Turismo estrangeiro na Bahia cresce 61% e estado lidera procura internacional no Brasil
Número coloca o estado acima da média nacional de crescimento no setor, que foi de 51% no primeiro quadrimestre

A Bahia recebeu 83.914 turistas estrangeiros entre janeiro e abril de 2025, um aumento de 61,4% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Os dados são da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), que cruzou informações do Ministério do Turismo e da Polícia Federal. O número coloca o estado acima da média nacional de crescimento no setor, que foi de 51% no primeiro quadrimestre.
Os destinos mais procurados no estado incluem Salvador, Porto Seguro, Morro de São Paulo, Itacaré e Chapada Diamantina. A diversidade cultural e natural da Bahia tem atraído visitantes de várias partes do mundo.
Segundo o secretário de Turismo do Estado, Maurício Bacelar, um fator que tem atraído os turistas estrangeiros para a Bahia é a diversidade, o rico patrimônio arquitetônico colonial, além da natureza abundante e o patrimônio histórico baiano.
“Este trabalho se soma ao reconhecimento internacional de negócios e serviços instalados aqui na Bahia”, destacou.
A Argentina lidera como principal emissora de turistas para a Bahia, com mais de 39 mil visitantes nos quatro primeiros meses do ano. Portugal, Uruguai e França também aparecem entre os maiores emissores.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, celebrou o desempenho baiano. “A Bahia, com sua identidade única e calor humano, segue como uma das principais portas de entrada para quem quer descobrir o melhor do nosso país”, pontuou.
Brasil se aproxima da meta anual de visitantes estrangeiros
No cenário nacional, o Brasil já alcançou 64% da meta anual estabelecida pelo Plano Nacional de Turismo (PNT), que prevê a entrada de 6,9 milhões de turistas internacionais até o fim de 2025. De janeiro a abril, foram registrados 4,4 milhões de visitantes estrangeiros no país, segundo a Embratur.
A Argentina também lidera a emissão de turistas para o Brasil, com 2,1 milhões de pessoas. Em seguida, aparecem Chile (333 mil), Estados Unidos (305 mil), Paraguai (257 mil) e Uruguai (255 mil).
Para Marcelo Freixo, o aumento do turismo internacional está diretamente ligado à imagem do Brasil no exterior. “Vivemos um novo ciclo, com a retomada da credibilidade internacional como país democrático e comprometido com o futuro do planeta. Esse cenário tem atraído cada vez mais visitantes e é um convite para continuarmos investindo em hospitalidade e promoção internacional”.
Governo baiano investe em qualificação e infraestrutura
A Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) tem adotado medidas para melhorar o atendimento aos visitantes estrangeiros. Postos de informação com profissionais bilíngues foram instalados nas principais áreas turísticas do estado, especialmente em Salvador e em pontos de grande circulação internacional. De acordo com o secretário Maurício Bacelar, a estrutura foi pensada para garantir informações seguras e atendimento qualificado.
“Além das nossas ações transversais na saúde, segurança pública, infraestrutura, para acolher bem os turistas na Bahia”, declarou.
A Setur-BA também tem investido em projetos de capacitação voltados ao turismo de observação de aves e outras áreas de ecoturismo. Há ainda iniciativas em parceria com a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), com foco na qualificação de pequenos empreendedores para atuação direta em serviços turísticos.
Outro ponto destacado pela gestão estadual é o incentivo à ampliação de voos internacionais com destino direto à Bahia, medida considerada estratégica para facilitar o acesso de turistas estrangeiros e fortalecer o setor a médio e longo prazo.
Mais Lidas
Cidades
Advogado criminalista Daniel Keller é encontrado morto em hotel de Salvador
Promotor Almiro de Sena perde cargo após condenação por assédio
Chuvas intensas colocam Salvador em estado de atenção e causam transtornos
Últimas Notícias

Terceira fase da Operação Bastilha combate comunicação ilegal de PMs presos na Bahia
Ação integra um esforço concentrado para reforçar o controle sobre os presos militares

Baiana Pâmela Lucciola assume o ‘Melhor da Tarde’ após saída de Catia Fonseca
Nova apresentadora do vespertino da Band já havia substituído Catia nas férias e tem passagem pela TVE Bahia

Advogado criminalista Daniel Keller é encontrado morto em hotel de Salvador
Caso será investigado pela 1ª Delegacia de Homicídios

José Eduardo deixa a Record após 17 anos; saiba quem deverá assumir em seu lugar
Desde 2014 à frente do Balanço Geral Bahia, Zé Eduardo decidiu rescindir seu contrato por iniciativa própria

36% dos brasileiros acham que Janja atrapalha o governo Lula, aponta Datafolha
Outros 40% acreditam que Janja nem atrapalha nem ajuda o mandato do petista

PF prende Gilson Machado por suspeita de ajudar Mauro Cid a obter passaporte português
Ele se tornou o quarto integrante do primeiro escalão do governo Bolsonaro a ser preso

Pesquisa Datafolha aponta que Lula é pior avaliado que Bolsonaro em segurança e inflação
Por outro lado, o governo Lula tem desempenho mais positivo na visão da população quando o assunto é geração de empregos

Governo amplia prazo de inscrição para mil vagas na Polícia Federal com salários de até R$ 26,8 mil
Candidatos têm até 17 de junho para se inscrever; concurso oferece cargos de nível superior e reserva vagas para cotas e PCDs

Governo muda regras de FIIs, Fiagros e IOF e prevê arrecadação extra de R$ 10,5 bilhões em 2025
Medidas visam ampliar arrecadação, corrigir distorções e incentivar investimentos com mudanças no IR e IOF

Promotor Almiro de Sena perde cargo após condenação por assédio
Perda do cargo só pôde ser aplicada após o esgotamento de todos os trâmites judiciais e administrativos