Promotor Almiro de Sena perde cargo após condenação por assédio
Perda do cargo só pôde ser aplicada após o esgotamento de todos os trâmites judiciais e administrativos

O promotor de Justiça Almiro de Sena Soares Filho foi oficialmente destituído do cargo pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA), após o trânsito em julgado de sentença que o condenou por assédio sexual. A decisão foi formalizada nesta sexta-feira (13) pelo procurador-geral de Justiça da Bahia, Pedro Maia, marcando o desfecho de um dos casos mais emblemáticos de assédio dentro do órgão.
A exoneração decorre de Ação Civil de Perda de Cargo julgada pela 4ª Vara Cível e Comercial de Salvador, após acusações de assédio contra servidoras do MP-BA, quando Almiro de Sena ocupava o cargo de secretário de Justiça e Direitos Humanos do Estado, em 2014. A decisão judicial tornou-se definitiva em 14 de maio deste ano, encerrando todas as possibilidades de recurso.
A perda do cargo só pôde ser aplicada após o esgotamento de todos os trâmites judiciais e administrativos, conforme prevê a legislação para membros do Ministério Público. Sena já havia sido condenado criminalmente a quatro anos, cinco meses e quinze dias de detenção, e tentou reverter a decisão no Supremo Tribunal Federal (STF). O recurso, porém, foi rejeitado pelo ministro Luiz Fux, consolidando a sentença e abrindo caminho para sua destituição.
CNJ aposenta desembargadora do TJ-BA por permitir influência externa
Também nesta semana, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aplicou pena máxima à desembargadora Sandra Inês Moraes Rusciolelli, do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), ao determinar sua aposentadoria compulsória durante a 3ª Sessão Extraordinária do órgão, realizada na terça-feira (10). A medida foi aprovada por unanimidade no julgamento de um Processo Administrativo Disciplinar (PAD).
O CNJ concluiu que Sandra Inês permitia a atuação de um “gabinete paralelo” dentro do TJ-BA, no qual terceiros sem qualquer vínculo com o Poder Judiciário influenciavam decisões judiciais. Segundo o relator do caso, conselheiro Rodrigo Badaró, houve “ingerência direta” do filho da desembargadora sobre sentenças e atos do gabinete, o que configurou grave violação da independência e da imparcialidade da magistrada.
“Ao permitir que seu filho tivesse acesso prévio, ingerência ou influência sobre seus atos, a magistrada violou os deveres de independência, imparcialidade e decoro, comprometendo a credibilidade do Judiciário”, destacou Badaró durante o julgamento.
Esta é a segunda vez que Sandra Inês recebe a pena de aposentadoria compulsória, prevista como sanção máxima na Lei Orgânica da Magistratura Nacional. Em dezembro de 2024, ela já havia sido afastada das funções pelo CNJ, após ser identificada como parte de um esquema de “rachadinha” no gabinete — prática em que servidores repassam parte dos salários ao superior hierárquico.
No julgamento desta semana, os conselheiros João Paulo Schoucair e José Rotondano se declararam impedidos de votar. A decisão, no entanto, foi unânime entre os demais integrantes do CNJ.
Os dois casos reforçam o esforço das corregedorias e órgãos de controle externo em coibir abusos de poder e práticas que comprometam a integridade do sistema de Justiça na Bahia.
Mais Lidas
Veja o que abre e fecha no feriado de Dois de Julho em Salvador e RMS
Cidades
Instituto baiano entra para a maior rede de sustentabilidade do mundo
Últimas Notícias

Em tratamento nos EUA, Preta Gil recebe visita emocionante de Regina Casé

Vitória sofre gol no fim, amarga sétima partida sem vencer e entra no Z-4 do Brasileirão
Único gol da partida foi marcado pelo jogador do Internacional, Bruno Tabata, nos minutos finais

Trama golpista: PGR entrega nesta segunda ao STF alegações finais contra Bolsonaro e aliados
Após a manifestação da PGR, será aberto prazo para que os oito réus apresentem suas alegações

Bahia vence Atlético-MG com gol nos acréscimos e entra no G-4 do Brasileirão
Equipe baiana chegou aos 24 pontos, assumiu a terceira colocação e igualou a pontuação do vice-líder Cruzeiro

Celsinho Cotrim se defende após Jéssica Senra revelar ter sofrido assédio de ex-candidato: ‘Respeito as mulheres’
Sem citar nomes, jornalista contou que foi abordada de forma inapropriada por um ex-candidato à Prefeitura de Salvador quando se preparava para uma entrevista

Grok, IA de Elon Musk, causa polêmica ao elogiar Hitler e empresa admite falha em atualização
Startup de Elon Musk culpa instruções da equipe por respostas antissemitas e discurso de ódio gerado pelo Grok

Eduardo Bolsonaro dispara contra Moraes e cita possível punição a esposa do ministro
Deputado licenciado nos EUA ataca ministro do STF e sugere aplicação da lei Magnitsky contra autoridades brasileiras

PT aciona STF contra Tarcísio por suposta tentativa de ajudar Bolsonaro a deixar o Brasil
A viagem, segundo a denúncia, seria uma forma de interferir no processo em curso contra Bolsonaro

Chelsea e PSG fazem final inédita do Mundial dos Clubes com R$ 223 milhões em jogo e craques em campo
Clubes se enfrentam, neste domingo (13), às 16h (horário de Brasília), no MetLife Stadium, em Nova Jersey, nos EUA

INSS começa a pagar reembolso por descontos ilegais no dia 24 de julho
Adesão ao acordo tem início nesta sexta (11) e pode ser feita pelo app Meu INSS ou nos Correios; quase 2 milhões de beneficiários têm direito

Índice de confiança da indústria brasileira desaba e atinge pior nível desde a pandemia, aponta CNI
Levantamento registrou 47,3 pontos em julho, uma queda de 1,3 ponto em relação aos 48,6 pontos de junho. Valores abaixo de 50 indicam falta de confiança