Prefeitura de Salvador inicia Campanha do Agasalho 2025 nesta terça-feira para ajudar pessoas em vulnerabilidade
Ação intitulada ‘O Amor Aquece’ será realizada até 4 de julho e é organizada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra)

A Prefeitura de Salvador inicia, nesta terça-feira (17), a Campanha do Agasalho 2025, com o objetivo de arrecadar roupas, agasalhos e cobertores para pessoas em situação de vulnerabilidade social durante o inverno. A ação, intitulada “O Amor Aquece”, será realizada até 4 de julho e é organizada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), em parceria com outros órgãos municipais.
As doações poderão ser feitas entre 8h e 16h, em cinco endereços espalhados pela capital baiana. Os pontos de coleta incluem:
- Palácio Thomé de Souza, Praça Municipal, s/n, Centro
- Seinfra, Rua da Bélgica, 2, Edifício Roosevelt, Comércio
- Defesa Civil de Salvador (Codesal), Avenida Mário Leal Ferreira, s/n, Bonocô
- Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman), Avenida Estados Unidos, 50, Edifício Sesquicentenário, 7º andar, Comércio
- Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), BR-324, Km 8,5, Porto Seco Pirajá
Na avaliação do secretário Luiz Carlos de Souza, a mobilização ajuda a garantir dignidade à população em situação de rua e outros grupos vulneráveis. “Na última edição da campanha, arrecadamos cerca de 5 mil peças, que foram destinadas a instituições sociais”, disse. Ele acrescentou que a nova fase busca ampliar o alcance da campanha e envolver mais pessoas da sociedade civil.
Segundo a prefeitura, a estratégia dos pontos fixos de coleta facilita o acesso da população, permitindo que qualquer cidadão contribua de forma prática com roupas em bom estado de conservação. A articulação entre diferentes órgãos municipais também deve agilizar a triagem e a distribuição dos itens arrecadados.
Projeto Viver a Cidade leva esporte adaptado a PCDs na Pituba
A Av. Magalhães Neto, no bairro da Pituba, recebeu, no domingo (15), a primeira edição do Projeto Viver a Cidade, uma ação voltada para pessoas com deficiência (PCDs), que oferece equipamentos adaptados para a prática de esportes e lazer ao ar livre. A iniciativa, desenvolvida pela Associação Meu Sorriso, passa a contar com patrocínio da Prefeitura de Salvador, por meio do programa Viva Esporte.
A proposta acontecerá um domingo por mês, sempre das 8h às 12h, com a oferta gratuita de equipamentos como handbikes, cadeiras de corrida e bicicletas tandens, voltadas para pessoas com diferentes graus de mobilidade reduzida. Também estarão disponíveis triciclos assistidos, framerunning e triciclos bike speed, além de bicicletas comuns adaptadas para pessoas com nanismo, amputações ou deficiências intelectuais moderadas.
De acordo com Júnior Magalhães, titular da Sempre, a ação amplia o acesso à prática esportiva e fortalece o uso dos espaços públicos por populações que, historicamente, têm seu direito ao lazer comprometido.
“Todos esses equipamentos vão ficar disponíveis gratuitamente, para que pessoas com deficiência e idosos possam desfrutar da cidade”, explicou. Para ele, a ocupação desses espaços por famílias com PCDs ajuda a criar vínculos sociais e promove bem-estar.
Durante a primeira edição do projeto, a dona de casa Zenaide Santos, mãe da pequena Elen, compartilhou sua experiência. “É minha primeira vez em um projeto como este, e está sendo uma experiência maravilhosa”, contou, destacando o entusiasmo da filha com a atividade.
O presidente da Associação Meu Sorriso, Fred Matos, relatou que muitos dos equipamentos foram adaptados por ele mesmo e que há também voluntários treinados para guiar cegos durante corridas, garantindo a segurança e autonomia dos participantes.
“É comum a gente ver grupos de amigos e famílias com crianças utilizando o espaço público. Porém, é muito raro a gente ver a presença de pessoas com deficiência e pessoas já muito idosas nesses lugares”, afirmou. Ele ressaltou ainda que a logística de acesso e a infraestrutura da cidade foram fundamentais para o planejamento da ação.
Matos reforçou que o principal objetivo da associação é criar mecanismos para socializar famílias com pessoas com deficiência, estimulando sua participação nos espaços públicos. “Queremos que as famílias de pessoas com deficiência e idosos criem uma sensação de pertencimento aos espaços públicos”, disse.
Com a parceria institucional, o projeto se insere nas ações do programa Viva Esporte, criado pela Sempre em 2023, que busca incentivar o desenvolvimento de projetos esportivos por meio da concessão de incentivos fiscais a empresas. A proposta visa fortalecer o acesso ao esporte em Salvador, com foco em atletas de alto rendimento, pessoas em vulnerabilidade social e com deficiência.
Segundo a Prefeitura, ambas as ações reforçam o papel do município na promoção da inclusão, do bem-estar e da equidade. A Campanha do Agasalho e o Viver a Cidade são exemplos de políticas públicas que mobilizam a sociedade e buscam ampliar o acesso a direitos básicos como moradia, lazer e participação social.
Mais Lidas
Veja o que abre e fecha no feriado de Dois de Julho em Salvador e RMS
Cidades
Instituto baiano entra para a maior rede de sustentabilidade do mundo
Últimas Notícias

