Quaresma 2025: período de reflexão, penitência e ações pela fraternidade e meio ambiente
Em 2025, período se estende até dia 17 de abril, véspera da celebração da ‘Quinta-feira Santa’, e se encerra com início do tríduo pascal

O Carnaval acabou, nesta quarta-feira (5), dando início à Quaresma, período que, para os cristãos, é marcado pela reflexão, penitência e preparação para a celebração da Páscoa. A Quaresma tem suas raízes nos primeiros séculos do Cristianismo, quando foi estabelecido o calendário litúrgico e definida a data da Páscoa. Este ano, o período religioso será marcado por ações em prol do meio ambiente e da fraternidade, cujo o tema definido pelo papa será Peregrinos da Esperança.
O período da Quaresma faz alusão aos 40 dias que Jesus Cristo passou no deserto, segundo os evangelhos. Em 2025, a Quaresma se estende até o dia 17 de abril, véspera da celebração da “Quinta-feira Santa”, e se encerra com o início do tríduo pascal, composto pela “Sexta-feira Santa”, “Sábado de Aleluia” e “Domingo de Páscoa”.
Quaresma e como é vivida pelos cristãos
Durante a Quaresma, os fiéis são convidados a se dedicar à oração, à caridade e ao jejum, buscando uma conversão pessoal e uma renovação de sua fé. O Papa Francisco, em sua mensagem para a Quaresma de 2025, escolheu o lema “Peregrinos da Esperança”, propondo que os cristãos reflitam sobre sua jornada espiritual e sua relação com Deus, em um processo de crescimento interior e transformação.
Uma das práticas mais tradicionais da Quaresma é a imposição das cinzas, que ocorre na Quarta-feira de Cinzas. Durante a missa, os fiéis são abençoados com cinzas provenientes dos ramos queimados usados no Domingo de Ramos do ano anterior. O padre traça uma cruz de cinzas na testa dos fiéis e recita as palavras “Convertei-vos e crede no Evangelho”, sinalizando o início do período de penitência e conversão.
Campanha da Fraternidade
A Quarta-feira de Cinzas também marca o início da Campanha da Fraternidade, organizada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Em 2025, o tema da campanha será “Fraternidade e Ecologia Integral”, com o lema bíblico “Deus viu que tudo era muito bom”, extraído de Gênesis 1, 31. A campanha visa conscientizar os cristãos sobre a importância do cuidado com o meio ambiente, enfatizando a necessidade de uma mudança de atitude frente à crise ecológica global.
A campanha deste ano terá como ponto alto a Coleta da Solidariedade, realizada nas comunidades de todo o Brasil no Domingo de Ramos, 13 de abril. Os recursos arrecadados serão destinados a projetos sociais em diversas regiões do país, como forma de promover a solidariedade e a ajuda aos mais necessitados.
Mensagem do Papa Francisco e preservação ambiental
O Papa Francisco enviou uma mensagem para felicitar a realização da Campanha da Fraternidade e destacou a urgência de uma mudança de atitude em relação ao meio ambiente, diante da crescente crise ecológica. Ele ressaltou a importância da conversão pessoal de cada fiel, a fim de que, com a ajuda da graça de Deus, todos possam adotar práticas mais responsáveis e sustentáveis, respeitando a criação divina e permitindo que a natureza se recupere dos danos causados pela exploração descontrolada.
“Por isso, louvo o esforço da Conferência Episcopal em propor mais uma vez como horizonte o tema da ecologia, junto à desejada conversão pessoal de cada fiel a Cristo. Que todos nós possamos, com o especial auxílio da graça de Deus neste tempo jubilar, mudar nossas convicções e práticas para deixar que a natureza descanse das nossas explorações gananciosas”, diz um trecho da mensagem.
O Papa também mencionou a realização da COP30 em Belém, no Pará, em novembro de 2025, e a participação da Igreja do Brasil neste evento internacional. Ele enfatizou que o tema da campanha, “Fraternidade e Ecologia Integral”, é uma contribuição da Igreja à discussão global sobre mudanças climáticas e preservação do meio ambiente, especialmente na região amazônica, vital para o equilíbrio ecológico mundial.
Héber Araújo
Bacharel em Jornalismo pela Unijorge e pós-graduado em Comunicação em Multimeios, sou repórter de política, apaixonado por cinema e entretenimento. Com 2 anos de experiência em assessoria, busco nova pós rumo ao mestrado.
Mais Lidas
Cidades
Anatel vai estudar impacto de número crescente de satélites em órbita
Arcebispo primaz do Brasil, Jerônimo e Lula enviam mensagem de Páscoa
Salvador celebra ressurreição com fé e tradição no Domingo de Páscoa
Últimas Notícias

Estudantes da UFBA vencem competição internacional de aerodesign e se tornam bicampeões mundiais
Competição internacional voltada para engenharia aeronáutica reuniu times universitários de diversos países

Às vésperas de julgamento do STF, Silvinei Vasques diz ser alvo de ‘relatório fraudulento’
Ex-diretor da PRF é acusado de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, entre outros crimes

Morte do papa Francisco inicia conclave; Brasil terá sete cardeais na escolha do novo pontífice
Para que um candidato seja eleito, é necessário obter dois terços dos votos válidos

AVC e insuficiência cardíaca causaram morte do papa Francisco, diz Vaticano
Pontífice faleceu em casa, no Vaticano, e será sepultado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma

Final do BBB 25 será decidida entre pipocas pelo segundo ano consecutivo; relembre
Guilherme, João Pedro e Renata são os três finalistas da edição comemorativa dos 25 anos do Big Brother Brasil

Obras do VLT de Salvador atingem 18% de execução e pode ter linha de teste até dezembro
Jerônimo Rodrigues vistoriou execução do Trecho 1, que já conta com 1,6 km de via permanente implantada

Ainda sem triunfos no Brasileirão, Bahia enfrenta Ceará para espantar má fase
Partida válida pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro ocorrerá nesta segunda-feira (21), às 20h

ACM Neto anuncia agenda quinzenal pelo interior e mira fortalecimento para eleições de 2026
Declaração foi feita durante a Corrida Azul, em Santo Estêvão, evento voltado à conscientização sobre o autismo

Alexandre de Moraes concede prisão domiciliar a condenados do 8 de Janeiro por motivos de saúde
Decisões têm como base laudos que apontam condições graves de saúde

Michelle convoca jejum e oração de sete dias por recuperação de Jair Bolsonaro
Ex-presidente segue internado no Hospital DF Star, em Brasília, após se submeter a uma nova cirurgia