Violência armada bate recorde entre adolescentes na Bahia
Em maio, dez adolescentes foram baleados na RMS; estado lidera homicídios no país e tem a segunda maior taxa de mortes entre jovens

Pelo menos dez adolescentes foram baleados em Salvador e na Região Metropolitana (RMS) durante o mês de maio, segundo o mais recente levantamento do Instituto Fogo Cruzado. O número é o maior já registrado pela organização em um único mês na Bahia, desde o início da coleta de dados no estado. Dos dez casos, sete ocorreram na capital — com três mortes e quatro feridos —, dois em Lauro de Freitas e um em Camaçari, onde o jovem não resistiu aos ferimentos.
O dado integra o quinto relatório mensal de 2025 do instituto, que aponta 137 tiroteios registrados no mês de maio, resultando em 122 mortes e 28 pessoas feridas. Os dados apontam ainda que as principais vítimas são as pessoas mais jovens, moradores de zonas periféricas.
Caso Ryan Gabriel expõe disputa armada e fragilidade social
Um dos episódios mais impactantes do mês foi o assassinato de Ryan Gabriel Ferreira Santos, de 17 anos, morto em 18 de maio durante uma troca de tiros entre grupos criminosos rivais na Rua João Paulo II, localidade de Alagados, no bairro do Uruguai, em Salvador. Além dele, outros três indivíduos foram baleados no ataque, entre os quais dois adolescentes de 15 e 17 anos.
Para Tailane Muniz, coordenadora regional do Instituto Fogo Cruzado na Bahia, o dado revela um padrão preocupante. Segundo ela, “é sintomático que nossas vítimas sejam cada vez mais jovens. Se não há política de proteção da população, os mais vulneráveis estarão nessa estatística, inevitavelmente. O que é preocupante, sobretudo porque este mesmo grupo etário deveria ser prioridade no quesito garantia de direitos”.
Mapa da violência armada na capital e RMS
O relatório do Fogo Cruzado ainda detalha a distribuição geográfica dos tiroteios e mortes na capital e cidades vizinhas:
- Salvador: 96 tiroteios, 78 mortos e 21 feridos
- Camaçari: 13 tiroteios, 15 mortos e 4 feridos
- Lauro de Freitas: 10 tiroteios, 12 mortos e 2 feridos
- Dias D’Ávila: 5 tiroteios e 7 mortos
- Simões Filho: 4 tiroteios, 1 morto e 1 ferido
- Vera Cruz: 3 tiroteios e 3 mortos
Os dados reforçam a concentração da violência em áreas urbanas densamente povoadas e em regiões com baixos indicadores sociais.
Bahia tem segunda maior taxa de homicídios entre jovens no país
O Atlas da Violência 2025, divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) nesta segunda-feira (12), traz mais um dado preocupante: a Bahia foi o segundo estado com maior taxa de homicídios entre jovens em 2023, com 113,7 mortes por 100 mil pessoas entre 15 e 29 anos. A taxa é mais que o dobro da média nacional, de 45,1 por 100 mil, e quase 12 vezes maior que a observada em São Paulo, estado com menor índice do país.
Mesmo com uma redução de 3,4% em relação a 2022, a Bahia continua figurando entre os estados com os piores indicadores de violência letal contra jovens. O relatório mostra que os homens continuam sendo as principais vítimas: em 2023, a taxa entre homens de 15 a 29 anos chegou a 220,6 por 100 mil, quase o dobro da média entre os jovens no geral.
Armas de fogo são o principal instrumento dos homicídios
Assim como em outros estados brasileiros, as armas de fogo continuam sendo o principal instrumento usado nas mortes violentas registradas na Bahia. Elas são seguidas por instrumentos perfurantes, como facas, e objetos contundentes. A violência armada, associada à ausência de políticas públicas eficazes e às desigualdades sociais, segue afetando principalmente jovens negros e pobres.
Estado lidera número absoluto de homicídios no Brasil
Além de ostentar uma das maiores taxas proporcionais de homicídios entre jovens, a Bahia também liderou o ranking nacional em números absolutos. Em 2023, foram 6.616 mortes violentas intencionais registradas no estado, colocando-o à frente de outras unidades da federação:
- Bahia – 6.616 homicídios
- Rio de Janeiro – 4.292
- Pernambuco – 3.697
- São Paulo – 3.043
- Ceará – 2.992
O levantamento do Fogo Cruzado e os dados do Atlas da Violência revelam uma realidade dramática e persistente que desafia o poder público. Especialistas reforçam que, enquanto políticas de segurança pública não forem articuladas com investimentos em educação, cultura, esporte e oportunidades para a juventude, a estatística continuará sendo cruel com os mais jovens e vulneráveis.
Mais Lidas
Cidades
Advogado criminalista Daniel Keller é encontrado morto em hotel de Salvador
Promotor Almiro de Sena perde cargo após condenação por assédio
Chuvas intensas colocam Salvador em estado de atenção e causam transtornos
Últimas Notícias

Baiana Pâmela Lucciola assume o ‘Melhor da Tarde’ após saída de Catia Fonseca
Nova apresentadora do vespertino da Band já havia substituído Catia nas férias e tem passagem pela TVE Bahia

Advogado criminalista Daniel Keller é encontrado morto em hotel de Salvador
Caso será investigado pela 1ª Delegacia de Homicídios

José Eduardo deixa a Record após 17 anos; saiba quem deverá assumir em seu lugar
Desde 2014 à frente do Balanço Geral Bahia, Zé Eduardo decidiu rescindir seu contrato por iniciativa própria

36% dos brasileiros acham que Janja atrapalha o governo Lula, aponta Datafolha
Outros 40% acreditam que Janja nem atrapalha nem ajuda o mandato do petista

PF prende Gilson Machado por suspeita de ajudar Mauro Cid a obter passaporte português
Ele se tornou o quarto integrante do primeiro escalão do governo Bolsonaro a ser preso

Pesquisa Datafolha aponta que Lula é pior avaliado que Bolsonaro em segurança e inflação
Por outro lado, o governo Lula tem desempenho mais positivo na visão da população quando o assunto é geração de empregos

Governo amplia prazo de inscrição para mil vagas na Polícia Federal com salários de até R$ 26,8 mil
Candidatos têm até 17 de junho para se inscrever; concurso oferece cargos de nível superior e reserva vagas para cotas e PCDs

Governo muda regras de FIIs, Fiagros e IOF e prevê arrecadação extra de R$ 10,5 bilhões em 2025
Medidas visam ampliar arrecadação, corrigir distorções e incentivar investimentos com mudanças no IR e IOF

Promotor Almiro de Sena perde cargo após condenação por assédio
Perda do cargo só pôde ser aplicada após o esgotamento de todos os trâmites judiciais e administrativos

Mauro Cid tem prisão decretada e revogada em seguida; PF detém Gilson Machado
Ex-ajudante de Bolsonaro é alvo de nova apuração sobre tentativa de obtenção de passaporte português para deixar o país