Terceira fase da Operação Bastilha combate comunicação ilegal de PMs presos na Bahia
Ação integra um esforço concentrado para reforçar o controle sobre os presos militares

A terceira fase da Operação Bastilha foi deflagrada, na manhã desta sexta-feira (13), com o objetivo de impedir qualquer comunicação ilícita entre os 61 policiais militares detidos nas unidades prisionais da Coordenação de Custódia Provisória, em Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador. A ação integra um esforço concentrado para reforçar o controle sobre os presos militares.
A operação é conduzida pelo Ministério Público da Bahia (MPBA), em parceria com a Corregedoria da Polícia Militar, a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), por meio da Polícia Penal, e com apoio do Batalhão de Choque da PMBA.
Foco é impedir entrada de itens ilícitos nas unidades
Segundo o MPBA, esta terceira etapa aprofunda as medidas de fiscalização para coibir a entrada e o uso de objetos proibidos dentro das unidades de custódia provisória da Polícia Militar. A intenção é evitar riscos à segurança institucional, à integridade dos processos judiciais e à ordem pública.
A coordenação da ação ficou a cargo do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco), do Grupo de Atuação Especial de Execução Penal (Gaep) e do Grupo de Atuação Especial Operacional de Segurança Pública (Geosp), com apoio da 9ª Promotoria de Justiça de Lauro de Freitas.
A Operação Bastilha, iniciada em agosto de 2024, faz parte de um plano mais amplo de fortalecimento da segurança institucional e do sistema penitenciário da Bahia. A iniciativa reforça a atuação conjunta dos órgãos públicos no combate a irregularidades e na preservação da legalidade nas instituições de custódia.
Operação Desvio Bélico mira venda de fuzil a facção
O Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA), por meio do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado Regional Sul (Gaeco Sul), e a Polícia Federal deflagraram, na manhã da última terça-feira (10), a Operação “Desvio Bélico”. O objetivo é desarticular um esquema de venda ilegal de armas que abastecia organizações criminosas na região sul da Bahia.
A ação teve como alvo principal um homem com licença de Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador (CAC), suspeito de ter vendido um fuzil de forma irregular a um líder de uma facção criminosa com atuação em Porto Seguro e cidades vizinhas.
Mandados cumpridos em São Paulo
Dois mandados de busca e apreensão, expedidos pela 1ª Vara Criminal de Porto Seguro, foram cumpridos nas cidades de Praia Grande e Jarinu, em São Paulo. As diligências visam aprofundar as investigações sobre o vendedor e apurar a extensão do esquema.
O caso é um desdobramento da apreensão do fuzil, ocorrida em 3 de dezembro de 2024, em Porto Seguro. Segundo as autoridades, o nome da operação, “Desvio Bélico”, faz referência à forma como o principal investigado adquiria legalmente armas de fogo e, posteriormente, as desviava para o crime organizado.
Continuidade das investigações e penas
As investigações prosseguirão para identificar a participação de outras pessoas envolvidas e apurar fatos conexos. Se os investigados na operação forem condenados pelos crimes cometidos, os investigados podem ser sujeitos a penas máximas que, somadas, podem ultrapassar 12 anos de reclusão.
Mais Lidas
Veja o que abre e fecha no feriado de Dois de Julho em Salvador e RMS
Cidades
Últimas Notícias

Mais de 2 mil jovens atletas participam dos Jogos Escolares da Bahia 2025

Salvador recebe Caravana do Futuro com ações gratuitas no Comércio neste final de semana
Evento gratuito neste sábado (12) e domingo (13) reúne debates, apresentações culturais e rodas de conversa sobre meio ambiente e direitos sociais

Caetano acompanha avanço das obras da Policlínica Regional de Camaçari; equipamento será entregue até dezembro
Unidade é a primeira construída com recursos do Novo PAC e reforça estrutura de saúde na Região Metropolitana de Salvador (RMS)

Solteira há mais de um ano, Luciana Gimenez revela dificuldade para encontrar parceiro: ‘hétero está meio difícil’
Apresentadora afirmou que gosta 'de homem bonito', e disse preferir 'alguém que saiba conversar' e 'que tenha presença'

Assembleia Legislativa da Bahia reage à carta de Trump e divulga manifesto em defesa da soberania nacional
No documento, a AL-BA afirma que a medida representa uma tentativa de interferência externa nos rumos da economia brasileira e 'afronta à independência nacional'

Edu Guedes recebe alta e deixa hospital após cirurgia para retirar tumor no pâncreas: ‘dia muito especial’
Procedimento foi realizado no sábado (5), no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, e durou cerca de seis horas

Foragida, Carla Zambelli deve devolver apartamento funcional após multa por uso irregular
De acordo com advogado, deputada licenciada deve devolver o apartamento funcional que ocupava na Asa Sul, em Brasília, na próxima terça-feira (15)

Fundação José Silveira lança Corrida Saúde Crônica para apoiar reabilitação de pessoas com deficiência
Marcada para o dia 28 de setembro, a corrida terá percursos de 5 km e 10 km, além de uma caminhada

Trump impõe tarifa de 35% ao Canadá e agrava guerra comercial com 23 países
Assim como no Brasil, nova alíquota entra em vigor em 1º de agosto; governo canadense tenta reverter decisão e defende esforço conjunto contra fentanil

Governo da Bahia amplia isenção do ICMS na conta de luz e pode beneficiar até 1,8 milhão de famílias; entenda
Isenção na conta de luz será aplicada para famílias de baixa renda que consomem até 80 kWh por mês

Prefeitura de Salvador entrega 100 casas reformadas pelo Morar Melhor em Itapuã
Ao todo, gestão municipal já entregou mais de 840 residências reformadas no bairro