojis de casa e coração, sugerindo sua volta para casa após a internação.


Cirurgia complexa e recuperação no hospital
Preta foi submetida a uma cirurgia no dia 19 de dezembro para retirada de tumores em linfonodos, no peritônio e no ureter. O procedimento, previsto para durar 18 horas, foi finalizado na madrugada do dia 20, após 21 horas de intervenção.
No dia 26 de dezembro, um boletim médico informou que a cantora apresentava sinais de melhora. “A paciente encontra-se estável, já andou e iniciou a alimentação por via oral”. Durante a recuperação, recebeu visitas do filho, Francisco Gil, da neta, Sol de Maria, e de amigos próximos.
Interação nas redes sociais e desafios pós-operatórios
Em janeiro, Preta Gil retomou as interações com os seguidores. No dia 3, publicou um vídeo agradecendo a amiga Jude Paulla pelo apoio. “Quem não sai do lado, quem está aqui comigo, ela é ótima, ótima cuidadora, excelente. Te amo, obrigada.”
No dia 10, compartilhou sua rotina de recuperação. “Uma cirurgia muito extensa. Muito importante. Tem um pós-operatório muito difícil, estou aqui vivendo um dia de cada vez”. A cantora reforçou seu comprometimento com o tratamento. “Lutando. Dando o meu máximo para ficar bem, doida para sair daqui o mais breve possível”.
Adaptação à colostomia definitiva
No final de janeiro, Preta revelou que passaria a utilizar uma bolsa de colostomia de forma definitiva. “Sei que estou sumidinha, mas eu precisei ficar afastada das redes para me concentrar totalmente na minha reabilitação”.
A cantora relatou a complexidade do procedimento. “Os médicos falaram, mas a gente nunca acredita, né? Como eu já tinha feito uma [cirurgia] no ano passado, eu me baseei nela e essa está sendo completamente diferente”. Segundo Preta, a recuperação exigiu dedicação integral. “É um desafio muito maior, é diário, e eu precisei realmente ficar afastada para me concentrar em mim mesma”.
Em fevereiro, a cantora recebeu visitas e relembrou momentos de Carnaval, publicando vídeos de edições anteriores. “Quero tudo isso outra vez!”, escreveu em uma das postagens.
Histórico
Preta foi diagnosticada com câncer em janeiro de 2023 e iniciou quimioterapia no mesmo mês. No quinto ciclo, em abril, teve uma sepse que a levou à UTI. “Quase morri”, relatou em sua autobiografia “Preta Gil: Os Primeiros 50”.
Após a recuperação, continuou o tratamento em São Paulo, passando por quimioterapia oral, radioterapia e uma cirurgia em agosto de 2023. No período, precisou usar uma bolsa de ileostomia por três meses. Em novembro, passou por nova cirurgia para retirada do dispositivo e reconstrução do trato intestinal.
Em dezembro de 2023, ela anunciou o fim do tratamento, mas informou que seguiria sob observação por cinco anos. Em agosto de 2024, Preta comunicou a recidiva do câncer. Desde então, esteve em tratamento contínuo, enfrentando novas etapas do processo de reabilitação.
Mais Lidas
Marcos Veras celebra primeira vez no Carnaval de Salvador: ‘Estou em êxtase’
Coluna Ohh!
Cauã Reymond compartilha mudança de hábitos após perda da mãe
Netinho é diagnosticado com câncer linfático após internação em Salvador
Cantor de arrocha morre aos 23 anos após se afogar no Rio São Francisco
Datena recusa pedido de sequestrador ao vivo: ‘Não é meu papel negociar’
Últimas Notícias

Lista de espera do Prouni 2025 tem inscrições até esta quinta-feira

STF mantém condenação de homem envolvido no assassinato de Mãe Bernadete

Governo do Estado anuncia investimento em abastecimento e saneamento em Salvador e Região Metropolitana
Pacote inclui a entrega de obras, novas ordens de serviço e processos licitatórios

TCU determina correções no INSS após detectar erros em milhares de pedidos negados
Relatório do TCU exige ações para aprimorar concessão de benefícios

João Roma critica decisão do STF e diz que Bolsonaro é alvo de perseguição política
Deputado estadual Leandro de Jesus (PL) classificou julgamento como 'político', sem fundamentos sólidos e baseado em 'opiniões, sem fatos, sem provas'

Jerônimo reforça papel estratégico do agro na economia e diz que trabalha para melhorar logística
Durante lançamento da Bahia Farm Show 2025, governador defendeu melhoria da infraestrutura para garantir competitividade ao agronegócio baiano

BBB: Vinícius teme paredão e desabafa após saída de Aline: ‘Meus pensamentos estão me sufocando’
Ex-BBB comentou sobre os participantes, enquanto aliados discutem o impacto da eliminação

Impasse no PT adia eleição para 1º vice-presidência da AL-BA para próxima semana
Partido indicou a deputada Fátima Nunes para vaga, mas candidatura de Júnior Muniz, também do PT, gerou disputa interna pelo cargo

Delegado da Polícia Civil da Bahia é exonerado após investigação sobre desvio de fuzis
Nilton Tormes é investigado por envolvimento no desvio de armas apreendidas em operação

Salvador vence prêmio nacional com projeto que capacita mulheres para atuação no setor de transporte
Iniciativa oferece formação profissional para mulheres interessadas em atuar como motoristas em diferentes modais, incluindo o sistema BRT de Salvador

Junior Marabá cobra investimentos da Coelba e diz que falta de energia trava industrialização em Luís Eduardo Magalhães
Ao Portal M!, prefeito ressaltou que fortalecimento da infraestrutura energética permitiria não apenas a industrialização, mas ampliação de emprego e renda

Presidente da Aiba aposta em tecnologia e expansão nacional para transformar a Bahia Farm Show
Evento, que ocorrerá em junho, promete superar recordes de negócios e público, com destaque para tecnologia e fortalecimento do agronegócio