‘Relógio do Clima’ é instalado em Salvador durante evento global que antecipa debates da COP 30
Global Artivism 2025 reúne artistas e ativistas de mais de 100 países na capital baiana com alertas e propostas sobre futuro do planeta
Reprodução/TV Bahia
Três anos, 260 dias e poucas horas. Esse é o tempo que o “Relógio do Clima”, instalado nesta última segunda-feira (3) em Salvador, marca como limite para que o planeta alcance emissão zero de gases de efeito estufa, evitando um ponto de “não retorno” ambiental. A contagem regressiva, baseada nos dados do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU, é um dos destaques do Global Artivism 2025, evento internacional que antecipa as discussões da COP 30, programada para ocorrer a partir da próxima segunda-feira (10), em Belém.
A conferência, que segue até quarta-feira (5), transformou Salvador em um grande centro de diálogo sobre arte, sustentabilidade e direitos humanos. A abertura oficial ocorreu no Hotel da Bahia by Wish, com a presença da deputada Erika Hilton, do ativista sul-africano Kumi Naidoo embaixador do movimento e de representantes de diferentes países. Durante o dia, o público acompanhou palestras, rodas de conversa e intervenções artísticas com foco em filantropia, protagonismo de mulheres negras e emergência climática.
‘Relógio do Clima’: um símbolo de esperança e ação
O “Relógio do Clima” idealizado pelo ativista Raul de Lima foi apresentado como uma obra de arte interativa e educativa, que busca conscientizar sem alarmar. Em entrevista, Raul explicou que a instalação, presente também em países como Itália e Coreia do Sul, além de estar no gabinete da ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, pretende ser uma “porta para a esperança”.
“A gente gosta muito de olhar para o relógio e pensar que é uma janela de esperança. A gente tem esse tempo para mitigação climática. Então a gente tem esse tempo para pensar como a gente traz mais gente para essa conversa. Como a gente traz mais gente para esse lado que está acreditando que é possível fazer uma transformação”, destacou Raul ao G1 Bahia.
Ao final do primeiro dia, os participantes se reuniram na Praça Campo Grande, onde artistas realizaram uma intervenção coletiva para simbolizar o compromisso da sociedade civil na luta contra o colapso climático.
Global Artivism leva arte, ciência e espiritualidade ao centro de Salvador
Durante os três dias de evento, o Global Artivism 2025 se espalha por diferentes espaços da cidade, incluindo o Goethe-Institut, Praça das Artes, Cinema do Museu, Espaço Cultural da Barroquinha, Teatro Gregório de Mattos, Casa do Carnaval da Bahia, Museu da Misericórdia e Sociedade Protetora dos Desvalidos. As atividades incluem shows, debates, exibições de filmes e performances, abordando temas como genocídio palestino, cinema negro e trans, e o papel da arte como resistência social.
Idealizado pelo rapper sul-africano Ricky Rick, o evento nasceu após a morte de seu filho, em um gesto de transformar o luto em ação coletiva. O objetivo, segundo os organizadores, é criar um espaço seguro para o diálogo global entre ativistas e artistas comprometidos com causas sociais e ambientais.
Margareth Menezes foi decisiva para trazer evento à Bahia
A decisão de realizar o Global Artivism 2025 em Salvador surgiu após uma conversa entre Ricky Rick e a ministra da Cultura, Margareth Menezes. Segundo Piti Canellas, coordenadora-geral da conferência, a ministra defendeu que a Bahia, com sua representatividade cultural e ancestralidade, seria o lugar ideal para sediar um encontro dessa magnitude.
“O ano passado foi na África do Sul e esse ano, quando ele veio para o G20, ele falou para Margareth Menezes que estava indo para Santarém fazer o evento do ativismo lá, porque a COP ia acontecer em Belém. E aí ela falou: ‘Por que você vai trazer uma convenção dessa tão maravilhosa, com tantos artistas do mundo inteiro, e levar para Santarém? Você tem que trazer para a Bahia”, relatou Piti.
O Global Artivism 2025 será encerrado, nesta próxima quarta-feira (5), com a elaboração de um documento internacional, reunindo as principais propostas e soluções apresentadas nos painéis e intervenções. O material será encaminhado pelos representantes à COP 30, que começa na próxima segunda-feira (10), em Belém.
Mais Lidas
Cidades
Homem é preso na Graça acusado de usar cães para atacar e ameaçar moradores
Últimas Notícias
Homem é preso na Graça acusado de usar cães para atacar e ameaçar moradores
SAC realiza atendimento exclusivo para idosos em quase 50 cidades baianas para emissão do novo RG
Iniciativa, que acontece neste sábado (8), busca agilizar emissão do novo documento para pessoas idosas e reduzir filas ao longo da semana
Acordo de Paris, transição energética e financiamento climático marcam segundo dia da Cúpula do Clima em Belém
Lula lidera debates sobre Acordo de Paris, NDCs e cooperação internacional rumo à COP30
Vitória deixa grupo dos mais ameaçados e renova chances de permanência na Série A
Rubro-Negro escapa do Z4 após quase 3 meses e melhora projeções de rebaixamento segundo a UFMG
Ex-ministros pedem a Lula criação de secretaria para conter crise na segurança do Rio após operação com 121 mortos
Grupo de ex-titulares da Justiça e juristas enviam carta ao presidente defendendo ação coordenada da União na capital fluminense
Aposentados têm até dia 14 para contestar descontos indevidos nos benefícios do INSS
INSS também emitiu alerta sobre tentativas de golpe envolvendo ressarcimento
Semob reforça frota de ônibus em Salvador para garantir acesso aos locais de provas do Enem
De acordo com a pasta, entre 10h e 18h, o sistema de transporte coletivo terá o reforço de 143 veículos, distribuídos em 92 linhas e 21 terminais
Salvador reforça combate ao Aedes aegypti com mutirões e atividades na Ribeira nesta sexta
Campanha nacional reforça mobilização em Salvador com ações educativas, inspeções e engajamento comunitário no combate ao Aedes aegypti
Cine Aulão gratuito prepara estudantes para Enem com revisão em salas de cinema neste sábado
Evento será realizado nas salas do Cinemark Salvador Shopping, a partir das 7h30
Consulado dos EUA envia carta ao Rio e lamenta morte de policiais durante megaoperação
Governo do Rio afirmou que mantém constante troca de informações com instituições de combate ao narcotráfico dos EUA
Ivana Mércia assume presidência do TRT-BA e anuncia metas para fortalecer Justiça do Trabalho na Bahia
Mércia expressou emoção ao assumir o cargo máximo da instituição, na noite da última quarta-feira (5)