Werner diz que ‘ações estão sendo realizadas’ para localizar responsáveis por assassinato de PM
Além do assassinato, outros dois policiais foram baleados ontem (27), no bairro de Tancredo Neves
Equipe M!
O secretário de Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, afirmou nesta terça-feira (28), que “ações” estão sendo tomadas para localizar os envolvidos no assassinato do soldado Arnaldo de Oliveira Silva, na noite de ontem (27), em Paripe. Além do assassinato, outros dois policiais foram baleados no bairro de Tancredo Neves.
“Posso garantir que de imediato todas as ações foram, estão sendo realizadas para localizar os responsáveis por esse crime bárbaro. Ele foi vítima da violência no cumprimento do seu compromisso, do seu juramento”, afirmou em entrevista ao Portal M!, durante a inauguração do primeiro Coletivo Bahia pela Paz.
Werner destacou que a Polícia Civil e a Polícia Militar estão atuando conjuntamente na investigação. Ele também fez um apelo para que a população contribua com informações através do Disque Denúncia (181), ressaltando que a colaboração pode ser anônima.
“A gente tem equipes de investigação, tanto da policia civil quando militar, para poder alcançar os responsáveis. E lógico, aproveitamos e deixamos também aqui o Disque Denúncia, 181, de forma anônima, para qualquer informação que pode ser repassada pela população em relação a esse fato, e não só a esse fato. Toda a região foi reforçada com policiamento. Esperamos, nas próximas horas, chegar aos responsáveis também por esse ataque”, disse.
Combate ao crime organizado avança na Bahia
Além das investigações sobre os recentes ataques a policiais, Werner ressaltou o trabalho contínuo da secretaria no combate ao crime organizado. “Temos trabalhado muito, feito muitas ações, não só no local com a apreensão de armas de fogo e drogas, mas também desativando laboratórios de droga. Vocês têm acompanhado as lideranças que estão sendo alcançadas em outros estados”, afirmou.
O secretário enfatizou a importância das operações diárias e das atividades de inteligência em diversas regiões do Estado. Segundo ele, a integração das forças policiais tem gerado resultados expressivos no combate ao tráfico de drogas e na prisão de lideranças criminosas.
“Lógico que o conflito das facções gera essa violência, mas nós estamos investindo cada vez mais, temos feito o ingresso regular de policiais, temos feito diversas ações de inteligência, inclusive as operações diárias em diversas regiões, não só da capital, mas no interior do estado. Tenho certeza de que não descansaremos. Continuaremos fazendo o enfrentamento à criminalidade. Sem trégua”, garantiu.
Integração entre polícias de diferentes estados gera resultados
Marcelo Werner destacou ainda a importância da colaboração entre polícias estaduais e federais para a prisão de lideranças criminosas. “Em dois anos e um mês, foram mais de 150 líderes alcançados, 90 deles em outros estados da federação, em 22 estados da federação, muitas cartas do baralho do crime retiradas de circulação, parte através, principalmente, de um trabalho de inteligência de investigação realizado pelas forças de Segurança aqui, estaduais”, afirmou. Ele atribuiu o sucesso das operações à integração e ao uso da inteligência policial.
Segundo Werner, essa articulação inclui a Polícia Militar, a Polícia Civil, a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal (PRF). “Sabemos justamente da mobilidade que existe dos líderes de facção, em especial aqueles que se escondem em estados do Sudeste. Esse trabalho faz com que tenhamos êxito, porque recebemos informações, compartilhamos dados e desenvolvemos atividades de diligências investigativas”, explicou.
Expansão das bases de inteligência na Bahia
O secretário anunciou a criação de uma nova base de inteligência em Jequié para fortalecer as operações na região. “Hoje já temos duas FICOs instituídas no nosso estado, a de Salvador e outra em Ilhéus. Em breve, iniciaremos a FICO em Jequié, visando fortalecer ainda mais as ações”, disse Werner.
Ele informou que recentemente duas lideranças criminosas que atuavam em Jequié foram presas, uma em Minas Gerais e outra em São Paulo. “Duas lideranças foram alcançadas que atuam naquela região de Jequié, uma em Minas Gerais e uma em São Paulo, então eu posso dizer que isso é só o início do resultado das ações, do fortalecimento da ação, de integração entre as forças de seguranças estaduais e federais.”, concluiu.
Mais Lidas
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Cidades
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Inmet prevê fevereiro com chuvas acima da média no Norte e Sudeste
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Últimas Notícias
Aleluia aponta ‘omissão’ do PT na segurança pública e diz que crime organizado impõe regras na Bahia
Ex-deputado cita atuação do crime organizado, mortes e aponta suposta falta de prioridade do governo estadual sobre o tema da segurança pública
Ação de Carnaval com Aline Patriarca agita o BBB 26 em dia de definição do paredão
Música, comida e brincadeiras marcam ação carnavalesca às vésperas da eliminação
Carballal diz que decisão sobre candidatura está nas mãos de Jerônimo e minimiza saída de Coronel da base
De acordo com o presidente da CBPM, o próprio governador já sinalizou que uma conversa sobre o cenário político ocorrerá em um 'momento adequado'
‘O MDB não abre mão da posição da vice’, diz Geddel após almoço com Jerônimo
Ao Portal M!, ex-ministro garante que 'tempo de negociar participação em chapa com o MDB passou'
Lídice articula reunião da bancada baiana com o Ministério da Agricultura para enfrentar crise do cacau
Parlamentar aponta falhas na fiscalização fitossanitária e deságio imposto por indústrias importadoras
CPMI do INSS amplia investigação e envolve filho de Lula e entorno de Flávio Bolsonaro
Quebras de sigilo e requerimentos colocam aliados de PT e PL no centro das apurações sobre fraudes em descontos e consignados
Prefeitura entrega nova contenção em Plataforma e amplia proteção contra deslizamentos em Salvador
Com investimento de R$4,5 milhões, a intervenção foi executada para reforçar a segurança de moradores e comerciantes, especialmente durante o período de chuvas
Alex da Piatã nega crise no PSD e reforça liderança de Otto Alencar após saída de Coronel
Deputado destaca coesão da legenda após saída de Angelo Coronel e descarta interferência de Gilberto Kassab sem aval do comando baiano
Rosemberg prega cautela sobre rumores de filiação de ACM Neto ao PSD e cobra diálogo interno
Deputado diz que debate sobre ACM Neto no PSD é precoce e afirma que prefeitos seguem alinhados ao governador Jerônimo Rodrigues
Convocação da seleção para Copa de 2026 entra na reta final sob comando de Ancelotti
Treinador indica base definida, admite dúvidas em posições-chave e detalha plano de preparação nos Estados Unidos