Os semáforos de Salvador passam a ter comando virtual do Centro de Controle Semafórico (CCS), em implantação da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador). A tecnologia opera em tempo real para monitorar os sinais da capital baiana.
Em primeira fase do funcionamento, cerca de um terço dos 1,2 mil semáforos da cidade estão ligados ao CCS. Até o fim do ano, a previsão é de que a metade esteja sob administração em modo virtual.
O Centro de Controle permite a mudança de cores nos sinais a depender do trânsito pelas ruas de Salvador. Além disso, a tecnologia verifica equipamentos que apresentam defeitos, como luz de LED sem acender, em razão de solicitar o reparo imediato.
Semáforos ligados à tecnologia
Os semáforos de importantes vias da capital baiana já estão ligados à tecnologia de controle virtual. Entre elas, toda a Avenida Avenida Afrânio Peixoto, conhecida como Suburbana, após recente requalificação.
Os sinais da Cidade Baixa, da Avenida Centenário, da Liberdade e de grande parte da Orla também recebem o monitoramento em tempo real. Outrossim, regiões como IAPI, Caixa D’Água e Uruguai estão em processo de instalação da tecnologia.
Leia também:
Servidores do INSS decidem por manutenção de greve
Operação retira embarcações irregulares na orla da Ribeira
Estagiário do INSS é preso em Salvador por fraudar crédito consignado