Pular para o conteúdo
Início » Projeto Judô nas Escolas oferece vagas para estudantes da rede municipal

Projeto Judô nas Escolas oferece vagas para estudantes da rede municipal

Projeto Judô nas Escolas oferece vagas para estudantes da rede municipal
Iniciativa atende crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I e II, com idades entre 2 e 17 anos

O Projeto Judô nas Escolas, promovido pela Secretaria Municipal da Educação (Smed) em colaboração com o multicampeão Maicon França, está com inscrições abertas até o dia 30 para estudantes da rede municipal de Salvador. A iniciativa atende crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I e II, com idades entre 2 e 17 anos.

As aulas ocorrem nos turnos da manhã e tarde, em quatro turmas de 24 alunos, às terças e quintas-feiras. Para participar, os estudantes devem estar devidamente matriculados em alguma unidade da rede, com inscrições realizadas na própria escola onde estudam.

O projeto atende atualmente 281 alunos distribuídos em três núcleos regionais. A diarista Viviane Campos e seus filhos Samuel, de 6 anos, e Sarah, de 10 anos, estudantes da Escola Municipal Ministro Carlos Santana, em Fazenda Grande II, são participantes do Judô nas Escolas. Viviane relata que o projeto foi um divisor de águas para a família durante um processo de separação.

“Sarah, por exemplo, se tornou uma criança retraída, silenciosa e triste. Com a prática do judô, ela ficou mais feliz com as aulas e os campeonatos, se tornando uma menina mais autônoma, madura e disposta a enfrentar as realidades da vida. Quanto a Samuel, o caçula, venceu a timidez, passou a ser mais comunicativo, falante e melhorou bastante nos estudos, pois se expressa melhor e se dedica muito às aulas e ao esporte”, relata.

O ex-atleta da Seleção Brasileira de Judô, campeão baiano, brasileiro e sul-americano, Maicon França é o fundador do projeto Judô nas Escolas. Vindo de um projeto social e originário de Paripe, Maicon, de origem humilde, negro e morador do subúrbio, teve sua vida transformada pelo judô. Ele explica que o objetivo de criar o projeto é impactar a vida de outras pessoas. “Foi através do esporte que tive a chance de estudar inglês, ganhar bolsa em uma faculdade e viajar pelo mundo. Por isso, a ideia é oferecer a esses jovens talentos a mesma estrutura que me concederam “, afirma.

Judô ensina disciplina, respeito e amizade

Buscando integrar educação e esporte, o projeto Judô nas Escolas também tem o objetivo de ensinar disciplina, coragem, hierarquia, respeito e amizade, que segundo Maicon, são os pilares dessa arte marcial.

“Essa é uma arte marcial que trabalha valores. Eu tive a oportunidade de ser coordenador de um projeto social da Confederação Brasileira, que me ajudou a entender esse processo, junto às crianças que muitas vezes não tinham dinheiro para transporte e alimentação. Então, aproveitamos a estrutura de alto nível das escolas para avançar com o nosso projeto de formar campeões não apenas no tatame, mas também na vida”, destacou o judoca.

Todos os alunos da rede têm acesso ao esporte. Atualmente, o projeto funciona em dois polos: Paripe, com 77 crianças, e Cajazeiras, com 93. Na Liberdade, 111 alunos aguardam a conclusão da mudança de espaço. As aulas incluem treinamento em tatame olímpico e são ministradas por professores qualificados pelo Comitê Olímpico Brasileiro. O judô é o esporte que mais trouxe medalhas ao Brasil nas edições dos Jogos Olímpicos, somando 28 conquistas (5 de ouro, 4 de prata e 19 de bronze).

Leia também:

No Chile, Setur-BA promove destino Bahia e busca voo direto para Porto Seguro

Operação da Polícia Civil apreende mais de 2 mil cigarros eletrônicos em Feira de Santana

Polícia Civil realiza maior apreensão de cocaína do ano no Estado

Lucas Moura/Secom PMS