Werner diz que ‘ações estão sendo realizadas’ para localizar responsáveis por assassinato de PM
Além do assassinato, outros dois policiais foram baleados ontem (27), no bairro de Tancredo Neves

O secretário de Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, afirmou nesta terça-feira (28), que “ações” estão sendo tomadas para localizar os envolvidos no assassinato do soldado Arnaldo de Oliveira Silva, na noite de ontem (27), em Paripe. Além do assassinato, outros dois policiais foram baleados no bairro de Tancredo Neves.
“Posso garantir que de imediato todas as ações foram, estão sendo realizadas para localizar os responsáveis por esse crime bárbaro. Ele foi vítima da violência no cumprimento do seu compromisso, do seu juramento”, afirmou em entrevista ao Portal M!, durante a inauguração do primeiro Coletivo Bahia pela Paz.
Werner destacou que a Polícia Civil e a Polícia Militar estão atuando conjuntamente na investigação. Ele também fez um apelo para que a população contribua com informações através do Disque Denúncia (181), ressaltando que a colaboração pode ser anônima.
“A gente tem equipes de investigação, tanto da policia civil quando militar, para poder alcançar os responsáveis. E lógico, aproveitamos e deixamos também aqui o Disque Denúncia, 181, de forma anônima, para qualquer informação que pode ser repassada pela população em relação a esse fato, e não só a esse fato. Toda a região foi reforçada com policiamento. Esperamos, nas próximas horas, chegar aos responsáveis também por esse ataque”, disse.
Combate ao crime organizado avança na Bahia
Além das investigações sobre os recentes ataques a policiais, Werner ressaltou o trabalho contínuo da secretaria no combate ao crime organizado. “Temos trabalhado muito, feito muitas ações, não só no local com a apreensão de armas de fogo e drogas, mas também desativando laboratórios de droga. Vocês têm acompanhado as lideranças que estão sendo alcançadas em outros estados”, afirmou.
O secretário enfatizou a importância das operações diárias e das atividades de inteligência em diversas regiões do Estado. Segundo ele, a integração das forças policiais tem gerado resultados expressivos no combate ao tráfico de drogas e na prisão de lideranças criminosas.
“Lógico que o conflito das facções gera essa violência, mas nós estamos investindo cada vez mais, temos feito o ingresso regular de policiais, temos feito diversas ações de inteligência, inclusive as operações diárias em diversas regiões, não só da capital, mas no interior do estado. Tenho certeza de que não descansaremos. Continuaremos fazendo o enfrentamento à criminalidade. Sem trégua”, garantiu.
Integração entre polícias de diferentes estados gera resultados
Marcelo Werner destacou ainda a importância da colaboração entre polícias estaduais e federais para a prisão de lideranças criminosas. “Em dois anos e um mês, foram mais de 150 líderes alcançados, 90 deles em outros estados da federação, em 22 estados da federação, muitas cartas do baralho do crime retiradas de circulação, parte através, principalmente, de um trabalho de inteligência de investigação realizado pelas forças de Segurança aqui, estaduais”, afirmou. Ele atribuiu o sucesso das operações à integração e ao uso da inteligência policial.
Segundo Werner, essa articulação inclui a Polícia Militar, a Polícia Civil, a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal (PRF). “Sabemos justamente da mobilidade que existe dos líderes de facção, em especial aqueles que se escondem em estados do Sudeste. Esse trabalho faz com que tenhamos êxito, porque recebemos informações, compartilhamos dados e desenvolvemos atividades de diligências investigativas”, explicou.
Expansão das bases de inteligência na Bahia
O secretário anunciou a criação de uma nova base de inteligência em Jequié para fortalecer as operações na região. “Hoje já temos duas FICOs instituídas no nosso estado, a de Salvador e outra em Ilhéus. Em breve, iniciaremos a FICO em Jequié, visando fortalecer ainda mais as ações”, disse Werner.
Ele informou que recentemente duas lideranças criminosas que atuavam em Jequié foram presas, uma em Minas Gerais e outra em São Paulo. “Duas lideranças foram alcançadas que atuam naquela região de Jequié, uma em Minas Gerais e uma em São Paulo, então eu posso dizer que isso é só o início do resultado das ações, do fortalecimento da ação, de integração entre as forças de seguranças estaduais e federais.”, concluiu.
Mais Lidas
Veja o que abre e fecha no feriado de Dois de Julho em Salvador e RMS
Cidades
Trânsito: mortes de motociclistas caem 37% em Salvador no primeiro semestre
Últimas Notícias

Verba da Aldir Blanc: FGM quer sugestões da sociedade para investir na cultura de Salvador
Agentes culturais e sociedade podem opinar até 18 de julho sobre aplicação do Ciclo 2 da PNAB por meio de formulário no site da fundação

Comissão deve votar PEC da Segurança nesta quarta-feira após articulação com governo
Exclusividade da União em legislar sobre normas gerais de segurança pública era um dos principais pontos de resistência de governadores

Bolsa Família começa a ser pago em 18 de julho; veja quem recebe e os valores atualizados
Cronograma segue a ordem tradicional, com depósitos escalonados de acordo com o dígito final do Número de Identificação Social

Simm oferece 247 vagas de emprego e estágio em Salvador nesta quarta-feira; veja como se candidatar
No caso das vagas que exigem experiência, tempo de serviço deve ser comprovado em carteira de trabalho

Exposição ‘Da semente ao barro’ reúne 10 artistas baianos e ocupa TJ-BA com arte inspirada na natureza e ancestralidade
Mostra gratuita exibe obras que utilizam barro, sementes e fibras para conectar criação manual e memória coletiva

Agro da Bahia cria 2.558 vagas formais em maio e atinge recorde de vínculos em 2025
Número representa aumento de 35,1% nas contratações em relação a abril, aliado à queda de 10,9% nas demissões

Câmara dos Deputados aprova urgência para projeto que corta 10% dos benefícios fiscais até 2026
Proposta integra a agenda da equipe econômica para reequilibrar as contas públicas

Elano Passos ilustra livro que retrata história do Hospital Martagão Gesteira
Obra escrita por Carlos Emanuel Melo entrelaça memória institucional com vivências pessoais e ganha reforço visual do artista baiano

Moraes marca audiências sobre plano golpista com militares e núcleo da desinformação
Réus são investigados por planejamento de atentado e ataques contra o sistema democrático

Climão no ‘Mais Você’: Ana Maria Braga dá bronca em equipe durante encerramento do programa
Apresentadora interrompeu a fala para comentar a conversa dos colegas de equipe