Chico Buarque se recupera bem após cirurgia cerebral para tratar hidrocefalia
Cantor de 80 anos foi operado no Rio de Janeiro e deve receber alta ainda nesta semana, segundo boletim médico

O cantor e compositor Chico Buarque de Hollanda, de 80 anos, passou por uma cirurgia cerebral na última terça-feira (3), no Rio de Janeiro, para o tratamento de hidrocefalia. A condição é caracterizada pelo acúmulo de líquido cefalorraquidiano nos ventrículos cerebrais, o que pode provocar aumento da pressão intracraniana e, com isso, afetar o equilíbrio e a mobilidade do paciente, além de outros sintomas neurológicos.
A cirurgia foi conduzida pelo neurocirurgião Paulo Niemeyer, referência na área, que também foi responsável por divulgar informações atualizadas sobre o estado de saúde do artista. Segundo o médico, Chico Buarque apresentou uma recuperação rápida e satisfatória, caminhando normalmente pelo quarto do hospital e com alimentação liberada.
Implante de válvula cerebral melhora qualidade de vida
Durante o procedimento, foi implantada uma válvula cerebral que tem como função drenar o excesso de líquido do cérebro, aliviando a pressão interna. Esse tipo de intervenção é comum no tratamento da hidrocefalia e tem como principal objetivo restaurar a qualidade de vida do paciente.
“O implante da válvula é para melhorar totalmente a qualidade de vida do paciente. Os sinais mais comuns do problema são dificuldade para mudar de posição, como sentar, levantar, se virar, trocar os passos. Tem gente que piora progressivamente, outros não”, disse Niemeyer.
O caso de Chico Buarque foi classificado como leve e não exigia urgência. No entanto, a decisão pela cirurgia foi tomada visando a prevenção de complicações futuras e a preservação da autonomia do artista, que mantém uma rotina ativa.
Recuperação acontece sem intercorrências
A evolução clínica do cantor vem sendo considerada muito positiva. Ele já retomou atividades básicas como caminhar, se alimentar e interagir com familiares mais próximos. Por recomendação médica, as visitas seguem restritas à esposa e aos filhos, medida adotada para garantir maior tranquilidade durante o período de internação. A previsão é de que Chico receba alta hospitalar até a quinta-feira (5), caso mantenha o ritmo atual de recuperação.
“Ele está muito bem. Ótimo. Já saiu da cama, anda pelo quarto normalmente. A alimentação é livre, sem restrições. Restringi aos familiares mais próximos, como a mulher e os filhos. Prefiro que ele amplie as visitas só quando voltar para casa. A alta deverá ser na quinta-feira agora”, disse Paulo Niemeyer.
Apesar de ter 80 anos, o cantor apresenta um quadro físico e cognitivo considerado saudável para a idade, o que contribuiu para o sucesso da intervenção e a boa resposta do organismo ao procedimento. “Poderia perfeitamente seguir a vida com isso. Tem gente que não quer se submeter à cirurgia e prefere com o passar do tempo, andar com bengala, por exemplo”, relatou o médico.
Atividades cotidianas devem ser retomadas em breve
Após a alta médica, Chico Buarque deverá retomar sua rotina habitual sem restrições. Segundo os profissionais responsáveis por sua recuperação, ele poderá inclusive praticar atividades físicas leves, como o futebol, que faz parte de seu cotidiano há décadas. A expectativa é de que o cantor esteja completamente restabelecido nas próximas semanas, com retorno gradual às suas atividades públicas, caso deseje. “Daqui a pouco estará jogando futebol, como ele gosta”, brincou Paulo Niemeyer.
Mais Lidas
Lula almoça com lideranças da Bahia no Preta Bistrô durante 2 de Julho
Coluna Ohh!
Em tratamento nos EUA, Preta Gil recebe visita emocionante de Regina Casé
Regina Duarte confessa paixão por Zé Mayer e critica remake de Vale Tudo
Últimas Notícias

Em tratamento nos EUA, Preta Gil recebe visita emocionante de Regina Casé

Trama golpista: PGR entrega nesta segunda ao STF alegações finais contra Bolsonaro e aliados
Após a manifestação da PGR, será aberto prazo para que os oito réus apresentem suas alegações

Bahia vence Atlético-MG com gol nos acréscimos e entra no G-4 do Brasileirão
Equipe baiana chegou aos 24 pontos, assumiu a terceira colocação e igualou a pontuação do vice-líder Cruzeiro

Celsinho Cotrim se defende após Jéssica Senra revelar ter sofrido assédio de ex-candidato: ‘Respeito as mulheres’
Sem citar nomes, jornalista contou que foi abordada de forma inapropriada por um ex-candidato à Prefeitura de Salvador quando se preparava para uma entrevista

Grok, IA de Elon Musk, causa polêmica ao elogiar Hitler e empresa admite falha em atualização
Startup de Elon Musk culpa instruções da equipe por respostas antissemitas e discurso de ódio gerado pelo Grok

Eduardo Bolsonaro dispara contra Moraes e cita possível punição a esposa do ministro
Deputado licenciado nos EUA ataca ministro do STF e sugere aplicação da lei Magnitsky contra autoridades brasileiras

PT aciona STF contra Tarcísio por suposta tentativa de ajudar Bolsonaro a deixar o Brasil
A viagem, segundo a denúncia, seria uma forma de interferir no processo em curso contra Bolsonaro

Chelsea e PSG fazem final inédita do Mundial dos Clubes com R$ 223 milhões em jogo e craques em campo
Clubes se enfrentam, neste domingo (13), às 16h (horário de Brasília), no MetLife Stadium, em Nova Jersey, nos EUA

INSS começa a pagar reembolso por descontos ilegais no dia 24 de julho
Adesão ao acordo tem início nesta sexta (11) e pode ser feita pelo app Meu INSS ou nos Correios; quase 2 milhões de beneficiários têm direito

Índice de confiança da indústria brasileira desaba e atinge pior nível desde a pandemia, aponta CNI
Levantamento registrou 47,3 pontos em julho, uma queda de 1,3 ponto em relação aos 48,6 pontos de junho. Valores abaixo de 50 indicam falta de confiança

IPCA dispara para 5,35% e Banco Central alerta: inflação pode seguir fora da meta até 2026
É a primeira vez que novo regime de meta contínua, em vigor desde 2025, é desrespeitado