CNJ confirma vazamento de dados de 11 milhões de chaves Pix: veja o que foi exposto
CNJ e Banco Central confirmam acesso indevido a informações cadastrais, mas garantem que senhas e saldos bancários não foram comprometidos
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) comunicou, na noite desta quarta-feira (23), a ocorrência de um vazamento de dados que atingiu 11.003.398 chaves Pix. O incidente envolveu o Sistema de Busca de Ativos do Poder Judiciário (Sisbajud), ferramenta que conecta o Judiciário ao Banco Central (BC) para viabilizar o bloqueio de bens em processos judiciais. As informações são da Agência Brasil.
Segundo o CNJ e o BC, o vazamento ocorreu entre os dias 20 e 21 de julho, e os acessos indevidos permitiram a visualização de dados cadastrais vinculados às chaves Pix. As informações expostas incluem:
- Nome completo do titular da chave;
- Tipo de chave Pix utilizada (e-mail, CPF/CNPJ, telefone ou aleatória);
- Nome da instituição financeira;
- Número da agência;
- Número da conta bancária.
Tanto o CNJ quanto o Banco Central afirmam que nenhum dado sensível foi comprometido, como senhas, saldos bancários, extratos ou movimentações financeiras. O acesso, de acordo com os órgãos, não permite movimentar recursos ou acessar contas bancárias.
Dados são cadastrais e não permitem fraudes financeiras, dizem autoridades
O CNJ esclareceu que as informações divulgadas são de natureza exclusivamente cadastral, ou seja, não envolvem sigilo bancário nem qualquer mecanismo de autenticação que possibilite acesso direto aos recursos dos usuários.
De acordo com o órgão, o incidente foi identificado rapidamente e corrigido de forma imediata, ainda nos dois dias em que ocorreu. O Banco Central, por sua vez, declarou que o impacto potencial é considerado baixo e que não há risco sistêmico para o funcionamento do Pix ou para o sistema bancário como um todo.
Apesar de não haver exigência legal para a notificação pública, o BC optou por tornar o caso público com base no princípio da transparência, e informou que detalhará o episódio em seu portal, na seção dedicada à divulgação de incidentes relacionados ao Pix desde sua criação.
Ferramenta de consulta será criada para usuários
O CNJ anunciou que irá disponibilizar uma ferramenta exclusiva de consulta, permitindo que cada cidadão verifique se teve alguma chave Pix envolvida no vazamento. O acesso a esse canal será feito apenas pelo site oficial do Conselho.
O órgão também alertou que não entrará em contato com os cidadãos afetados por e-mail, mensagens de texto ou ligações telefônicas, e que qualquer abordagem fora do canal oficial deve ser considerada suspeita.
Sisbajud substituiu BacenJud e integra Judiciário ao sistema financeiro
O Sisbajud é uma plataforma eletrônica utilizada por juízes e tribunais em todo o país para obter informações financeiras de investigados ou réus em processos judiciais. Ele permite o bloqueio ágil de ativos e contas bancárias, substituindo o antigo BacenJud, em vigor até 2020.
A ferramenta foi desenvolvida em parceria entre o CNJ, o Banco Central e a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, com o objetivo de agilizar o cumprimento de decisões judiciais relacionadas a bloqueios de valores, penhoras e outras medidas constritivas.
Apesar do incidente registrado, tanto o CNJ quanto o BC reafirmaram a segurança estrutural do sistema e destacaram que a falha identificada já foi sanada. A ocorrência agora está sendo analisada internamente por equipes técnicas de ambas as instituições.
Próximos passos e monitoramento
Nos próximos dias, o Banco Central deverá incluir o caso em sua lista pública de vazamentos relacionados ao Pix, seguindo seu compromisso de comunicação clara sobre eventuais exposições. Desde o lançamento do Pix, a autarquia já registrou outros incidentes similares, todos de baixo impacto e sem envolvimento de informações sensíveis.
O CNJ continuará monitorando a segurança do Sisbajud e manterá o público informado sobre quaisquer novas medidas ou atualizações. Enquanto isso, usuários devem ficar atentos a tentativas de golpes ou comunicações falsas utilizando o vazamento como pretexto para obtenção de dados adicionais.
Mais Lidas
Cidades
Últimas Notícias
Efeito Caiado muda o jogo: PSD articula chapa puro-sangue e ‘xerifão da República’, diz João Santana
Para marqueteiro baiano, principal desafio para sigla é sustentar uma candidatura presidencial de oposição sem implodir seus acordos regionais
Vorcaro e ex-presidente do BRB divergem no STF sobre R$ 12 bilhões em créditos
Acareação no Supremo Tribunal Federal expõe versões conflitantes sobre origem de carteiras de crédito vendidas pelo Banco Master ao BRB
Binho Galinha depõe em processo sobre milícia e lavagem de dinheiro na Bahia
Última audiência de instrução em Feira de Santana reúne deputados, policiais e familiares envolvidos no caso
Resumo BBB 26 de sexta-feira (30): liderança de Maxiane agita a casa, semana do Big Fone e madrugada é marcada por tretas e choro
Vitória na Prova do Líder redefine VIP e Xepa, enquanto conflitos com Milena dominam madrugada e semana promete reviravoltas
Lavagem da Ceasinha estreia no Rio Vermelho com cortejo de baianas, música e gastronomia neste domingo
Evento gratuito acontece na Ceasinha do Rio Vermelho e antecede a programação oficial da Festa de Iemanjá
Flávio Dino rejeita ação contra renovação automática da CNH por falta de legitimidade
Ministro do Supremo Tribunal Federal considerou que entidade autora não tem legitimidade para questionar medida federal
85 Frases Engraçadas: mensagens divertidas para status, legendas e risadas garantidas
Confira 85 frases engraçadas para status e legendas: humor leve, ironia e deboches do bem para arrancar risadas no WhatsApp e Instagram.
Inep começa a emitir declaração do ensino médio para candidatos do Enem a partir desta sexta-feira
Documento poderá ser solicitado online por estudantes maiores de 18 anos que atingiram pontuação mínima exigida no exame
Prefeitura monta força-tarefa com ações de saúde, segurança e limpeza para Festa de Iemanjá no Rio Vermelho
Operação envolve diversas secretarias municipais e tem como foco assegurar segurança, organização, atendimento à população e respeito às tradições religiosas
Prefeitura lança planejador de viagens para ajudar usuários do transporte público em Salvador
Ferramenta lançada pela Prefeitura é integrada ao aplicativo KIM e reúne dados de ônibus, metrô e BRT em um só ambiente digital