O Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP) alcançou, entre janeiro e setembro deste ano, 689 foragidos da Justiça por diversos crimes. O número supera o mesmo período no ano anterior, quando 680 prisões foram feitas.
Neste último fim de semana, um homem procurado por roubo foi localizado em Salvador, elevando o total de foragidos presos pela tecnologia a 1.942 desde sua implantação em 2019. Atualmente, o sistema monitora 80 municípios baianos, incluindo a capital e interior do Estado. As câmeras também são utilizadas de forma itinerante em grandes eventos, com suporte das Plataformas Elevadas de Observação (POE).
De acordo com a SSP, cerca de 25% dos foragidos presos eram procurados por roubo, 21% por homicídio, 13% por tráfico de entorpecentes e 5,7% por estupro. O sistema também auxiliou na captura de fugitivos por dívidas de pensão, associação criminosa, porte ilegal de arma de fogo e violência contra a mulher, entre outros crimes.
As prisões aconteceram em 40 cidades. Além de Salvador, estão na lista Lauro de Freitas, Dias D’Ávila, Vera Cruz, Pojuca, Simões Filho, Camaçari, Alagoinhas, Feira de Santana, Eunápolis, Vitória da Conquista, Itabuna, Porto Seguro, Jequié, Paulo Afonso, Teixeira de Freitas, Itaberaba e Ilhéus. Também houve prisões em Candeias, Madre de Deus, Itamaraju, Irecê, Itaparica, Barreiras, Valença, Serrinha, Luís Eduardo Magalhães, Cruz das Almas, Santo Estevão, Ibotirama, Ipiaú, Itacaré, Euclides da Cunha, Salinas da Margarida, São Miguel das Matas, São Félix, Itagi, Guanambi, Conceição do Coité e Casa Nova.
Leia também:
Avião faz pouso de emergência no Aeroporto de Salvador após pane
Aula magna para Jovens Aprendizes Empreendedores será realizada nesta segunda