Salvador recebe dez novos ônibus com ar-condicionado para atender o Subúrbio Ferroviário
Titular da Semob destacou que segue monitorando a frota, e estudando novas melhorias para o sistema de transporte da capital baiana

A Prefeitura de Salvador entregou, nesta terça-feira (18), 10 novos ônibus com ar-condicionado para a operação do transporte público. A iniciativa faz parte do plano de renovação da frota e atenderá moradores do Subúrbio Ferroviário, em bairros como Vista Alegre, Fazenda Coutos e Paripe, proporcionando veículos equipados com elevadores para acessibilidade e assentos preferenciais.
O secretário de Mobilidade, Pablo Souza, afirmou que a modernização do transporte público é uma prioridade para a gestão municipal. “Esses novos ônibus trazem mais conforto e qualidade de vida para quem depende do transporte público diariamente. Estamos nas ruas, ouvindo a população e trabalhando para ampliar essa melhoria para outras regiões da cidade“, declarou durante a entrega dos veículos.
Os ônibus começam a circular nos próximos dias e devem atender milhares de passageiros diários no Subúrbio. O secretário destacou que a Semob segue monitorando a frota e estudando novas melhorias para o sistema de transporte da capital baiana.
Expansão da frota e financiamentos
A Prefeitura pretende ampliar ainda mais a frota de ônibus em Salvador. “Até março, a Prefeitura dará um passo fundamental para a modernização do transporte público da cidade, com a assinatura de dois financiamentos estratégicos. Um deles, no valor de R$264 milhões junto ao BNDES, permitirá a aquisição de 300 novos ônibus para reforçar a frota e melhorar o serviço prestado à população”, afirmou Souza.
Além da ampliação da frota, a gestão municipal também investe em soluções sustentáveis, segundo o titular da Semob. “Estamos avançando na mobilidade sustentável com um financiamento de quase R$500 milhões do Banco Mundial, destinado à compra de 90 ônibus elétricos, que reduzirão a emissão de poluentes e tornarão o transporte coletivo mais eficiente e ecológico“.
A previsão é que os novos investimentos fortaleçam o sistema de transporte na cidade, oferecendo opções mais acessíveis e alinhadas às demandas ambientais e operacionais do setor.
Pablo Souza é o novo secretário de Mobilidade
No início de fevereiro, o economista Pablo Souza foi anunciado pelo prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), como novo titular da Secretaria de Mobilidade (Semob). O anúncio e a posse ocorreram em uma cerimônia realizada na sede da prefeitura, localizada na Praça Thomé de Souza, no Centro Histórico. Souza substitui Fabrizzio Muller, que liderou a pasta desde 2021 e deixou o cargo para atuar na iniciativa privada.
“Sai um colaborador que passou oito anos à frente da mobilidade em Salvador, credenciado por uma trajetória que me levou a escolhê-lo como secretário no meu primeiro mandato. Enfrentamos muitos desafios e tivemos avanços importantes, como a inclusão de 570 novos ônibus, a maior compra do Brasil nesse período”, declarou Bruno Reis.
Segundo o prefeito, Muller é um dos maiores especialistas em transporte e mobilidade do país e foi atraído por propostas mais vantajosas da iniciativa privada.
Souza, por sua vez, retorna à gestão municipal após uma passagem pela FIFA, onde atuou no planejamento de transportes para a Copa do Mundo.
“Estamos trazendo o Pablo, que já foi colaborador nosso e estava na iniciativa privada. O mercado identificou nele um jovem de muito valor. Ele conhece profundamente o transporte público de Salvador e foi diretor de planejamento das nossas linhas. Alguém que eu tenho certeza que vai me ajudar, que vai contribuir muito para a gente resolver o problema do transporte público em Salvador”, afirmou Bruno Reis.
Mais Lidas
Segurança do Carnaval na Bahia conta com helicópteros, drones e embarcações
Cidades
Lista de espera do Prouni 2025 tem inscrições até esta quinta-feira
STF mantém condenação de homem envolvido no assassinato de Mãe Bernadete
MPF pressiona governo federal sobre demarcação de terras indígenas na Bahia
Últimas Notícias

Lista de espera do Prouni 2025 tem inscrições até esta quinta-feira

STF mantém condenação de homem envolvido no assassinato de Mãe Bernadete

Governo do Estado anuncia investimento em abastecimento e saneamento em Salvador e Região Metropolitana
Pacote inclui a entrega de obras, novas ordens de serviço e processos licitatórios

TCU determina correções no INSS após detectar erros em milhares de pedidos negados
Relatório do TCU exige ações para aprimorar concessão de benefícios

João Roma critica decisão do STF e diz que Bolsonaro é alvo de perseguição política
Deputado estadual Leandro de Jesus (PL) classificou julgamento como 'político', sem fundamentos sólidos e baseado em 'opiniões, sem fatos, sem provas'

Jerônimo reforça papel estratégico do agro na economia e diz que trabalha para melhorar logística
Durante lançamento da Bahia Farm Show 2025, governador defendeu melhoria da infraestrutura para garantir competitividade ao agronegócio baiano

BBB: Vinícius teme paredão e desabafa após saída de Aline: ‘Meus pensamentos estão me sufocando’
Ex-BBB comentou sobre os participantes, enquanto aliados discutem o impacto da eliminação

Impasse no PT adia eleição para 1º vice-presidência da AL-BA para próxima semana
Partido indicou a deputada Fátima Nunes para vaga, mas candidatura de Júnior Muniz, também do PT, gerou disputa interna pelo cargo

Delegado da Polícia Civil da Bahia é exonerado após investigação sobre desvio de fuzis
Nilton Tormes é investigado por envolvimento no desvio de armas apreendidas em operação

Salvador vence prêmio nacional com projeto que capacita mulheres para atuação no setor de transporte
Iniciativa oferece formação profissional para mulheres interessadas em atuar como motoristas em diferentes modais, incluindo o sistema BRT de Salvador

Junior Marabá cobra investimentos da Coelba e diz que falta de energia trava industrialização em Luís Eduardo Magalhães
Ao Portal M!, prefeito ressaltou que fortalecimento da infraestrutura energética permitiria não apenas a industrialização, mas ampliação de emprego e renda

Presidente da Aiba aposta em tecnologia e expansão nacional para transformar a Bahia Farm Show
Evento, que ocorrerá em junho, promete superar recordes de negócios e público, com destaque para tecnologia e fortalecimento do agronegócio