Tragédia em Anguera: corpos de três jovens desaparecidas são encontrados; cinco suspeitos presos
Letícia, Carol e Rafaela foram localizadas na zona rural após intensa investigação da Polícia Civil, que prendeu cinco envolvidos no caso
Divulgação/PC-BA
A Polícia Civil da Bahia localizou, na manhã desta terça-feira (14), os corpos de três mulheres na zona rural de Anguera, nas proximidades do Povoado de Guaribas, região conhecida como estrada de Ribeirão do Cavaco. A descoberta foi feita durante as ações da Operação Vale das Sombras, que investiga o desaparecimento das jovens Letícia Araújo Rodrigues (22 anos), Carol Ferreira Rodrigues (21) e Rafaela Carvalho Silva (15), vistas pela última vez na segunda-feira (6).
Corpos são localizados em Anguera após uma semana de buscas
Segundo informações da corporação, o local onde os corpos foram encontrados é de difícil acesso e sem cobertura telefônica, o que exigiu uma operação complexa de isolamento e perícia. As equipes da Delegacia Territorial (DT) de Anguera, Departamento de Polícia Técnica (DPT) e Coorpin de Feira de Santana permaneceram no local para recolhimento dos cadáveres e levantamento de vestígios.
Os corpos foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML), onde passarão por exames de perícia e identificação formal. A Polícia Civil trabalha agora para determinar a dinâmica do crime, a motivação e a autoria.
Segunda fase da operação resulta em novas prisões
Durante a madrugada, a Polícia Civil deflagrou a segunda fase da Operação Vale das Sombras, que resultou na prisão de dois homens, suspeitos de envolvimento direto no desaparecimento e morte das três jovens. A ação foi realizada simultaneamente em Anguera e em Feira de Santana, nos bairros Tomba e Campo Limpo.
Com essas prisões, o número total de detidos durante as investigações chegou a cinco pessoas: três mulheres e dois homens. Entre elas está uma jovem de 19 anos, que teve a prisão preventiva decretada pela 2ª Vara Criminal de Feira de Santana nesta última segunda-feira (13) e foi capturada em Anguera.
De acordo com a Polícia Civil, a operação contou com o apoio de equipes da Delegacia Territorial de Anguera, Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR), Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE), Núcleo de Inteligência da 1ª Coorpin e Departamento de Polícia Técnica (DPT).
Primeiras prisões e achados reforçaram linha de investigação
A Operação Vale das Sombras teve início, na última quarta-feira (8), logo após o desaparecimento das jovens. No dia seguinte, dois homens foram presos em flagrante em um imóvel na zona rural de Anguera, onde os investigadores encontraram objetos pessoais das vítimas, roupas queimadas, sandálias femininas, celulares e vestígios compatíveis com sangue.
No sábado (11), foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão, com a apreensão de celulares e roupas pertencentes a uma das desaparecidas. Nesta última segunda-fera (13), uma das suspeitas teve prisão preventiva decretada e foi localizada ainda na região.
As diligências da operação prosseguiram com novas prisões e, finalmente, com a localização dos corpos nesta terça-feira (14). As investigações agora se concentram em confirmar a identidade das vítimas e definir o papel de cada um dos suspeitos no crime.
Jovens desapareceram após saírem juntas na zona rural
Segundo as investigações, Letícia, Carol e Rafaela desapareceram, na segunda-feira (6), após avisarem que iriam buscar roupas na zona rural de Anguera. Conforme o delegado José Marcos Rios, titular da DT de Anguera, as três saíram quase ao mesmo tempo e mencionaram o mesmo destino, o que reforçou desde o início a hipótese de crime planejado.
Familiares relataram que Carol foi a primeira a desaparecer, seguida por Letícia e Rafaela, que tentaram contato sem sucesso. Duas das jovens estavam com celulares, mas não responderam ligações nem mensagens após deixarem suas casas.
Na sexta-feira (10), o ex-namorado de uma das vítimas, um adolescente que já havia sido investigado por homicídio na região, foi ouvido e liberado. Ele negou envolvimento, mas segue sob apuração.
Operação Vale das Sombras chega à fase conclusiva
Com a localização dos corpos e a prisão de novos suspeitos, a Operação Vale das Sombras entrou em sua fase conclusiva nesta terça-feira (14). As investigações permanecem em andamento para confirmar a identidade das vítimas, estabelecer a cronologia dos fatos e definir a motivação do crime.
Segundo a Polícia Civil, todas as provas coletadas incluindo materiais genéticos, registros telefônicos e depoimentos serão encaminhadas para análise do Departamento de Polícia Técnica (DPT). As informações colhidas até o momento indicam que o caso envolve planejamento prévio, com indícios de armazenamento de objetos das vítimas e tentativa de ocultação de provas.
Mais Lidas
Cidades
Brasil conquista prêmio internacional com projeto de restauração de florestas
Últimas Notícias
Vitória deixa grupo dos mais ameaçados e renova chances de permanência na Série A
Rubro-Negro escapa do Z4 após quase 3 meses e melhora projeções de rebaixamento segundo a UFMG
Ex-ministros pedem a Lula criação de secretaria para conter crise na segurança do Rio após operação com 121 mortos
Grupo de ex-titulares da Justiça e juristas enviam carta ao presidente defendendo ação coordenada da União na capital fluminense
Aposentados têm até dia 14 para contestar descontos indevidos nos benefícios do INSS
INSS também emitiu alerta sobre tentativas de golpe envolvendo ressarcimento
Semob reforça frota de ônibus em Salvador para garantir acesso aos locais de provas do Enem
De acordo com a pasta, entre 10h e 18h, o sistema de transporte coletivo terá o reforço de 143 veículos, distribuídos em 92 linhas e 21 terminais
Salvador reforça combate ao Aedes aegypti com mutirões e atividades na Ribeira nesta sexta
Campanha nacional reforça mobilização em Salvador com ações educativas, inspeções e engajamento comunitário no combate ao Aedes aegypti
Cine Aulão gratuito prepara estudantes para Enem com revisão em salas de cinema neste sábado
Evento será realizado nas salas do Cinemark Salvador Shopping, a partir das 7h30
Consulado dos EUA envia carta ao Rio e lamenta morte de policiais durante megaoperação
Governo do Rio afirmou que mantém constante troca de informações com instituições de combate ao narcotráfico dos EUA
Ivana Mércia assume presidência do TRT-BA e anuncia metas para fortalecer Justiça do Trabalho na Bahia
Mércia expressou emoção ao assumir o cargo máximo da instituição, na noite da última quarta-feira (5)
Rio Jequitinhonha: Rui diz que governo executa obras simultâneas na ponte para reduzir impacto no trânsito
Segundo o ministro, o governo federal realiza duas frentes de trabalho simultâneas para minimizar o impacto sobre os motoristas que trafegam na área e reduzir os desvios
STF adia julgamento sobre reajuste de planos de saúde para idosos com contratos antigos
Julgamento, que vinha sendo acompanhado de perto por entidades do setor e por associações de defesa do consumidor, ainda não tem maioria formada