Rodoviários da RMS iniciam greve por tempo indeterminado; veja linhas afetadas

Decisão foi tomada após falta de retorno para um ofício enviado à Agerba há cerca de 15 dias


Redação
Redação 31/05/2025 16:37 • Cidades
Rodoviários da RMS iniciam greve por tempo indeterminado; veja linhas afetadas - Roberto Fonseca

Os rodoviários da empresa Avanço, que opera 15 linhas na Região Metropolitana de Salvador (RMS), anunciaram neste sábado (31) que iniciarão greve por tempo indeterminado a partir da meia-noite de terça-feira (3). A paralisação foi anunciada pelo Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários da Região Metropolitana de Salvador, Alagoinhas e Paulo Afonso (Sindmetro-BA).

A greve afetará diretamente o transporte urbano em sete municípios baianos: Lauro de Freitas, Candeias, Camaçari, Madre de Deus, Simões Filho, Santo Amaro e São Francisco do Conde.

Frota precária e motoristas sem vínculo são principais queixas

Segundo o Sindmetro, a decisão foi tomada após o envio de um ofício à Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), há cerca de 15 dias. O documento solicitava a regularização da operação da empresa Avanço, com o objetivo de melhorar a qualidade do serviço. A entidade afirma que não recebeu resposta da autarquia e que a situação da empresa se agravou desde então.

O sindicato aponta problemas na gestão financeira da Avanço, além de alegar falta de comprometimento da direção com os passageiros. A categoria denuncia que a empresa opera com veículos antigos e sucateados, além de empregar motoristas contratados por diária, o que, segundo o sindicato, tem motivado demissões por parte dos trabalhadores.

A entidade sindical ainda alega que os ônibus em melhores condições da empresa estão sendo transferidos para operar em outros municípios, como Valença e Lauro de Freitas, o que prejudica ainda mais o atendimento nas cidades diretamente afetadas pela greve.

Empresa já foi alvo de protestos anteriores neste ano

No dia 3 de fevereiro, outra greve foi convocada pelo Sindmetro, desta vez abrangendo todas as empresas do sistema metropolitano de transporte, com exceção da Atlântico Transportes. Na ocasião, a paralisação foi suspensa após um acordo entre o sindicato patronal e os trabalhadores.

A nova mobilização tem foco exclusivo na Avanço e, segundo o sindicato, a previsão é de que a paralisação tenha longa duração, diante das dificuldades estruturais e operacionais da empresa para manter o serviço.

O transporte público metropolitano é de responsabilidade do Governo da Bahia, com fiscalização da Agerba. A autarquia foi procurada para comentar a paralisação e informar se há negociações em andamento ou previsão de alternativas para os usuários prejudicados.

Agerba afirma que apura informações sobre o caso

Até o momento, a Agerba informou que está apurando os fatos relacionados à paralisação e que deve emitir um posicionamento oficial nas próximas horas. A autarquia não confirmou se haverá serviços emergenciais ou medidas de contingência para os municípios afetados.

A greve ocorre em um momento de crescente insatisfação com o transporte público metropolitano, marcado por denúncias de sucateamento da frota, insegurança para os profissionais e deficiência na prestação do serviço à população.

Confira as linhas afetadas:

  • 1) Estação Mussurunga X Jambeiro
  • 2) Areia Branca / Jambeiro X Piatã
  • 3) Vida Nova / Itinga x Piatã
  • 4) Vida Nova / Itinga X Boca da Mata via São Cristóvão
  • 5) Portão X Estação Águas Claras via Areia Branca
  • 6) Estação Aeroporto X Hospital Metropolitano
  • 7) Camaçari X Estação Mussurunga
  • 8) Camaçari X Estação Águas Claras via BA-093
  • 9) Camaçari X Simões Filho
  • 10) Camaçari X São Francisco do Conde via Candeias
  • 11) Camaçari X Santo Amaro / São Francisco do Conde
  • 12) Candeias X Simões Filho via BR-324
  • 13) Candeias X Águas Claras via BR-324
  • 14) Candeias X Lauro de Freitas via Estação Aeroporto
  • 15) Madre de Deus X Estação Águas Claras via BR-324

