Randerson Leal celebra implantação da Faixa Azul na Av. Bonocô: ‘Avanço para a segurança no trânsito’
Iniciativa foi proposta pelo vereador, por meio do Projeto de Lei nº 156/2024, aprovado por unanimidade na Câmara Municipal de Salvador

A mobilidade urbana em Salvador passa a contar com uma nova estrutura de segurança viária a partir desta segunda-feira (10): a primeira Faixa Azul exclusiva para motocicletas, implantada na Avenida Bonocô. A iniciativa foi proposta pelo vereador Randerson Leal (Podemos), por meio do Projeto de Lei nº 156/2024, aprovado por unanimidade na Câmara Municipal de Salvador.
Segundo Randerson Leal, a proposta surgiu da preocupação com os altos índices de acidentes envolvendo motos na cidade. “O número de acidentes com motociclistas é alarmante, e medidas como essa são fundamentais para salvar vidas. Nosso mandato propôs essa iniciativa porque entendemos a importância de garantir um trânsito mais seguro para todos”, afirmou o parlamentar.
A Faixa Azul tem como objetivo organizar o fluxo de motos, que atualmente trafegam entre veículos em congestionamentos, o que aumenta o risco de colisões. Com a nova faixa, o trânsito torna-se mais ordenado e seguro tanto para motociclistas quanto para motoristas.
Nova motofaixa funciona nos dois sentidos da Av. Bonocô
A faixa exclusiva foi demarcada entre as faixas 1 e 2 da Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô), próxima ao canteiro central, em ambos os sentidos. As marcações foram feitas com linhas tracejadas nas cores azul e branco. Mesmo com a implantação da motofaixa, a via mantém quatro faixas por sentido, sem prejuízo ao fluxo dos demais veículos.
Com a mudança, o limite de velocidade na Bonocô passa a ser de 60 km/h, conforme diretrizes da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Haverá um período educativo de 30 dias, durante o qual as infrações não serão autuadas, permitindo que os condutores se adaptem à nova estrutura.
Projeto-piloto pode ser expandido para outras vias de Salvador
A motofaixa da Bonocô é parte de um projeto-piloto desenvolvido pela Transalvador, com base em análises técnicas. Segundo o superintendente de trânsito, Decio Martins, relatórios periódicos serão enviados à Senatran para avaliar os resultados da iniciativa.
“Essa iniciativa inovadora é resultado de muito trabalho, pesquisas e estudos técnicos da Transalvador. Vamos analisar o comportamento do tráfego e mandar relatórios periódicos para a Senatran. Após a consolidação dos dados, nosso intuito é expandir essa iniciativa para outras avenidas”, explicou Martins.
O vereador Randerson Leal também destacou a importância da ampliação do projeto para outras regiões da cidade, como as avenidas Paralela, Suburbana e Vasco da Gama. “Agora, esperamos que a gestão municipal entenda a importância dessa ação e implemente a Faixa Azul em outras grandes avenidas”, pontuou.
Educação no trânsito e fiscalização reforçada acompanham a Faixa Azul
A implantação da Faixa Azul está integrada a um conjunto de ações coordenadas pela Prefeitura de Salvador, voltadas à conscientização dos motociclistas. A Transalvador intensificou as atividades educativas, com distribuição de materiais informativos e rodas de conversa com condutores.
Além disso, houve reforço na fiscalização, com ações presenciais e videomonitoramento, visando coibir infrações como manobras proibidas e trânsito irregular. Estruturas físicas também foram implantadas para impedir conversões indevidas, conhecidas como “roubadinhas”.
Dados de sinistros reforçam necessidade da medida
De janeiro a fevereiro de 2025, foram registrados 464 sinistros envolvendo motocicletas em Salvador, com 11 mortes. No mesmo período de 2024, foram 467 ocorrências com 18 vítimas fatais. Ao longo de todo o ano de 2024, a capital somou 3.063 acidentes com motos, resultando em 84 óbitos, o que representa 59% das mortes no trânsito da cidade.
Esses números evidenciam a necessidade de ações direcionadas ao transporte sobre duas rodas, como a Faixa Azul, que visa reduzir sinistros e preservar vidas.
Frota de motocicletas cresce e demanda novas soluções viárias
Segundo o Detran-BA, Salvador registrou em 2024 o maior número de motos emplacadas: 16.851 unidades. A frota saltou de 160.661 veículos em 2020 para 216.338 em 2024, um crescimento de quase 35%. O dado não contabiliza motos emplacadas em outras cidades, mas que circulam diariamente na capital.
Esse aumento reforça a importância da implantação de estruturas como a Faixa Azul, que visam adequar a cidade ao novo perfil de mobilidade, melhorar a fluidez do tráfego e aumentar a segurança viária.
Mais Lidas
Segurança do Carnaval na Bahia conta com helicópteros, drones e embarcações
Cidades
Lista de espera do Prouni 2025 tem inscrições até esta quinta-feira
STF mantém condenação de homem envolvido no assassinato de Mãe Bernadete
MPF pressiona governo federal sobre demarcação de terras indígenas na Bahia
Últimas Notícias

Lista de espera do Prouni 2025 tem inscrições até esta quinta-feira

STF mantém condenação de homem envolvido no assassinato de Mãe Bernadete

Governo do Estado anuncia investimento em abastecimento e saneamento em Salvador e Região Metropolitana
Pacote inclui a entrega de obras, novas ordens de serviço e processos licitatórios

TCU determina correções no INSS após detectar erros em milhares de pedidos negados
Relatório do TCU exige ações para aprimorar concessão de benefícios

João Roma critica decisão do STF e diz que Bolsonaro é alvo de perseguição política
Deputado estadual Leandro de Jesus (PL) classificou julgamento como 'político', sem fundamentos sólidos e baseado em 'opiniões, sem fatos, sem provas'

Jerônimo reforça papel estratégico do agro na economia e diz que trabalha para melhorar logística
Durante lançamento da Bahia Farm Show 2025, governador defendeu melhoria da infraestrutura para garantir competitividade ao agronegócio baiano

BBB: Vinícius teme paredão e desabafa após saída de Aline: ‘Meus pensamentos estão me sufocando’
Ex-BBB comentou sobre os participantes, enquanto aliados discutem o impacto da eliminação

Impasse no PT adia eleição para 1º vice-presidência da AL-BA para próxima semana
Partido indicou a deputada Fátima Nunes para vaga, mas candidatura de Júnior Muniz, também do PT, gerou disputa interna pelo cargo

Delegado da Polícia Civil da Bahia é exonerado após investigação sobre desvio de fuzis
Nilton Tormes é investigado por envolvimento no desvio de armas apreendidas em operação

Salvador vence prêmio nacional com projeto que capacita mulheres para atuação no setor de transporte
Iniciativa oferece formação profissional para mulheres interessadas em atuar como motoristas em diferentes modais, incluindo o sistema BRT de Salvador

Junior Marabá cobra investimentos da Coelba e diz que falta de energia trava industrialização em Luís Eduardo Magalhães
Ao Portal M!, prefeito ressaltou que fortalecimento da infraestrutura energética permitiria não apenas a industrialização, mas ampliação de emprego e renda

Presidente da Aiba aposta em tecnologia e expansão nacional para transformar a Bahia Farm Show
Evento, que ocorrerá em junho, promete superar recordes de negócios e público, com destaque para tecnologia e fortalecimento do agronegócio