Salvador celebra 476 anos com esporte, inclusão e música na corrida 10 Milhas
Este ano, trajetos homenagearam Jorge Amado e Zélia Gattai

Salvador continuou, neste domingo (30), as comemorações pelos seus 476 anos, com a sétima edição da corrida 10 Milhas, evento que uniu esporte, inclusão e cultura nas ruas da capital baiana. A prova, já consolidada no calendário esportivo da cidade, contou com dois percursos distintos: um de 10 milhas (cerca de 16 km), que partiu do Rio Vermelho em direção à Ponta do Humaitá, e outro de 5 milhas (8 km), saindo da Praça Maria Felipa, no Comércio. Este ano, os trajetos homenagearam dois grandes nomes da literatura brasileira, Jorge Amado e Zélia Gattai. Além da competição, atrações musicais ao longo do percurso incentivaram os participantes.
O prefeito Bruno Reis participou da prova e destacou a relevância do evento para a cidade. “É uma corrida belíssima em uma das regiões mais históricas de Salvador. É impressionante a quantidade de pessoas de outras cidades que vêm para participar. Esse evento faz parte do calendário oficial da cidade e das comemorações do nosso aniversário”, afirmou.
“Naturalmente, como prefeito, participei de todas as edições. Corri 5 quilômetros e completei em 44 minutos. Muitos cidadãos estão aqui correndo em homenagem à nossa cidade”, completou.
Impacto no turismo e na economia
O prefeito também ressaltou o impacto positivo da corrida e de outros eventos esportivos na economia local. “O turismo esportivo tem um papel estratégico no fortalecimento da nossa economia. Neste fim de semana, além da corrida, tivemos o OceanMan, uma competição internacional que atraiu milhares de visitantes. Nossos hotéis estão quase todos lotados, e bares, restaurantes e eventos da cidade estão recebendo esse público. Isso gera desenvolvimento, movimenta nossa economia e garante que muitas pessoas tenham um incremento na renda”, explicou Bruno Reis.
Segundo ele, a chegada de atletas e turistas para eventos como a 10 Milhas fortalece diferentes setores, desde o transporte por aplicativos e táxis até o consumo de produtos e serviços locais.
“É assim que impulsionamos Salvador economicamente: atraindo grandes eventos, fomentando o turismo e gerando mais recursos para investir na cidade”, concluiu Bruno Reis.
Inclusão social: massoterapeutas cegos atendem atletas
Um dos diferenciais da corrida Salvador 10 Milhas foi a inclusão social, com a participação de massoterapeutas cegos no atendimento aos corredores após a prova. O grupo, liderado pela enxadrista Cláudia Lima, beneficiária do programa Bolsa Atleta da Prefeitura de Salvador, é composto por 20 profissionais cegos ou com baixa visão.
“É muito gratificante mostrar que a pessoa com deficiência tem espaço e pode exercer sua profissão. A massagem esportiva ajuda na recuperação dos atletas e, ao mesmo tempo, nos dá visibilidade e inclusão no mercado de trabalho. Para mim, como mulher cega e massoterapeuta, é uma oportunidade de valorizar nossa equipe”, pontuou Cláudia Lima.
Programação de aniversário segue com música e folia
As comemorações pelo aniversário da cidade não ficaram restritas à corrida. Às 11h, a tradicional “Volta ao Dique” reuniu foliões no Dique do Tororó, com concentração em frente à Arena Fonte Nova. O evento foi comandado pelo grupo Mudei de Nome, formado por Ricardo Chaves, Ramon Cruz, Magary Lord e Jonga Cunha, que animou o público com grandes sucessos da Axé Music a bordo do “Pranchão”.
Já no início da noite, a Praça Municipal vai transformar em palco do grande show gratuito em homenagem aos 476 anos de Salvador. Artistas como Pabllo Vittar, Russo Passapusso, Larissa Luz e Rachel Reis subirão ao palco, a partir das 18h, para celebrar o aniversário da primeira capital do país. O evento também contará com performances do Cortejo Afro, Àttooxxá e Sued Nunes.
Mais Lidas
Cidades
Chuvas intensas colocam Salvador em estado de atenção e causam transtornos
Seis em cada dez apostadores usaram bets ilegais este ano, aponta pesquisa
Últimas Notícias

Chuvas intensas colocam Salvador em estado de atenção e causam transtornos

Inscrições para preparatório gratuito do Enem em Salvador terminam nesta sexta-feira; veja como participar
Aulas têm início previsto para o mês de julho e serão oferecidas de forma presencial por instituições parceiras da Prefeitura

Praça Municipal sediará IV Festival de Quadrilhas Juninas de Salvador a partir desta sexta; confira programação completa
Praça Municipal recebe oito grupos nos dias 13, 14 e 18 com apresentações que integram o Arraiá da Prefs 2025

Brasil pode atingir recorde com 336,1 milhões de toneladas de grãos na safra 2024/25
Caso previsão se confirme, volume representará um aumento de 13% em relação ao ciclo anterior

Confederações do setor produtivo se unem em protesto contra MP que eleva impostos no lugar do IOF
Empresariado contesta elevação de tributos e pede previsibilidade na política fiscal

Senado aprova penas mais duras para crimes em escolas; homicídio passa a ser considerado hediondo
Texto segue para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva

Léo Santana grava novo EP em posto de gasolina e atrai multidão em Salvador
Projeto mistura pagodão, forrógode e fuleragem, e será lançado ainda em junho com regravações e inéditas

CBPM firma parceria com Câmara Brasil-Canadá e busca ampliar investimentos estrangeiros na mineração baiana
Parceria busca promover sustentabilidade e atrair capital estrangeiro para o setor mineral do estado

Prefeitura de Salvador entrega 100 casas reformadas pelo Morar Melhor no Acupe de Brotas
Meta da gestão municipal é chegar a 60 mil imóveis até o fim de 2025

Ativista brasileiro é deportado por Israel após missão humanitária rumo à Faixa de Gaza
Ministério das Relações Exteriores de Israel classificou a ação do barco como 'manobra publicitária'

Seis em cada dez apostadores usaram bets ilegais este ano, aponta pesquisa
Falta de informação e semelhança com plataformas legais confundem usuários e favorecem o mercado clandestino