‘Quem matou está foragido e quem mandou está em liberdade’, desabafa pai de Hyara Flor sobre crime
Suspeito de assassinar adolescente de 14 anos ainda não foi encontrado pela polícia

Um ano depois da morte da filha, a jovem Hyara Flor Santos Alves, Hiago Alves não deixou de buscar justiça. A adolescente de 14 anos, que fazia parte de uma comunidade cigana na cidade de Guaratinga, no extremo sul da Bahia, foi assassinada com um tiro no queixo em 6 de julho de 2023, exatamente um ano atrás. As informações são do G1 Bahia.
O Departamento de Polícia Técnica (DPT) identificou um genético na arma do crime que bate com o do marido da vítima, um adolescente de 15 anos. Ele foi acusado pelo ato infracional análogo ao crime de feminicídio e é procurado pela polícia.
Diante disso, o pai de Hyara cobra as autoridades para que o caso não seja esquecido sem que os culpados sejam responsabilizados.
“Eu ainda não vi a justiça porque quem matou está foragido e quem mandou está em liberdade. Espero que as autoridades da Bahia façam valer a pena todo esforço que eu tive e peguem esses acusados e ponham no lugar que eles merecem”, pede Hiago.
Apesar de somente o marido de Hiara ser apontado como suspeito, a família dela acusa o sogro da menina de ter articulado o crime. Segundo essa versão, ela teria sido alvo de uma vingança por conta de uma suposta relação extraconjugal entre a sogra e um de seus tios.
“Tudo que eu venho falando desde o dia 6 de julho [de 2023], eu falei de verdade. E se eu não fosse forte o suficiente e me apegasse a Deus e ao povo, nada disso teria acontecido porque a Polícia Civil concluiu um inquérito mal feito e tive que correr atrás de perito forense pra fazer um parecer, pra apresentar ao Ministério Público (…). Teria sido só mais uma Hyara”.
O inquérito citado por ele havia concluído que o autor do disparo seria o irmão mais novo do marido de Hyara, uma criança de 9 anos. O tiro teria sido acidental.
Já o perito contratado pela família demonstrou que uma criança não conseguiria fazer tal disparo com a arma usada no crime, uma pistola calibre 380. O tiro fez com que a garota asfixiasse no próprio sangue até a morte.
Com as constantes denúncias que faz aos supostos autores do crime, Hiago afirma que sofre ameaças, mas nem por isso pretende desistir de lutar por justiça.
Saiba mais sobre as investigações
Em agosto de 2023, depois de aproximadamente um mês da morte de Hyara, a Polícia Civil da Bahia encerrou o inquérito do caso. Na época, a investigação apontou que o disparo à queima roupa foi efetuado de forma acidental pelo cunhado da adolescente, uma criança de 9 anos.
Essa versão havia sido apontada pelos familiares do marido de Hyara. No entanto, a família da vítima contestou e sustentou que a garota foi morta por vingança, já que um tio dela teria um relacionamento extraconjugal com a sogra da adolescente.
Os familiares da vítima contrataram um perito, que emitiu um parecer que contestava a versão apresentada pela Polícia Civil da Bahia. Na época, o g1 teve acesso ao documento com exclusividade. O perito esteve no local do crime, acessou o inquérito policial e concluiu que uma pistola calibre 380 não poderia ter sido disparada por uma criança de 9 anos.
O marido de Hyara chegou a ser apreendido pela suspeita de ter atirado contra ela, mas foi liberado após a conclusão do inquérito.
Em março deste ano, o Ministério Público da Bahia (MP-BA) pediu para que laudos referentes a perícias complementares realizadas pelo DPT, sobre o inquérito policial, fossem analisados.
Na oportunidade, a Polícia Civil informou que tinha atendido ao pedido, e solicitado à Justiça uma medida cautelar de internação para o marido de Hyara Flor, em uma unidade socioeducativa. Os investigadores consideraram que a medida era necessária para a conclusão da nova apuração e garantiria a integridade física do adolescente.
Leia também:
Polícia Civil analisa laudos de perícias complementares do DPT no caso Hyara Flor
Viúvo de Hyara Flor, adolescente é solto
Mais Lidas
Estado de saúde de Divaldo Franco se agrava e preocupa comunidade espírita
Cidades
Últimas Notícias

Cassação de Glauber Braga avança na Câmara após rejeição de recurso na CCJ

Fraude bilionária no INSS: governo age para recuperar R$ 6,3 bilhões desviados de aposentados
Operação Sem Desconto revela esquema nacional, provoca demissão do presidente do INSS e suspensão de convênios com entidades
Bolsonaro vira réu por tentativa de golpe e é intimado na uti após live polêmica
Ex-presidente foi notificado no hospital e criticou ação judicial; Sindicatos de Oficiais de Justiça reagem com nota pública

Bruno Reis rebate debandada de prefeitos da oposição e alfineta Jerônimo: ‘só espuma, pouco resultado’
Prefeito adota tom cauteloso sobre ida do PDT para base de Jerônimo e cita apoio popular ao comentar 66% de aprovação em pesquisa

Ponte de R$ 3,1 milhões vai transformar acesso rural em Caetité; obra atende demanda histórica
Nova estrutura viária vai garantir mais segurança e facilitar deslocamento entre áreas rurais e BR-030 no Sudoeste baiano

Lula entrega PEC da Segurança e revela plano para enfrentar ‘multinacional do crime’ no Brasil
Proposta amplia papel do governo federal na segurança pública, cria corregedorias nas polícias e inclui sociedade civil no Conselho Nacional

Campo com grama sintética, moradias e praças: veja pacote de obras no Subúrbio de Salvador
Intervenções foram entregues pelo prefeito Bruno Reis (União Brasil) nesta última quarta-feira (23)

Presidente do Sinjorba denuncia ataques à imprensa e defende: ‘sem diploma, o jornalismo perde sua essência’
Para Moacy Neves, no entanto, categoria tem o que comemorar graças aos avanços dos últimos anos

Basílica aberta à noite atrai multidão: milhares se despedem de Francisco em clima de comoção
Fiéis enfrentam longas filas em silêncio para homenagear papa, falecido após sofrer AVC; enterro será no sábado, em cerimônia solene

Alerta laranja em Salvador: veja bairros mais atingidos pelas chuvas nas últimas 24 horas
Volume de chuva acumulado já ultrapassa os 40 mm, segundo Defesa Civil de Salvador

EP de estreia de Anderson Cunha resgata histórias impactantes da escravidão em Caetité
Lançamento acontece nesta sexta-feira (25) em todas plataformas digitais