A Prefeitura de Salvador, por meio do programa Salvador Tech, está oferecendo mais de 4 mil vagas de cursos digitais até dezembro. O programa, gerido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), disponibiliza cursos em quatro áreas principais: carreira, técnico, conhecimentos básicos e soft skills. Os alunos podem ter aulas online, híbridas ou presenciais.
A plataforma, que já conta com mais de 20 mil inscritos, facilita o acesso a essas formações. De acordo com o diretor do Salvador Tech, Vinícius Mariano, os cursos são oferecidos em colaboração com a iniciativa privada e o terceiro setor. Desde o início do programa, foram disponibilizadas cerca de 6 mil vagas para capacitações em carreiras digitais.
As trilhas de aprendizagem incluem cursos técnicos, que cobrem tópicos como programação e design, e a trilha de carreiras, que orienta os alunos sobre como ingressar e se especializar na área de tecnologia. A trilha de conhecimentos básicos aborda matérias essenciais como matemática, lógica, inglês e português, enquanto a trilha de soft skills foca no desenvolvimento de habilidades comportamentais e de performance.
Atualmente, os seguintes cursos estão abertos para inscrição: Desenvolvedor de Games, Designer Gráfico para Ilustração e Publicação Digital, CorelDraw e Photoshop – Ilustração Digital e Tratamento de Imagem, Illustrator e Photoshop, Modelagem de Personagens para Game, Modelagem 3D de Cenários, Criação de Games em 2D, Customer Success, Inside Sales, Front-end, Back-end, DevOps, Cientista de Dados, Designer Gráfico, UX/UI, Produção de Conteúdo e Edição, Marketing Digital, Exploração do Metaverso, Product Owner/Manager e Google Cloud Computing Foundations.
Os cursos são oferecidos em parceria com instituições como UNIFEL, IMDS, Meta, Junior Achievement, SENAC e Google Cloud.
Ainda segundo Vinícius Mariano, as inscrições devem ser feitas diretamente através da plataforma Salvador Tech, disponível no site. “Ao selecionar o curso desejado, os candidatos receberão as informações e orientações necessárias para o acesso, que podem variar conforme o parceiro”, explicou.
“Para o restante de 2024, estão sendo oferecidas mais de 4 mil vagas, com turmas programadas até dezembro e cargas horárias que variam entre 40 e 240 horas. O público-alvo inclui pessoas a partir de 16 anos interessadas em se capacitar nas carreiras digitais, migrar de carreira ou aprimorar seus conhecimentos, independentemente de sua experiência prévia no mercado de tecnologia”, completou o diretor do programa.
Leia também:
Avião de pequeno porte cai na zona rural de Apiacás, no Mato Grosso
Governo do Estado disponibiliza novo crédito do Bolsa Presença
Bahia sobe para 18ª posição no Ideb e governador celebra avanços na educação