Quarta vítima de envenenamento no Piauí morre após seis dias internada
Alimento consumido pela família foi identificado como baião de dois
Reprodução / TV Cidade Verde
Francisca Maria da Silva, de 33 anos, morreu na madrugada desta terça-feira (7), no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba, litoral do Piauí. A morte ocorreu às 3h07, após seis dias de internação. Ela é a quarta vítima de um caso de envenenamento que atingiu sua família.
A primeira morte registrada foi de Maria Lauane Fontenele da Silva, de 3 anos, que faleceu na madrugada de segunda-feira (6). Além dela, Manoel Leandro da Silva, de 18 anos, e uma criança de 1 ano e 8 meses também morreram após ingerirem um alimento contaminado no dia 1º de janeiro.
O alimento consumido pela família foi identificado como baião de dois, servido durante o Réveillon e no primeiro dia do ano. A refeição foi compartilhada por nove pessoas da mesma família, causando a intoxicação.
Outras vítimas seguem internadas
Duas crianças, de 3 e 4 anos, foram transferidas de Parnaíba para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) no fim de semana. Maria Gabriela Fontenele da Silva, de 4 anos, continua internada em Teresina, onde recebe tratamento médico.
Corpo encaminhado ao IML
O corpo de Francisca Maria foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para realização dos procedimentos necessários.
“Neste momento de imensa dor, expressamos nossas sinceras condolências à família da paciente e reafirmamos que a equipe multidisciplinar do HEDA trabalhou com total dedicação, seguindo todos os protocolos e medidas necessárias para garantir o melhor atendimento durante sua permanência na unidade”, afirmou o hospital em nota oficial.
Exames confirmam presença de agrotóxico
A Polícia Civil do Piauí anunciou que exames realizados pelo Instituto de Criminalística do Departamento de Polícia Científica identificaram a presença do inseticida agrotóxico terbufós em alimentos consumidos pela família em Parnaíba. O veneno foi encontrado no arroz, feijão e farinha ingeridos pelas vítimas. Não foram detectados vestígios da substância no peixe consumido pela família.
O laudo do Instituto de Medicina Legal (IML) confirmou que o veneno foi responsável pelas mortes dos membros da família após o almoço do dia 1º de janeiro. As vítimas fatais foram Miguel dos Santos, de 18 anos, Igno Davi da Silva, de 1 ano e 8 meses, e Maria Lauane, de 3 anos, além de Francisca Maria. Quatro outros membros da família receberam alta hospitalar.
Hipótese inicial descartada
A princípio, a suspeita era de que o peixe doado à família tivesse causado a intoxicação, mas essa hipótese foi descartada após os exames. O veneno foi identificado apenas no baião de dois, prato típico consumido na ceia de Réveillon.
Investigação em andamento
A tragédia é mais complexa, pois envolve o mesmo núcleo familiar que já havia sofrido com o envenenamento de dois outros filhos em 2024. Os meninos, Ulisses, de 8 anos, e João Miguel, de 7, ingeriram cajus envenenados com chumbinho, fornecidos por uma vizinha, que permanece presa. A investigação do caso está sendo conduzida pelo delegado Abimael Silva.
Em depoimentos, um sobrevivente afirmou que não houve entrada de pessoas externas na residência durante a preparação do almoço. Os alimentos consumidos pela família, incluindo peixes da espécie manjuba doados à família, estão sendo analisados. A Polícia Civil já descartou que o casal responsável pela doação seja suspeito, conforme informou o delegado Célio Benício.
Linha de investigação
A polícia confirmou que o arroz consumido pela família foi preparado na própria casa e que, inicialmente, a suspeita recaiu sobre o peixe da doação, que está sendo analisado. A investigação também levanta a hipótese de que o peixe tenha sido contaminado em um aquífero local. Além disso, a possibilidade de ligação com o caso de envenenamento de 2024 ainda é analisada.
O caso segue sob investigação, aguardando os resultados dos exames periciais para esclarecer as causas do envenenamento coletivo e determinar se há alguma conexão com o caso anterior.
Mais Lidas
Gabarito extraoficial do Enem 2025 é divulgado; veja as respostas das provas
Anuário revela as cidades mais seguras da Bahia em 2025; veja quais são
Cidades
Últimas Notícias
Justiça condena Conselho do Yacht Clube por perseguição política contra ex-comodoro Marcelo Sacramento
Yacht Clube da Bahia terá que pagar indenização de R$ 285 mil, corrigidos desde 2019
Carlos Muniz propõe projeto para garantir segurança de corredores de rua em Salvador
Projeto tem o objetivo de reduzir acidentes e ampliar segurança viária dos praticantes
Raila Teixeira destaca protocolos inovadores de emagrecimento durante inauguração da Rio Concept em Salvador
Especialista explica como o cuidado com vitaminas, hormônios e nutrição celular transforma o processo de emagrecimento
Fux estreia na Segunda Turma do STF após deixar colegiado que julga trama golpista
Ministro afirmou que eventuais divergências de entendimento serão encaradas com naturalidade e respeito
COP30: Bruno Reis assina pacto pela descarbonização e destaca liderança de Salvador em sustentabilidade
Pacto estabelece que a valorização energética dos resíduos sólidos urbanos é uma das principais estratégias para reduzir as emissões de carbono
Téo Senna propõe projeto para transformar imóveis ociosos em moradias adaptadas para idosos em Salvador
Segundo o parlamentar, objetivo é garantir dignidade, segurança e inclusão a esse público
Trio titular do Bahia pode voltar a atuar junto após três meses na reta final do Brasileirão
Caio Alexandre, Jean Lucas e Everton Ribeiro voltam a treinar e aumentam expectativa por reforço no meio-campo diante do Fortaleza
MAM recebe estreia do espetáculo ‘Rainha Vashti’, inspirado na obra da poetisa Myriam Fraga
Espetáculo do Grupo A Roda adapta poema de Myriam Fraga e inaugura temporada em Salvador, unindo literatura, música e arte visual
Silvânia Aquino anuncia saída da banda Calcinha Preta após 23 anos: ‘No meu coração só tem amor’
Comunicado foi divulgado poucos dias após rumores sobre desentendimentos internos entre os integrantes ganharem repercussão
Baile da Santinha 2026: Léo Santana anuncia atrações e abre vendas para edição de verão em Salvador
Evento está marcado para dia 9 de janeiro no Wet Eventos com shows de Ludmilla, Thiaguinho e Natanzinho Lima