Redação

Redação

Equipe de jornalistas e editores do portal Muita Informação

Mais Lidas

Cidades

Últimas Notícias

Jerônimo destaca papel da Bahia na Independência do Brasil em homenagem na Câmara: ‘temos que estar nos livros de história’ -
Política 09/07/2025 às 16:40

Jerônimo destaca papel da Bahia na Independência do Brasil em homenagem na Câmara: ‘temos que estar nos livros de história’

Governador destacou o caráter complementar do 2 de Julho ao 7 de Setembro, e lembrou que Independência só se concretizou após a retirada definitiva das tropas portuguesas


Bahia registra alta de 18% nas apreensões de armas em 2025 -
Cidades 09/07/2025 às 16:21

Bahia registra alta de 18% nas apreensões de armas em 2025

Segundo SSP-BA, entre janeiro e junho, 3.711 armamentos foi retirado das ruas, o que equivale a uma média de 20 armas apreendidas por dia


Carla Zambelli pede mais prazo para deixar imóvel funcional e isenção de multa diária -
Política 09/07/2025 às 16:02

Carla Zambelli pede mais prazo para deixar imóvel funcional e isenção de multa diária

Deputada deveria ter devolvido o imóvel até 4 de julho, mas defesa alega falta de notificação formal e solicita prazo até 15 de julho


Bahia busca quebrar jejum contra Fortaleza em jogo único com clima de final na Fonte Nova -
Esporte 09/07/2025 às 15:30

Bahia busca quebrar jejum contra Fortaleza em jogo único com clima de final na Fonte Nova

Confira onde assistir ao vivo, horário e escalações das quartas da Copa do Nordeste


Preços das Loterias Caixa aumentam nesta quarta; confira novos valores -
Negócios 09/07/2025 às 15:22

Preços das Loterias Caixa aumentam nesta quarta; confira novos valores

Reajuste atinge modalidades como Mega-Sena, Quina, Lotofácil e outras; Caixa afirma que mudança visa fortalecer premiações e repasses sociais


Envelhecimento, baixa natalidade e demissões alertam OCDE para futuro do emprego global -
Negócios 09/07/2025 às 14:42

Envelhecimento, baixa natalidade e demissões alertam OCDE para futuro do emprego global

Para entidade, essa realidade, somada a transformações digitais e mudanças climáticas, forma tríade que deve orientar políticas públicas


Professores rejeitam nova proposta da Prefeitura e mantêm greve em Salvador, que completa 63 dias -
Cidades 09/07/2025 às 14:11

Professores rejeitam nova proposta da Prefeitura e mantêm greve em Salvador, que completa 63 dias

Segundo coordenador-geral da APLB-Sindicato, Rui Oliveira, texto enviado pelo Executivo não contempla demandas dos educadores


Arena Fonte Nova adota biometria facial e inteligência artificial para reforçar segurança em jogos -
Esporte 09/07/2025 às 13:40

Arena Fonte Nova adota biometria facial e inteligência artificial para reforçar segurança em jogos

Duelo decisivo entre tricolores marca estreia das novas tecnologias de segurança e acesso no estádio baiano


Trump volta a defender Bolsonaro e fala em ‘caça às bruxas’ contra o brasileiro -
Política 09/07/2025 às 13:09

Trump volta a defender Bolsonaro e fala em ‘caça às bruxas’ contra o brasileiro

Ex-presidente respondeu publicamente ao gesto do americano, afirmando que ambos foram 'perseguidos implacavelmente' em seus países


Semifinal do Mundial de Clubes: PSG favorito encara Real Madrid em confronto de estrelas -
Esporte 09/07/2025 às 12:38

Semifinal do Mundial de Clubes: PSG favorito encara Real Madrid em confronto de estrelas

Equipes chegam à semifinal em momentos opostos e apostam nos franceses Dembélé e Mbappé para avançar na competição