Últimos dias: Prefeitura encerra inscrições de ambulantes nas festas populares de Salvador na quinta
Inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet; saiba como
Bruno Concha/PMS
O prazo para o cadastro de vendedores ambulantes interessados em trabalhar nas festas populares de Salvador se encerra na próxima quinta-feira (16). Abertas no último dia 16 de setembro, as inscrições devem ser feitas exclusivamente pela Internet, por meio do site oficial da Prefeitura. Quem não tiver acesso à rede pode realizar o procedimento com apoio em uma das dez Prefeituras-Bairro da capital baiana.
Mais de 36 mil inscrições registradas pela Semop
De acordo com a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), já foram contabilizadas 36.413 inscrições até o momento. O secretário da pasta, Décio Martins, avaliou o processo de forma positiva.
“Tivemos ampla divulgação e mais de 30 dias de prazo para que os ambulantes se inscrevessem. O sistema funcionou muito bem e registramos grande procura”, afirmou.
O titular da Semop reforçou o alerta para que os interessados não deixem a inscrição para o último momento.
“Quem ainda não se inscreveu precisa fazer o procedimento até quinta. A seleção ocorre por pontuação, e não por ordem de chegada”, destacou Martins.
9 mil vagas para eventos tradicionais de Salvador
Serão disponibilizadas cerca de 9 mil vagas para o período que inclui o Festival Virada Salvador, a Lavagem do Bonfim, a Lavagem de Itapuã, a Festa de Iemanjá, além dos circuitos pré-carnavalescos e do Carnaval. Cada ambulante poderá se inscrever em mais de um evento.
De acordo com a Semop, os inscritos serão avaliados de acordo com critérios sociais e profissionais, como residência em Salvador, experiência em festas dos últimos 5 anos, capacitação técnica, além de condições específicas, como ser idoso ou chefe de família monoparental feminina. Em caso de empate, a seleção será definida pela idade — prevalecendo o candidato mais velho.
Se persistir o empate, um sorteio eletrônico será realizado, conforme o edital publicado no Diário Oficial do Município em 12 de setembro.
Resultado final será divulgado em dezembro
A lista com as pontuações será publicada no próximo dia 29 de outubro e o resultado final, após os recursos, sairá em 1º de dezembro. Segundo Décio Martins, o modelo de seleção foi elaborado com apoio de órgãos de controle.
“Construímos o processo com a sociedade civil e o Ministério Público para garantir igualdade e transparência na escolha dos ambulantes”, explicou.
Táxis: prazo para vistoria obrigatória em Salvador é prorrogado até dezembro
A Prefeitura de Salvador prorrogou, até o dia 10 de dezembro, o prazo para que os cerca de 7 mil taxistas da capital realizem a vistoria anual obrigatória dos veículos. O procedimento, que começou em 25 de agosto, encerraria em 19 de outubro, mas foi estendido após solicitação da categoria.
De acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), apenas 40% dos profissionais concluíram a regularização até o momento.
Vistoria agora é feita em locais descentralizados
Neste ano, as inspeções passaram a ser realizadas em Instituições Técnicas Licenciadas (ITLs) credenciadas pela Semob, distribuídas por diferentes pontos da cidade — substituindo o modelo anterior, centralizado no pátio da Coordenação de Transportes Especiais (Cotae).
O secretário Pablo Souza explicou que a mudança visa ampliar o acesso dos taxistas e facilitar o agendamento.
“Nosso objetivo é garantir mais comodidade, mas é importante lembrar que a vistoria continua sendo obrigatória para a manutenção do alvará”, pontuou.
Valor e penalidades para quem não se regularizar
O valor da vistoria é de R$ 117,79, podendo subir para R$ 176,68 em caso de atraso. Veículos reprovados terão 30 dias para correção das irregularidades apontadas no laudo técnico. Segundo Elane Gadia, chefe de Inspeção Veicular da Cotae, os condutores que não realizarem o procedimento estarão sujeitos à autuação e, após dois anos de irregularidade, podem ter o alvará cassado.
O agendamento deve ser feito pelo portal, com o envio de documentos como CNH, cartão de identificação, comprovante de residência, selo GNV, certificado de aferição e licenciamento. Embora o pedido precise ser feito pelo titular do alvará, a vistoria pode ser realizada por um auxiliar mediante procuração.
Mais Lidas
Cidades
Brasil conquista prêmio internacional com projeto de restauração de florestas
Últimas Notícias
Vitória deixa grupo dos mais ameaçados e renova chances de permanência na Série A
Rubro-Negro escapa do Z4 após quase 3 meses e melhora projeções de rebaixamento segundo a UFMG
Ex-ministros pedem a Lula criação de secretaria para conter crise na segurança do Rio após operação com 121 mortos
Grupo de ex-titulares da Justiça e juristas enviam carta ao presidente defendendo ação coordenada da União na capital fluminense
Aposentados têm até dia 14 para contestar descontos indevidos nos benefícios do INSS
INSS também emitiu alerta sobre tentativas de golpe envolvendo ressarcimento
Semob reforça frota de ônibus em Salvador para garantir acesso aos locais de provas do Enem
De acordo com a pasta, entre 10h e 18h, o sistema de transporte coletivo terá o reforço de 143 veículos, distribuídos em 92 linhas e 21 terminais
Salvador reforça combate ao Aedes aegypti com mutirões e atividades na Ribeira nesta sexta
Campanha nacional reforça mobilização em Salvador com ações educativas, inspeções e engajamento comunitário no combate ao Aedes aegypti
Cine Aulão gratuito prepara estudantes para Enem com revisão em salas de cinema neste sábado
Evento será realizado nas salas do Cinemark Salvador Shopping, a partir das 7h30
Consulado dos EUA envia carta ao Rio e lamenta morte de policiais durante megaoperação
Governo do Rio afirmou que mantém constante troca de informações com instituições de combate ao narcotráfico dos EUA
Ivana Mércia assume presidência do TRT-BA e anuncia metas para fortalecer Justiça do Trabalho na Bahia
Mércia expressou emoção ao assumir o cargo máximo da instituição, na noite da última quarta-feira (5)
Rio Jequitinhonha: Rui diz que governo executa obras simultâneas na ponte para reduzir impacto no trânsito
Segundo o ministro, o governo federal realiza duas frentes de trabalho simultâneas para minimizar o impacto sobre os motoristas que trafegam na área e reduzir os desvios
STF adia julgamento sobre reajuste de planos de saúde para idosos com contratos antigos
Julgamento, que vinha sendo acompanhado de perto por entidades do setor e por associações de defesa do consumidor, ainda não tem maioria formada