Uma queda de energia em larga escala deixou, na manhã desta segunda-feira (26), pelo menos 30 bairros de Salvador sem luz. Em nota encaminhada ao Portal M!, a Neoenergia Coelba esclareceu que “a interrupção de energia foi provocada por um desligamento em uma subestação da Chesf [Companhia Hidro Elétrica do São Francisco]”. Além disso, ressaltou que distribuidora está em contato com a empresa para mais informações, mas o serviço já foi “normalizado”.
“A Neoenergia Coelba informa que foi normalizado, por volta das 11h45, o fornecimento para 100% dos consumidores afetados pela interrupção de energia em bairros de Salvador na manhã desta segunda-feira (26). A interrupção foi devida a um desligamento em ativo da Chesf por volta das 10h20, e a recomposição aconteceu de forma gradual”, diz a nota.
Apesar da operadora não divulgar a lista oficial dos bairros atingidos, houve relatos de queda de luz nas seguintes regiões: Armação, Avenida Paralela, Barra, Boa Viagem, Boca do Rio, Cabula, Caminho das Árvores, Canela, Cassange, Cidade Nova, Costa Azul, Curuzu, Fazenda Grande 4, Federação, Horto, Imbuí, Itapuã, Lobato, Mussurunga, Ondina, Pernambués, Piatã, Pituaçu, Pituba, Região da Cidade Baixa, Ribeira, Rio Vermelho, São Cristovão, Sussuarana, Stiep e Vila Ruy Barbosa.
Metrô e pontos comerciais
Semáforos e pontos comerciais também foram atingidos, como o empresarial Wall Street e o Salvador Shopping. Em nota ao Portal M!, a CCR Metrô Bahia explicou que o serviço também foi afetado em algumas estações.
“A CCR Metrô Bahia informa que, em virtude de oscilação no fornecimento de energia elétrica por parte da empresa responsável, algumas Estações do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas tiveram impacto no serviço de iluminação, elevadores e escadas rolantes. A concessionária acrescenta que os agentes de atendimento e segurança estão à disposição para prestar apoio aos clientes. A operação dos trens nas duas linhas não foi afetada e segue operando normalmente.”
Serviço
Em caso de falta de energia, o consumidor pode contactar a agência reguladora do seu Estado ou a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) através dos telefones 167 ou 0800 7270167, de segunda a sábado, das 8h às 20 horas. Na Bahia, o contribuinte pode ligar para 0800 071 0800 ou fazer a reclamação pelo site.
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