Pular para o conteúdo
Início » Programa Qualifica Capoeira abre inscrições para capacitar capoeiristas a darem aulas em escolas públicas

Programa Qualifica Capoeira abre inscrições para capacitar capoeiristas a darem aulas em escolas públicas

Programa Qualifica Capoeira abre inscrições para capacitar capoeiristas a darem aulas em escolas públicas
Em parceria com a SETRE, projeto oferece formação pedagógica gratuita

O coletivo Capoeira em Movimento Bahia (CMB) firmou uma parceria com a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado da Bahia (SETRE), e juntos lançaram o Programa Qualifica Capoeira, para o início da formação de capoeiristas. A iniciativa, que faz parte do programa estadual Qualifica Bahia, teve suas inscrições abertas na manhã desta quinta-feira (26), e tem o objetivo de oferecer aos praticantes da capoeira conhecimentos pedagógicos para ensinar o esporte em escolas públicas.  

O curso é totalmente gratuito e fornecerá todo o material didático, sob direção dos Mestres Capoeiristas Duda e Soltado. O projeto é guiado por um Plano Político-Pedagógico e conta com a coordenação institucional de Jacaré DiAlabama, e do coordenador do CMB, Jurandir Santana. O projeto será executado pela instituição Comvida, que já tem dez turmas distribuídas em nove cidades, são elas: Salvador, Lauro de Freitas, Camaçari, Alagoinhas, Feira de Santana, Ilhéus, Itabuna, Porto Seguro e Vitória da Conquista. 

“Este curso prepara os capoeiristas para atuar no sistema escolar de maneira plural e crítica, reafirmando as características multirreferenciais e interdisciplinares da capoeira. Nossa proposta é potencializar a Lei Moa do Katendê, que prevê o ensino da capoeira nas escolas públicas, e proporcionar aos capoeiristas as ferramentas necessárias para contribuir diretamente na formação de novas gerações”, disse o Jacaré DiAlabama.  

O Programa Qualifica Capoeira oferece uma abordagem política e pedagógica, que considera o esporte um importante conhecimento afro-brasileiro a ser transmitido de maneira crítica e inclusiva nas escolas. Os alunos deste curso irão aprender assuntos como: psicologia da educação, didática e metodologia da capearia, além de dimensões histórico-filosóficas do esporte. 

“A capoeira é mais que uma manifestação cultural, é uma ferramenta poderosa de transformação social. O ensino da capoeira nas escolas públicas, além de valorizar nossas tradições, promove a inclusão e o respeito à diversidade”, declarou Jurandir Santana, ressaltando que a Capoeira é um importante meio cultural e que este projeto irá proporcionar a disseminação cultural dele.  

Leia também:

Capoeiristas lançam a ‘União dos Grupos de Capoeira’ com objetivo de fomentar o esporte em Salvador

Geraldo Júnior propõe incluir capoeira no currículo escolar de Salvador

Divulgação