No Dia de São Cosme e Damião, celebrado ontem (27), o caruru foi o prato servido na inauguração do 10º Restaurante Popular Vida Nova em Pernambués. A Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) entregou o restaurante, localizado no Largo da Ventosa, no fim de linha, à comunidade local e vizinha. Adaptado com acessibilidade para Pessoas com Deficiência (PCD), o espaço oferecerá cerca de 400 refeições gratuitas por dia.
Na ocasião, o secretário da Sempre, Júnior Magalhães, ressaltou a importância da política de segurança alimentar em Salvador. “Hoje, Salvador ganha o décimo Restaurante Popular Vida Nova para fornecimento de alimentação digna, balanceada e nutritiva. Para nós, é uma alegria entregar esse equipamento que tem como o principal objetivo combater a fome em uma comunidade muito carente e que precisa tanto”, frisou.
Com nove restaurantes em outros bairros, a nova unidade elevará o número para 4,4 mil refeições diárias servidas. Os restaurantes Vida Nova estão em Pau da Lima, São Tomé de Paripe, Águas Claras, Periperi, Fazenda Coutos, Sussuarana, Mares, São Cristóvão e Valéria.
“É uma política pública efetiva, sabemos da grandiosidade de um restaurante como esse. Cada espaço desse que entregamos faz a diferença na vida de milhares de pessoas carentes. Com certeza, iremos ampliar para outros bairros”, complementou o secretário.
Refeição balanceada
A Coordenadoria de Saúde Alimentar (Cosan), ligada à Sempre, acompanha o preparo das refeições nos restaurantes populares. Karine Santos, coordenadora da Cosan, destacou o significado especial do cardápio da inauguração: “Hoje temos dupla celebração: festa para entregar o equipamento à população e caruru para celebrar o Dia de Cosme e Damião, que é uma tradição tão forte em Salvador”, pontuou.
Segundo Santos, todas as refeições servidas diariamente são preparadas com foco no equilíbrio nutricional. “Sabemos que em muitos casos é a única refeição completa do dia, por isso, servimos pratos com todos os nutrientes, vitaminas, carboidratos, e tudo que uma refeição balanceada precisa”, afirmou a nutricionista.
Leia também:
Emendas pix: cidades com até 10 mil habitantes recebem 25% dos repasses, revela estudo
Supremo suspende julgamento que pode ampliar foro privilegiado
Alexandre de Moraes mantém prisão dos irmãos Brazão e ex-chefe da Polícia Civil do Rio