Projeto ‘Brinca Bahia’ agita criançada com atividades gratuitas no Centro Histórico
Evento conta com a participação de Tio Paulinho e uma trupe de artistas

A Praça das Artes, no Centro Histórico, recebe domingo (13), até 21h, o projeto Brinca Bahia, destinado exclusivamente às crianças. Com uma programação diversificada e totalmente gratuita, o evento conta com a participação de Tio Paulinho e uma trupe de artistas, oferecendo atrações como a Orquestra Compassos, a peça teatral Baú de Histórias, Musiclauns e o grupo UDT.
Ao todo, são dez horas de shows, oficinas, brincadeiras e outras atividades, com a expectativa de receber cerca de 1.500 pessoas por dia. As atividades ocorrem das 15h às 20h.
Esta é a primeira vez que o projeto, promovido pelo governo do estado, acontece em outubro para celebrar o Dia das Crianças. Andrea Chamusca, diretora da Happy Eventos, que organiza o projeto, expressou satisfação com a iniciativa:
“Estamos muito felizes com a edição de estreia do Brinca Bahia. Vamos ocupar mais uma vez a Praça das Artes, que já se tornou referência como um espaço de muita diversão para as crianças e acolhimento para as famílias.”
A programação conta com performances no palco, além da presença de personagens que fazem parte do imaginário infantil. Perna de pau, malabaristas, camas elásticas, tobogãs, oficinas de pipa, jogos da memória e maquiagem artística, entre outras atividades agitam a criançada. Tio Paulinho anunciou também uma ação itinerante no Largo do Pelourinho convidando o público a participar da festa. Um destaque especial é o Espaço Balão Azul, uma sala de acomodação sensorial criada para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Com o intuito de proporcionar alívio imediato para crianças que enfrentam sobrecarga sensorial, ele foi planejado para oferecer um ambiente calmo e acolhedor. A arquiteta Márcia Galvão, responsável pela consultoria do espaço e mãe de uma criança com TEA, ressaltou a importância da iniciativa:
“O Balão Azul foi carinhosamente criado para oferecer um refúgio seguro e acolhedor para crianças com TEA. Em um ambiente climatizado, o espaço de acomodação sensorial é fundamental para garantir a inclusão e conforto para pessoas com autismo, contribuindo para o bem-estar e a participação delas em atividades sociais”, disse.
Além de garantir a inclusão, o evento também prioriza o conforto dos pais e responsáveis, que contarão com fraldário e praça de alimentação disponíveis. Para a segurança das crianças, são utilizadas pulserinhas de identificação e há monitoramento por funcionários para que famílias poderão desfrutar de um momento de diversão com tranquilidade e segurança.
Mais Lidas
Veja o que abre e fecha no feriado de Dois de Julho em Salvador e RMS
Cidades
Trânsito: mortes de motociclistas caem 37% em Salvador no primeiro semestre
Últimas Notícias

Comissão deve votar PEC da Segurança nesta quarta-feira após articulação com governo
Exclusividade da União em legislar sobre normas gerais de segurança pública era um dos principais pontos de resistência de governadores

Bolsa Família começa a ser pago em 18 de julho; veja quem recebe e os valores atualizados
Cronograma segue a ordem tradicional, com depósitos escalonados de acordo com o dígito final do Número de Identificação Social

Simm oferece 247 vagas de emprego e estágio em Salvador nesta quarta-feira; veja como se candidatar
No caso das vagas que exigem experiência, tempo de serviço deve ser comprovado em carteira de trabalho

Exposição ‘Da semente ao barro’ reúne 10 artistas baianos e ocupa TJ-BA com arte inspirada na natureza e ancestralidade
Mostra gratuita exibe obras que utilizam barro, sementes e fibras para conectar criação manual e memória coletiva

Agro da Bahia cria 2.558 vagas formais em maio e atinge recorde de vínculos em 2025
Número representa aumento de 35,1% nas contratações em relação a abril, aliado à queda de 10,9% nas demissões

Câmara dos Deputados aprova urgência para projeto que corta 10% dos benefícios fiscais até 2026
Proposta integra a agenda da equipe econômica para reequilibrar as contas públicas

Elano Passos ilustra livro que retrata história do Hospital Martagão Gesteira
Obra escrita por Carlos Emanuel Melo entrelaça memória institucional com vivências pessoais e ganha reforço visual do artista baiano

Moraes marca audiências sobre plano golpista com militares e núcleo da desinformação
Réus são investigados por planejamento de atentado e ataques contra o sistema democrático

Climão no ‘Mais Você’: Ana Maria Braga dá bronca em equipe durante encerramento do programa
Apresentadora interrompeu a fala para comentar a conversa dos colegas de equipe

Senado adia votação sobre legalização de bingos e cassinos por falta de consenso
Análise estava marcada para a tarde desta terça-feira (8), mas foi retirada de pauta após solicitação de parlamentares e por causa do baixo quórum