Salvador lidera ranking de chuvas na Bahia e acende alerta para nova frente fria

Capital registrou 60 mm de precipitação, ficando à frente de várias cidades do interior


Otávio Queiroz
Otávio Queiroz 10/05/2025 08:50 • Cidades
Salvador lidera ranking de chuvas na Bahia e acende alerta para nova frente fria - Equipe M!

Salvador foi a cidade mais atingida pela chuva na Bahia nas últimas 24 horas, segundo boletim do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). A capital registrou 60 mm de precipitação, ficando à frente de Santa Cruz Cabrália (52,8 mm), São Félix (48,8 mm) e Camamu (47 mm).

Outras cidades também enfrentaram altos volumes de chuva, como Itamaraju (25,6 mm), Lauro de Freitas (23,4 mm), Taperoá (21,6 mm), Paulo Afonso e Prado (ambas com 19 mm), além de Ilhéus (11,2 mm). Em Salvador, os bairros da Federação, Brotas e Chapada do Rio Vermelho registraram mais de 50 mm de chuva em apenas três horas.

A previsão é de mais instabilidade nos próximos dias. De acordo com a Defesa Civil de Salvador (Codesal), uma nova frente fria deve chegar à capital na próxima semana, mantendo o tempo instável. O órgão segue em plantão 24 horas, atendendo ocorrências pelo número 199. Até as 6h30 deste sábado (10), havia apenas um chamado registrado: ameaça de deslizamento de terra devido ao solo encharcado.

Fim de semana de alerta

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo para Salvador e outras 95 cidades baianas por conta do acumulado de chuvas até a manhã deste sábado. A previsão é de tempo nublado e instável, com temperaturas que podem chegar aos 30 °C. A umidade do ar deve cair para 40%, com ventos de até 21 km/h.

No domingo (11), a previsão é de continuidade da chuva e ventos ainda mais fortes, alcançando 25 km/h. A umidade pode atingir níveis críticos, em torno de 30%, com mínima de 24 °C.

Previsão para o estado

Enquanto Salvador e o litoral seguem com tempo instável, o interior da Bahia deve registrar predomínio de sol neste fim de semana. No sábado, a capital e a região metropolitana devem ter chuvas isoladas nas primeiras horas do dia, seguidas de tempo firme. No domingo, as precipitações diminuem e o sol volta a prevalecer na maior parte do estado.

Balneabilidade: 18 praias impróprias para banho em Salvador

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema) divulgou seu mais recente boletim de balneabilidade, indicando que ao menos 18 praias de Salvador estão impróprias para banho neste fim de semana. A classificação leva em conta análises feitas ao longo de cinco semanas consecutivas em 134 pontos da costa baiana.

As praias são consideradas impróprias quando apresentam níveis de contaminação que oferecem riscos à saúde dos banhistas, com possibilidade de infecções e doenças de veiculação hídrica.

Confira situação das praias da capital baiana:

Praias impróprias para banho:

  • São Tomé de Paripe
  • Tubarão
  • Periperi
  • Penha
  • Bogari
  • Bonfim
  • Pedra Furada
  • Boa Viagem
  • Marina Contorno
  • Ondina (próxima à Rua Ademar de Barros)
  • Rio Vermelho (próxima à igreja Nossa Senhora de Santana)
  • Amaralina (em frente à Praça do Budião)
  • Pituba (em frente à Rua Paraíba)
  • Armação
  • Boca do Rio
  • Corsário
  • Patamares
  • Itapuã (em frente à Sereia de Itapuã)

Praias próprias para banho:

  • Roma
  • Canta Galo
  • Porto da Barra
  • Santa Maria
  • Farol da Barra
  • Ondina (Morro da Sereia)
  • Rio Vermelho (Rua Bartolomeu de Gusmão)
  • Buracão
  • Amaralina (fundo da Escola Cupertino de Lacerda)
  • Pituba (próximo à Rua Paraná)
  • Piatã
  • Placafor
  • Itapuã (próximo à Rua Sargento Waldir Xavier)
  • Farol de Itapuã
  • Stella Maris
  • Flamengo (barracas Doce Vida e da Pipa)

O boletim é atualizado semanalmente e serve como orientação para moradores e turistas que pretendem aproveitar as praias da cidade. A recomendação é sempre observar a sinalização nas áreas de banho e evitar locais classificados como impróprios, especialmente após períodos de chuva.

