Prefeitura de Salvador prevê regularização de 40 mil imóveis através do programa Casa Legal
Segundo Bruno Reis, o processo de Regularização Fundiária Urbana (Reurb) busca integrar áreas ocupadas irregularmente ao ordenamento jurídico e urbanístico
Valter Pontes/Secom PMS
A Prefeitura de Salvador anunciou que, até o final da atual gestão, 40 mil imóveis serão regularizados ou estarão em processo de regularização por meio do programa Casa Legal. A informação foi divulgada pelo prefeito Bruno Reis (União Brasil) nesta segunda-feira (25), durante a abertura do seminário “Solo Seguro: Integrando Ações para uma Reurb Segura”, promovido pela Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ).
Bruno Reis destacou que o processo de Regularização Fundiária Urbana (Reurb) busca integrar áreas ocupadas irregularmente ao ordenamento jurídico e urbanístico, oferecendo segurança aos moradores.
“Quem ocupa áreas irregulares dorme sem saber, sem ter a garantia de que ali vai permanecer para o resto da vida ou de que vai poder transmitir aquela propriedade para filhos, netos, para as gerações futuras. Mas, desde a implementação da nova lei de Reurb, a Prefeitura (por meio do Casa Legal) tem dado a escritura definitiva – ou seja, aquele terreno, aquele imóvel, passa a ser do morador”, disse.
O prefeito explicou que, antes da sanção da Lei Federal 13.465/2017, que reformulou a regularização fundiária no Brasil, o município concedia apenas títulos de posse, sem reconhecer a propriedade definitiva. Isso limitava os direitos dos moradores em relação à venda, transferência ou herança do imóvel.
Até 2017, aproximadamente 90 mil títulos de posse foram entregues em Salvador, somando as gestões anteriores. Desde 2020, uma lei municipal permitiu a conversão desses títulos para o direito real de propriedade.
“Temos tramitando hoje, nos cartórios, 20 mil novos títulos e mais 18 mil estão sendo concluídas as formalidades que dependem de aprovação de um plano pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) para serem encaminhados para o cartório”, explicou o chefe do Executivo.
Seminário
O seminário “Solo Seguro: Integrando Ações para uma Reurb Segura” faz parte da Semana Solo Seguro, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e será realizado até sexta-feira (29). A iniciativa visa discutir e avançar em políticas de regularização fundiária urbana, com a participação de especialistas que buscam soluções práticas para beneficiar comunidades carentes.
O corregedor-geral de Justiça da Bahia, desembargador Roberto Maynard Frank, destacou que iniciativas como o Casa Legal reforçam a proteção de direitos sociais garantidos pela Constituição. “A gente fornece a municípios assessorados toda a instrumentalização e segurança jurídica necessárias para implementação da regularização fundiária, inclusive em áreas ambientalmente protegidas ou com restrições geotécnicas”, disse.
Entrega de títulos de propriedade
Durante a abertura do seminário, 20 moradores do bairro Alto do Coqueirinho receberam seus títulos de propriedade pelo Casa Legal. No total, 1.952 imóveis da localidade já foram beneficiados pelo programa.
“É um sentimento de alívio ter tido meu imóvel regularizado perante a lei. É um reconhecimento que chega para valorizar não só a minha casa, mas toda a vizinhança que foi beneficiada”, declarou Emerson Oliveira de Mello, morador do bairro há 30 anos.
Mais Lidas
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Cidades
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Jovem da periferia de Salvador é 1º lugar em Medicina na USP pelo Enem
Polícia investiga morte de cachorro comunitário a tiros no interior de SP
Últimas Notícias
Papa Leão XIV institui nova diocese no Ceará e reforça presença da Igreja no interior do Nordeste
Criação da Diocese de Baturité marca reorganização pastoral e amplia atendimento religioso a quase 300 mil habitantes
Caetano Veloso e Maria Bethânia conquistam Grammy 2026 com álbum gravado em turnê histórica
Projeto ao vivo consolida trajetória dos irmãos baianos e amplia reconhecimento da música brasileira no cenário internacional
Mesmo após anúncio da saída de Coronel do PSD, Jerônimo defende união e não descarta senador na chapa governista
Na Festa de Iemanjá, governador adota discurso de cautela, evita ruptura na base aliada e acompanha tratativas conduzidas pela direção do partido
Resumo BBB 26 de segunda-feira (02/02): Brigas, choro e reviravoltas marcam madrugada na casa
Convivência após a terceira berlinda gera discussões, desabafos emocionais e reconfiguração de alianças no BBB 26
Vitória supera Barcelona de Ilhéus fora de casa e assume vice-liderança do Baianão
Atuação decisiva no segundo tempo garante retorno ao G-4 e consolida recuperação rubro-negra no estadual
Bahia impõe ritmo, vence Porto-BA e confirma vaga antecipada na semifinal do Baianão
Tricolor mantém campanha perfeita em 2026, alcança marca histórica e segue isolada na liderança estadual
Carnaval de Salvador: A Coroa da Resistência e o Brilho da Visibilidade LGBTrans
Atuação do Grupo Gay da Bahia em grandes eventos culturais, como o Carnaval
Fasano promove Noite de Iemanjá com música, vista para a Baía e celebração às tradições; confira giro de fotos
Evento aconteceu no rooftop do hotel, com show da banda Filhos de Jorge, DJ e experiência all inclusive em homenagem à Rainha do Mar
80 Frases para Deus: mensagens de fé, esperança e proteção para fortalecer o coração
Confira 80 frases de Deus para status e mensagens, com fé, gratidão e esperança para fortalecer o coração e trazer paz todos os dias.
Dia de Iemanjá movimenta Salvador com festas, feijoadas e grandes encontros no verão
Rio Vermelho vira palco de experiências gastronômicas, shows e eventos que atravessam o dia 2 de fevereiro