Prefeitura de Salvador viabiliza emprego formal para 50 pessoas em situação de rua
O programa passa também a oferecer uma rede de suporte, incluindo aluguel social e capacitação profissional
Nesta segunda-feira (9), a prefeitura de Salvador anunciou que 50 pessoas em situação de rua passaram a ter empregos formais. Através do Programa Vida Nova Empregabilidade, idealizado pela Secretaria de Promoção Social, Combate a Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), os beneficiários passam a ter oportunidades de poder trabalhar com carteira assinada em unidades públicas do município.
O programa passa também a oferecer uma rede de suporte, incluindo aluguel social, capacitação profissional, incentivo à educação, assistência emocional e auxílio para a compra de móveis e eletrodomésticos, garantindo condições dignas para o recomeço dessas pessoas.
Evento de certificação e impacto social do emprego
Realizado no Centro Cultural da Câmara de Vereadores, no centro de Salvador, o evento de certificação da primeira turma a ser prestigiada com o programa contou com a participação da vice-prefeita Ana Paula Matos. “O Vida Nova Empregabilidade vai muito além de inserir as pessoas no mercado de trabalho. É sobre devolver dignidade, construir autonomia e criar condições para um recomeço. Quem está na rua também tem uma história de vida”, afirmou Ana Paula na ocasião.
Os 50 beneficiários que estavam em situação de rua haviam passado por Unidades de Acolhimento Institucional (UAIs), antes de passarem para casa que fazem parte do programa Moradia Assistida ou para receber o benefício do aluguel social. Hoje, esses trabalhadores passam a atuar em equipamentos públicos municipais como Restaurantes Populares, Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Academias Salvador e até mesmo nas próprias UAIs, onde possuem todos os direitos trabalhistas assegurados, como plano de saúde, vale-alimentação e vale-transporte.
Qualificação profissional e apoio integrado
Júnior Guimarães, secretário da Sempre, destacou o caráter integrado do programa, que visa restaurar laços familiares, a redução de danos causados pela dependência química e promover o desenvolvimento socioemocional dos participantes:
“Durante dois anos, oferecemos uma estrutura completa, que inclui vagas na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e cursos de qualificação profissional em parceria com Senai e Senac. Além disso, trabalhamos para inseri-los no programa Minha Casa, Minha Vida e no mercado de trabalho privado”, explicou Magalhães.
Ele também ressaltou o pioneirismo da iniciativa: “O Brasil possui muita legislação para a população em situação de rua, mas pouca prática. Salvador hoje dá um grande exemplo“, afirmou Júnior.
Histórias de transformação
Entre os participantes, se encontra Jefferson Batista, de 39 anos, que era morador de rua antes de ser asilado pelo programa. Nos dias atuais, Jefferson atua como auxiliar administrativo em um Cras e celebra a chance de poder reescrever a sua história.
“Estou tendo uma vida digna, com respeito no ambiente de trabalho. Meu último emprego de carteira assinada foi há quase oito anos. Agora, posso sonhar novamente, estudar e crescer na vida. É bom demais acordar de manhã e saber que você tem um lugar para ir”, relatou Jefferson.
Parcerias e colaboração multissetorial
O programa Vida Nova Empregabilidade é um resultado do esforço em conjunto entre a Sempre, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec) e a Secretaria Municipal da Educação (Smed). Essa cooperação intersetorial tem como objetivo reforçar o compromisso que a administração municipal tem em oferecer soluções amplas e sustentáveis para a inclusão social.
Salvador como exemplo
Com a iniciativa do programa Vida Nova Empregabilidade, Salvador passa a se destacar nacionalmente como símbolo de políticas públicas voltadas à população que vive em situação de rua. O projeto proporciona autonomia, o resgate da dignidade e a integração dessas pessoas na sociedade.
Serviço – Programa Vida Nova Empregabilidade
- Beneficiários: Pessoas em situação de rua acolhidas em Salvador
- Apoios oferecidos: Emprego formal, aluguel social, qualificação profissional e assistência socioemocional
- Parcerias: Senai, Senac, Minha Casa, Minha Vida
- Objetivo: Reintegração social e profissional
Mais Lidas
Cidades
Governo da Bahia convoca mais 313 professores para Educação Básica
Chuva histórica atinge São Paulo com volume recorde em 64 anos
Últimas Notícias
Governo da Bahia convoca mais 313 professores para Educação Básica
Sandro Filho participa de cerimônia da Marinha em Salvador
PGR pede arquivamento de investigação contra Renan Calheiros por propina
Senador era acusado de interferir para criação de legislações favoráveis a Richard Klien, empresário do setor portuário
Flávio Dino autoriza repasse de emendas para três ONGs após ajustes em normas de transparência
Entidades beneficiadas são monitoradas pela CGU para garantir aplicação correta dos recursos
Diego e Daniele Hypolito vencem segunda Prova do Anjo do BBB 25
Ginastas garantem imunidade para outra dupla durante formação do paredão; Maike e Gabriel foram escolhidos para castigo do monstro
Base de Neto sofre mais uma baixa e prefeito de Brejões anuncia apoio a Jerônimo
Investida acontece 3 dias após prefeito de Jequié, Zé Cocá (PP), também se reunir com governador petista
Putin apoia visão de Trump e sugere que guerra na Ucrânia seria evitada com republicano no poder
Líder russo elogia presidente dos EUA como pragmático e destaca possível negociação para dar fim ao conflito
Parceria: Gordinho da Favela e instituto beneficente restauram moradias em Salvador
Iniciativa aconteceu, desta vez, no bairro de Campinas de Pirajá
‘100 Dias sem Fila’: José Ronaldo acompanha mutirões de saúde em Feira de Santana
Projeto busca eliminar filas para consultas e exames médicos com ações integradas e parcerias estratégicas
Parlamentares acionam TCU e pedem revisão de bloqueio de bilionário do programa ‘Pé-de-Meia’
Parlamentares argumentam que a suspensão pode agravar a evasão escolar e excluir milhares de jovens do sistema educacional
Salvador é capital mais violenta para LGBTQIAPN+ no Brasil; saiba o que fazer caso se torne vítima
De acordo com GGB, São Paulo, Bahia e Mato Grosso lideram ranking dos estados com mais casos contra comunidade; veja números
Gêmeos do BBB 25 criticam Anitta e funk carioca durante festa: ‘Isso não é música’
Após polêmica, contas oficiais dos brothers foram derrubadas na rede social X