Otávio Queiroz

Otávio Queiroz

Soteropolitano com 7 anos de experiência em comunicação e mídias digitais, incluindo rádio, revistas, sites e assessoria de imprensa.

Mais Lidas

Cidades

Últimas Notícias

Bolsonaro diz que vai ‘morrer na cadeia’ se for condenado por tentativa de golpe: ‘crime impossível’ -
Política 17/05/2025 às 16:01

Bolsonaro diz que vai ‘morrer na cadeia’ se for condenado por tentativa de golpe: ‘crime impossível’

Em entrevista, ex-presidente critica processo no STF e volta a se dizer perseguido pelo sistema


Deputados baianos vão debater novo traçado do VLT e fazem homenagens a Mãe Stella e à presidente do STF -
Política 17/05/2025 às 15:09

Deputados baianos vão debater novo traçado do VLT e fazem homenagens a Mãe Stella e à presidente do STF

Programação da ALBA inclui audiências públicas, homenagens póstumas e eventos culturais entre os dias 19 e 23 de maio


Bebê reborn: excessos motivam projeto de lei no Congresso -
Sem categoria 17/05/2025 às 14:18

Bebê reborn: excessos motivam projeto de lei no Congresso

Proposta determina multa de até 20 salários mínimos para quem tentar obter benefícios públicos, prioridade ou atendimentos voltados a bebês reais


Xuxa revela reação chocante de Roberto Carlos a figurino inusitado -
Coluna Ohh! 17/05/2025 às 13:35

Xuxa revela reação chocante de Roberto Carlos a figurino inusitado

Episódio aconteceu durante a gravação de um especial de fim de ano na TV Globo


Pedido de impeachment de Flávio Dino entra na lista de 55 ações no Senado contra ministros do STF -
Política 17/05/2025 às 12:55

Pedido de impeachment de Flávio Dino entra na lista de 55 ações no Senado contra ministros do STF

Ministro Alexandre de Moraes lidera com 28 pedidos de impeachment apresentados até o momento


Ex-diretor do INSS é alvo da PF por autorizar convênios com entidades que desviaram R$ 142 milhões -
Política 17/05/2025 às 12:20

Ex-diretor do INSS é alvo da PF por autorizar convênios com entidades que desviaram R$ 142 milhões

Caso integra um conjunto de apurações sobre fraudes no instituto


China, União Europeia e Argentina suspendem compra de frango do Brasil após caso de gripe aviária -
Internacional 17/05/2025 às 11:40

China, União Europeia e Argentina suspendem compra de frango do Brasil após caso de gripe aviária

Medida tem validade inicial de 60 dias e atinge um dos principais setores do agronegócio nacional


‘Saiu a onça e entrou o tigrinho’: Virginia vira rainha da Grande Rio e divide opiniões -
Coluna Ohh! 17/05/2025 às 11:03

‘Saiu a onça e entrou o tigrinho’: Virginia vira rainha da Grande Rio e divide opiniões

Nas redes sociais, a reação à nova rainha foi imediata


Bebês Reborn em Salvador: A emoção por trás do hobby que gera amor e polêmica -
Cidades 17/05/2025 às 10:25

Bebês Reborn em Salvador: A emoção por trás do hobby que gera amor e polêmica

Colecionadora baiana revela como a arte dos reborn transformou sua vida e explica por que o tema divide opiniões


9ª rodada do Brasileirão: veja os jogos, onde assistir e o duelo que pode mudar o líder do campeonato -
Esporte 17/05/2025 às 09:59

9ª rodada do Brasileirão: veja os jogos, onde assistir e o duelo que pode mudar o líder do campeonato

Torcedores terão três principais opções para acompanhar seus clubes