SPM e SSP firmam compromisso para combate à violência de gênero na Bahia
Iniciativa internacional mobiliza agentes de segurança e sociedade contra a violência
Ane Novo/Ascom SPM
Durante o lançamento da Campanha Laço Branco, realizado no Centro de Operações e Inteligência da Segurança Pública (COI), em Salvador, a Secretaria das Mulheres do Estado (SPM) e a Secretaria de Segurança Pública (SSP) firmaram uma carta compromisso para promover a igualdade de gênero e combater o feminicídio na Bahia. O evento, que ocorreu no Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, reuniu líderes como a secretária da SPM, Neusa Cadore, e o secretário da SSP, Marcelo Werner.
Compromisso com a igualdade de gênero e segurança
A carta compromisso assinada pelas secretarias estabelece ações estratégicas como formações para agentes de segurança, criação de códigos de conduta no atendimento a mulheres vítimas de violência, campanhas de conscientização sobre masculinidades saudáveis e policiamento sem revitimização. Para Neusa Cadore, a parceria fortalece a luta contra a violência de gênero:
“Esse é um momento especial, em que unimos ainda mais as nossas forças, porque a luta pelo fim da violência não pode ser uma luta só das mulheres, tem que ser uma luta de todas as pessoas. É muito importante, é muito potente o apoio dos homens e, em especial, dos agentes da Segurança Pública, que desenvolvem um papel crucial no cotidiano, podendo ouvir, acolher, proteger, garantir que leis, como a Maria da Penha, sejam cumpridas e, efetivamente, salvar vidas.”
O secretário Marcelo Werner enfatizou os investimentos do governo estadual, destacando a criação de Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher (Deam) e Núcleos Especializados (Neam):
“Reafirmo o nosso compromisso com a Secretaria das Mulheres do Estado; com o enfrentamento a qualquer tipo de violência contra a mulher; com o fortalecimento dessa integração e com o engajamento dos profissionais das Forças de Segurança. Fizemos questão de participar da Campanha Laço Branco, mostrando que nós estamos juntos nessa causa e em todas as outras tão importantes para a erradicação da violência de gênero.”
Impacto no trabalho das forças de segurança
As ações previstas na carta também buscam conscientizar profissionais da segurança pública sobre a importância de uma abordagem humanizada e eficiente no enfrentamento à violência contra as mulheres. O tenente PM Sampaio destacou o impacto positivo dessas iniciativas na rotina policial:
“Essa é uma iniciativa extremamente positiva. A Polícia Militar, em todas as ações, em todas as instruções, cursos, palestras, já tem esse olhar de cuidado, inclusive, de ensinar, de instruir os policiais, os militares, quanto a esse cuidado com relação ao público em geral e muito mais com as mulheres. Então, toda instrução, todo o conhecimento ele é sempre muito bem-vindo.”
Campanha Laço Branco
Presente em mais de 55 países, a Campanha Laço Branco teve origem em 1989, no Canadá, após o massacre de 14 mulheres na Escola Politécnica de Montreal. Desde então, a iniciativa é reconhecida como a maior mobilização mundial de homens contra a violência de gênero. No Brasil, a campanha integra os 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, que terminam em 10 de dezembro, Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Mais Lidas
Júpiter atinge brilho máximo em 2026 e pode ser visto a olho nu neste sábado
Bolsa Família 2026: saiba quem tem direito e como se cadastrar no benefício
Cidades
Bolsa Família 2026: saiba quem tem direito e como se cadastrar no benefício
Últimas Notícias
Resumo de Êta Mundo Melhor de 12 a 17 de janeiro: revelações, ameaças e romances em risco
Semana da novela é marcada por ciúmes, confrontos e um atentado que muda os rumos da trama
Resumo de Três Graças de 12 a 17 de janeiro: segredos, confrontos e novas revelações movimentam a semana
Investigação sobre a escultura e conflitos familiares ganham força nos próximos capítulos da novela
Resumo Coração Acelerado de 12 a 17 de janeiro: estreia da novela traz paixões, desencontros, fuga e momentos de humilhação
Trama musical que estreou em 12 de janeiro acompanha a trajetória de uma jovem cantora em busca de espaço e reconhecimento
Eleições 2026: Lula lidera disputa presidencial e vence adversários da direita no 1º turno
Pesquisa nacional indica vantagem do atual presidente em diferentes cenários e aponta empate técnico apenas contra Tarcísio de Freitas no 2º turno
Bahia tem 2ª maior taxa de presos que não retornaram após saidinha de Natal no Brasil
Com 8,1% de evasão, Estado fica atrás apenas do Rio de Janeiro em termos percentuais
BBB 26 estreia com prêmio histórico, retorno do Quarto Branco e primeira madrugada marcada por estratégias e conflitos
Reality abre temporada com mistura de anônimos, famosos e ex-participantes, além de dinâmica de resistência valendo vagas na casa
Pesquisa mostra Lula com 50% de desaprovação e 47% de aprovação entre eleitores
Levantamento nacional aponta cenário de divisão política e avaliação negativa em áreas estratégicas do governo federal
Operação Overclean: PF mira deputado Félix Mendonça Jr. por esquema de desvios de emendas na Bahia
Nova fase investiga esquema de corrupção e lavagem de dinheiro; STF determinou bloqueio de R$ 24 milhões do pedetista baiano
Palmeiras x Vitória: onde assistir ao vivo, horário e prováveis escalações
Duelo eliminatório, às 19h30, define quem avança para a próxima fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior
Anvisa aprova medicamento injetável para prevenção do HIV com aplicação semestral
Sunlenca passa a integrar o arsenal de prevenção do HIV com aplicação a cada seis meses