Polícia Civil deflagra operações contra grupos criminosos na Bahia
Cerca de 300 policiais cumprem mandados de busca e apreensão em Salvador e Região Metropolitana
Divulgação/Ascom PC-BA
A Polícia Civil da Bahia deflagrou, na manhã desta quinta-feira (20), duas grandes operações contra grupos criminosos que atuam em Salvador e na Região Metropolitana (RMS). Durante a ofensiva, um suspeito morreu ao tentar resistir à prisão, e dez pessoas foram presas.
Com a participação de 300 policiais civis, as ações foram coordenadas pelo Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc) e pelo Departamento de Polícia Metropolitana (Depom). As operações, denominadas Dankana e Aurantis, visam desarticular organizações criminosas envolvidas com tráfico de drogas, homicídios e outros crimes.
Polícia cumpre mandados contra criminosos em diferentes regiões
A Operação Dankana, sob comando do Denarc, tem como principal alvo o tráfico de drogas e a atuação de facções criminosas em Salvador, RMS e outros estados. A ação faz parte de uma fase da Operação Narke, que busca desmantelar redes de narcotráfico.
Já a Operação Aurantis, coordenada pelo Depom, ocorre por meio da 26ª Delegacia Territorial (DT) de Vila de Abrantes e conta com o apoio de todas as Delegacias Territoriais da capital e da RMS. O objetivo é enfraquecer grupos criminosos que operam na Linha Verde e em áreas próximas.
Os mandados foram cumpridos tanto na capital e RMS quanto dentro do sistema prisional, atingindo lideranças que comandam atividades criminosas mesmo de dentro das unidades penitenciárias.
Suspeito morto era vice-líder de grupo criminoso
Entre os alvos da operação, um dos suspeitos tentou resistir à prisão, foi baleado em confronto com a polícia e não sobreviveu. Identificado como Passarinho, ele era apontado como o segundo na hierarquia de um grupo criminoso que atua em Camaçari, na região de Abrantes.
O principal líder da organização, conhecido como Geleia, segue foragido e, segundo as investigações, comanda as atividades ilícitas de fora do país. Ele é suspeito de coordenar remessas de drogas e outros materiais ilegais, além de estar envolvido em diversos homicídios. Até o momento, dez suspeitos foram presos e as equipes policiais continuam nas ruas cumprindo os mandados.
PM reforça patrulhamento em nova operação
A Polícia Militar da Bahia (PM-BA) realizou, nesta quinta-feira (20), mais uma edição da Operação Força Total, ampliando o policiamento em diversas cidades do estado. A ação ocorre simultaneamente em outras regiões do país e tem o objetivo de reforçar a segurança por meio do aumento da presença policial e de abordagens estratégicas.
Durante a operação, equipes da PM realizam blitzes, fiscalizações e cumprimento de mandados de prisão, além de atuar na retirada de armas e drogas de circulação. As ações são planejadas com base em dados da inteligência policial para coibir a criminalidade e fortalecer o patrulhamento preventivo.
A mobilização segue até o fim do dia, abrangendo diferentes regiões da Bahia com viaturas e efetivo distribuídos em pontos estratégicos.
Invasões no Extremo-sul da Bahia
Após críticas da oposição, a Polícia Civil da Bahia deflagrou, nesta quinta-feira (20), a Operação Pacificar, com o objetivo de cumprir 12 mandados de prisão e sete mandados de busca e apreensão em imóveis rurais no município do Prado. A ação ocorre em uma região marcada por conflitos entre indígenas e produtores rurais na região Extremo-sul do Estado.
As investigações apontam que grupos armados, identificados como supostos indígenas, estariam utilizando a justificativa de retomada de territórios ancestrais para cometer crimes como ameaças, restrição de liberdade, saques de produções agrícolas e roubos de veículos e mobiliários. Diante disso, a operação busca desmantelar essas atividades e restabelecer a segurança local.
A ofensiva conta com a participação de unidades da Polícia Civil, Polícia Militar (Comando Regional Extremo Sul e Companhias Especializadas), Departamento de Polícia Técnica e Stelecom/Cicom Extremo Sul, além do apoio de coordenadorias regionais de diferentes municípios. As diligências seguem em andamento, e novas informações serão divulgadas conforme o avanço da operação.
Mais Lidas
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Cidades
Inmet prevê fevereiro com chuvas acima da média no Norte e Sudeste
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Jovem da periferia de Salvador é 1º lugar em Medicina na USP pelo Enem
Polícia investiga morte de cachorro comunitário a tiros no interior de SP
Últimas Notícias
Inmet prevê fevereiro com chuvas acima da média no Norte e Sudeste
Previsão climática mostra contraste entre regiões e reforça atenção para alertas meteorológicos
Rio Vermelho além da Festa de Iemanjá: histórias, curiosidades e perfil de quem vive no bairro
Bairro que abriga a maior celebração à Rainha do Mar combina tradição, moradores antigos e um jeito de viver que cria laços e identidade
Bruno Reis apresenta balanço do segundo mandato com 239 entregas e metas para 2026
Prefeito detalha ações em bairros, obras estruturantes e investimentos em áreas estratégicas durante abertura do ano legislativo em Salvador
Marta Rodrigues nega traição a Coronel e critica gestão de Bruno Reis: ‘Falta de planejamento’
Vereadora petista nega exclusão de senador da chapa majoritária e critica retrocessos na limpeza urbana, asfalto e transporte público da capital
STF abre Ano Judiciário de 2026 com Lula, chefes do Congresso e foco em julgamentos sensíveis
Cerimônia marca retomada das atividades da Corte em meio a críticas, investigações sensíveis e julgamentos de grande impacto nacional
Randerson Leal critica estrutura do Carnaval de Salvador e cobra mais apoio aos ambulantes
Vice-líder da oposição afirma que trabalhadores informais sustentam economia da festa e precisam de condições dignas para atuar
Bruno Reis acusa PT de traição a Coronel e diz que sigla ‘chupa o sangue dos aliados’
Prefeito afirma que senador foi descartado pela 'chapa puro-sangue' petista e abre as portas da oposição para o parlamentar
MDB avalia nome de Michel Temer e amplia cenários para a disputa presidencial de 2026
Ex-presidente será incluído em pesquisas internas enquanto partido discute neutralidade e reposicionamento eleitoral
Geraldo Júnior defende manutenção da coalizão após decisão de Angelo Coronel de deixar PSD
Vice-governador adota tom cauteloso durante Festa de Iemanjá e diz que negociações passam pelo diálogo entre partidos da base
Papa Leão XIV institui nova diocese no Ceará e reforça presença da Igreja no interior do Nordeste
Criação da Diocese de Baturité marca reorganização pastoral e amplia atendimento religioso a quase 300 mil habitantes