SAC e polícia civil implementam parceria para melhorar atendimento nas delegacias
Órgão passa a funcionar na Delegacia Especializada de Combate ao Racismo, inaugurada pelo governador em alusão à data celebrada nesta terça

O superintendente do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), Flávio Machado, explicou, na manhã desta terça-feira (21), em entrevista para o Portal M, como a nova parceria entre a polícia civil e o programa “Aqui Tem SAC” promete melhorar o atendimento nas delegacias. A proposta, que já foi implantada com sucesso nas unidades da Delegacia para o Adolescente Infrator (DAI) e na Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra a Criança e o Adolescente (Dercca), oferece um atendimento mais humanizado e eficaz.
Agora, o SAC também passará a funcionar na Delegacia Especializada de Combate ao Racismo, inaugurada nesta manhã pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), em alusão à data celebrada nesta terça-feira.
Acolhimento e arquitetura do atendimento
De acordo com Flávio Machado, o primeiro pilar dessa parceria diz respeito ao acolhimento, fundamental para qualquer serviço público. Segundo o superintendente, um dos principais focos é garantir que o atendimento seja discreto e seguro, principalmente em casos sensíveis, como vítimas de violência doméstica.
“Buscamos a melhor forma de recebê-lo, para que seja atendido de maneira confortável e discreta. Pensamos, por exemplo, em como uma mulher vítima de violência pode ser atendida sem que seu agressor a veja, garantindo sua segurança e privacidade”, comentou Machado.
“Hoje, todos podem reconhecer muito bem esses pilares, como a parte da arquitetura, que envolve o acolhimento, ou seja, como o cidadão chega e é recebido pelos nossos atendentes. Todo esse preparo e cuidado têm que ser aplicados para que o atendente receba o cidadão da melhor maneira possível”, completou ao Portal M!.
Tecnologia e organizações de fluxos
Segundo Flávio, a tecnologia desempenha um papel crucial na parceria “Aqui Tem SAC”. Em vez de filas desorganizadas e longas esperas, o sistema de senhas foi implementado, permitindo que o atendimento seja mais ágil e que os cidadãos não se sintam desassistidos.
“Há também a parte de tecnologia, com o sistema que emite senhas para organizar a fila de atendimento, além do treinamento necessário”, disse o superintendente.
Capacitação de atendentes
Conforme o superintendente, os atendentes do SAC, especializados e com anos de experiência, são parte fundamental dessa transformação.
“Os atendentes que estarão aqui para receber o cidadão são da equipe do SAC, ou seja, são profissionais qualificados e com bastante experiência em atender o público de forma cuidadosa e eficaz, para garantir que o cidadão se sinta ouvido e bem acolhido”, disse ao Portal M!.
Machado destacou que os profissionais têm o papel de ouvir com empatia, garantir que todas as informações sejam coletadas com precisão e encaminhar os casos de maneira eficaz, respeitando a dignidade do cidadão.
“Eles também realizarão o atendimento relacionado a registros de ocorrências e encaminhamentos necessários. O objetivo é proporcionar ao cidadão um atendimento mais confortável, eficiente e acolhedor”, disse Flávio.
Otimização do trabalho da polícia civil
Flavio Machado afirmou que um dos aspectos mais inovadores dessa parceria é a liberação de investigadores, que tradicionalmente eram responsáveis pelo primeiro atendimento nas delegacias. Com a implementação do aqui tem SAC, os atendentes especializados assumem essa função.
“Por outro lado, ao não ser mais um investigador a atender o cidadão, o profissional poderá ser liberado para ir à rua e desempenhar outras funções da polícia, que muitas vezes ficam comprometidas devido à sobrecarga interna. Assim, todos saem ganhando: o cidadão, que tem um atendimento melhor, e a Polícia, que pode cumprir suas outras funções de maneira mais eficiente”, completou Flávio.
Impactos e benefícios para cidadão e para polícia
De acordo com Flávio Machado, a parceria traz benefícios tanto para o cidadão quanto para a Polícia Civil. Para o cidadão, o principal impacto será a melhoria na qualidade do atendimento, com uma recepção mais humana, ágil e confortável. Já para a Polícia Civil, a otimização dos recursos e o aumento da eficiência no atendimento ao público permite que os investigadores possam se concentrar em suas atividades principais.
Mais Lidas
Segurança do Carnaval na Bahia conta com helicópteros, drones e embarcações
Cidades
Simm abre 43 vagas de emprego e estágio em Salvador nesta segunda-feira
Seis torcedores são detidos com coquetéis molotov antes de Ba-Vi no Barradão
Últimas Notícias

Simm abre 43 vagas de emprego e estágio em Salvador nesta segunda-feira
No caso das vagas que exigem experiência, o tempo de serviço deve ser comprovado em carteira de trabalho

Paredão BBB 25: Aline, Diego Hypolito e Maike disputam permanência após noite de reviravoltas
Formação ocorreu na noite deste domingo (23) e promete movimentar jogo com fortes reviravoltas; eliminação acontece nesta terça (25)

Negros ainda recebem quase metade da renda de brancos no Brasil, revela estudo
De acordo com pesquisa, renda média do trabalho principal das pessoas negras correspondia a apenas 58,3%

Cauã Reymond compartilha mudança de hábitos após perda da mãe
Cauã Reymond discute mudanças em sua rotina de cuidados pessoais e estreia como vilão em nova versão de “Vale Tudo”

Gás de cozinha em Salvador é segundo mais caro do país, mesmo após redução de preço
Valor médio do botijão na capital baiana é de R$ 131,67, ficando atrás apenas de Boa Vista (RR), onde preço médio chega a R$ 136,90

Kiss anuncia retorno aos palcos após dois anos de pausa; saiba tudo sobre o show exclusivo em Las Vegas
A banda promete novidades e participações especiais

Denúncia no STF: o que acontece com Bolsonaro se ele for oficialmente acusado?
Caso denúncia seja aceita, Bolsonaro e os demais acusados passarão à condição de réus, dando início a uma ação penal

Enterro de Larissa Azevedo será nesta segunda-feira: trágica morte em tiroteio choca Salvador
Larissa Azevedo Pinheiro foi atingida no peito durante perseguição policial em Salvador

Lua de mel de Amado Batista e Calita: Morro de São Paulo como cenário do romance
Casal registrou passeio por Morro de São Paulo, com banho de mar e alimentação de peixes

Com voto de Flávio Dino, STF se aproxima da condenação de Zambelli
Caso envolve perseguição armada na véspera do segundo turno das eleições de 2022