Em tratamento nos EUA, Preta Gil recebe visita emocionante de Regina Casé

Vitória sofre gol no fim, amarga sétima partida sem vencer e entra no Z-4 do Brasileirão
Único gol da partida foi marcado pelo jogador do Internacional, Bruno Tabata, nos minutos finais

Trama golpista: PGR entrega nesta segunda ao STF alegações finais contra Bolsonaro e aliados
Após a manifestação da PGR, será aberto prazo para que os oito réus apresentem suas alegações

Bahia vence Atlético-MG com gol nos acréscimos e entra no G-4 do Brasileirão
Equipe baiana chegou aos 24 pontos, assumiu a terceira colocação e igualou a pontuação do vice-líder Cruzeiro

Celsinho Cotrim se defende após Jéssica Senra revelar ter sofrido assédio de ex-candidato: ‘Respeito as mulheres’
Sem citar nomes, jornalista contou que foi abordada de forma inapropriada por um ex-candidato à Prefeitura de Salvador quando se preparava para uma entrevista

Grok, IA de Elon Musk, causa polêmica ao elogiar Hitler e empresa admite falha em atualização
Startup de Elon Musk culpa instruções da equipe por respostas antissemitas e discurso de ódio gerado pelo Grok

Eduardo Bolsonaro dispara contra Moraes e cita possível punição a esposa do ministro
Deputado licenciado nos EUA ataca ministro do STF e sugere aplicação da lei Magnitsky contra autoridades brasileiras

PT aciona STF contra Tarcísio por suposta tentativa de ajudar Bolsonaro a deixar o Brasil
A viagem, segundo a denúncia, seria uma forma de interferir no processo em curso contra Bolsonaro

Chelsea e PSG fazem final inédita do Mundial dos Clubes com R$ 223 milhões em jogo e craques em campo
Clubes se enfrentam, neste domingo (13), às 16h (horário de Brasília), no MetLife Stadium, em Nova Jersey, nos EUA

INSS começa a pagar reembolso por descontos ilegais no dia 24 de julho
Adesão ao acordo tem início nesta sexta (11) e pode ser feita pelo app Meu INSS ou nos Correios; quase 2 milhões de beneficiários têm direito

Índice de confiança da indústria brasileira desaba e atinge pior nível desde a pandemia, aponta CNI
Levantamento registrou 47,3 pontos em julho, uma queda de 1,3 ponto em relação aos 48,6 pontos de junho. Valores abaixo de 50 indicam falta de confiança