Teto de igreja desaba durante reforma em Jequié e 14 pessoas são resgatadas com vida
Diocese de Jequié destacou que o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) foi fundamental para evitar ferimentos mais graves

O teto da Igreja São Judas Tadeu, no bairro homônimo de Jequié, desabou, na manhã desta terça-feira (10), enquanto o templo passava por reformas. O acidente deixou ao menos 14 pessoas feridas, sendo que nove delas precisaram ser encaminhadas para o Hospital Geral Prado Valadares. Outras cinco vítimas receberam atendimento no local e foram liberadas.
A estrutura da igreja já havia apresentado problemas anteriormente, com registros de cedimento do telhado há alguns meses. Ainda não há informações definitivas sobre a causa do novo desabamento, nem sobre a presença de pessoas não envolvidas diretamente nas obras no momento do acidente.
Equipes de resgate atuam no local
O Corpo de Bombeiros foi acionado para realizar os procedimentos de busca e resgate. Segundo a corporação, “outras cinco pessoas foram atendidas no local e não apresentavam ferimentos aparentes, não sendo necessário o encaminhamento a unidades de saúde“.
Em nota, os bombeiros relataram ainda que, após o resgate inicial, uma varredura minuciosa no local foi realizada por guarnições especializadas em busca e resgate estrutural, juntamente com a Defesa Civil de Jequié e outros órgãos competentes.
“Realizaram minuciosas análises e varreduras no local para garantir que nenhuma outra vítima tivesse sido soterrada nos escombros, incluindo a possibilidade de haver pessoas não identificadas no momento do acidente. Após a finalização das buscas e descartada a presença de outras vítimas, foi realizado o isolamento da área”.
Feridos seguem em observação hospitalar
Dos feridos levados ao hospital, três permanecem em observação, um está em estado estável e um em estado grave, necessitando de cirurgia. As equipes da Polícia Militar e da Defesa Civil de Jequié seguem atuando no local para garantir a segurança e apoiar as investigações.
A Polícia Militar também participou do atendimento à ocorrência e informou que as circunstâncias do acidente ainda estão sendo apuradas. O Corpo de Bombeiros reforçou que, em situações com risco de soterramento, a população deve acionar o número 193.
Diocese lamenta acidente e elogia uso de EPIs
A Diocese de Jequié emitiu uma nota lamentando o ocorrido e esclareceu que, dos onze trabalhadores presentes no momento do acidente, sete ficaram feridos. A instituição destacou que o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) foi fundamental para evitar ferimentos mais graves.
“Recebemos com profunda consternação a notícia do acidente ocorrido durante as obras na Igreja Matriz de São Judas Tadeu, no bairro homônimo. Por volta das 8h30 desta terça-feira, a estrutura do telhado cedeu enquanto os trabalhos eram realizados, ferindo sete dos onze trabalhadores presentes“, informou a nota oficial da Diocese.
O bispo diocesano Dom Paulo Romeu esteve pessoalmente no local para prestar apoio às vítimas, familiares e à comunidade religiosa. Segundo a Diocese, “destacamos que o uso dos Equipamentos de Proteção Individual foi decisivo para evitar consequências mais graves. Dom Paulo Romeu, bispo diocesano, esteve no local para oferecer apoio aos trabalhadores, seus familiares e ao padre Antônio Neto, pároco da paróquia”.
A Diocese acrescentou que o estado de saúde dos feridos não inspira risco de morte. “Até o momento, o estado de saúde dos feridos indica que não há risco de morte, e que a maioria dos ferimentos é de menor gravidade. Louvamos a intercessão de São Judas Tadeu por esses trabalhadores e pedimos que continue a proteger toda a Diocese”, conclui a nota.
Após o desabamento, trabalhadores que estavam no local precisam de doações de sangue com urgência. Para ajudar a salvar vidas, é preciso comparecer no Hemoba – Centro de doação de sangue em Jequié.
Mais Lidas
Cidades
Advogado criminalista Daniel Keller é encontrado morto em hotel de Salvador
Promotor Almiro de Sena perde cargo após condenação por assédio
Chuvas intensas colocam Salvador em estado de atenção e causam transtornos
Últimas Notícias

Tássio Brito garante campanha propositiva à presidência do PT Bahia: ‘vamos apresentar propostas, e não atacar ninguém’
Pré-candidato disse que pretende percorrer o estado para debater desafios e estratégias com a base petista

Terceira fase da Operação Bastilha combate comunicação ilegal de PMs presos na Bahia
Ação integra um esforço concentrado para reforçar o controle sobre os presos militares

Baiana Pâmela Lucciola assume o ‘Melhor da Tarde’ após saída de Catia Fonseca
Nova apresentadora do vespertino da Band já havia substituído Catia nas férias e tem passagem pela TVE Bahia

Advogado criminalista Daniel Keller é encontrado morto em hotel de Salvador
Caso será investigado pela 1ª Delegacia de Homicídios

José Eduardo deixa a Record após 17 anos; saiba quem deverá assumir em seu lugar
Desde 2014 à frente do Balanço Geral Bahia, Zé Eduardo decidiu rescindir seu contrato por iniciativa própria

36% dos brasileiros acham que Janja atrapalha o governo Lula, aponta Datafolha
Outros 40% acreditam que Janja nem atrapalha nem ajuda o mandato do petista

PF prende Gilson Machado por suspeita de ajudar Mauro Cid a obter passaporte português
Ele se tornou o quarto integrante do primeiro escalão do governo Bolsonaro a ser preso

Pesquisa Datafolha aponta que Lula é pior avaliado que Bolsonaro em segurança e inflação
Por outro lado, o governo Lula tem desempenho mais positivo na visão da população quando o assunto é geração de empregos

Governo amplia prazo de inscrição para mil vagas na Polícia Federal com salários de até R$ 26,8 mil
Candidatos têm até 17 de junho para se inscrever; concurso oferece cargos de nível superior e reserva vagas para cotas e PCDs

Governo muda regras de FIIs, Fiagros e IOF e prevê arrecadação extra de R$ 10,5 bilhões em 2025
Medidas visam ampliar arrecadação, corrigir distorções e incentivar investimentos com mudanças no IR e IOF