Prefeitura de Salvador entrega quase 2 mil escrituras no Alto do Coqueirinho e garante segurança jurídica a famílias
Programa Casa Legal beneficia famílias com títulos de propriedade e acesso gratuito à regularização fundiária

A Prefeitura de Salvador entregou, nesta quarta-feira (11), 1.952 escrituras a famílias da comunidade do Alto do Coqueirinho por meio do programa Casa Legal, que realiza regularização fundiária em áreas urbanas da capital baiana. A cerimônia foi realizada na própria comunidade e contou com a presença do prefeito Bruno Reis (UB), do corregedor-geral de Justiça da Bahia, desembargador Roberto Maynard Frank, entre outras autoridades.
O prefeito destacou a importância da iniciativa para os moradores que agora passam a ter a propriedade reconhecida por lei.
“Esse é um dos momentos mais emocionantes da vida de uma família. Só quem vive em uma casa e não tem o documento sabe o que é não ter essa segurança”, afirmou. Na sequência, Reis explicou que o documento valoriza o imóvel, permite acesso ao crédito e garante a posse definitiva.
Área antes irregular agora é de domínio público
Segundo Bruno Reis, a região era conhecida como Fazenda São Francisco e foi ocupada ao longo do tempo sem que os moradores tivessem o título de propriedade.
“As pessoas não tinham a escritura, aquele papel que a gente guarda embaixo do colchão, que dá a certeza de que ninguém vai tirar você do lugar que é seu”, disse o prefeito. Ele explicou que a Prefeitura indenizou o antigo proprietário para viabilizar o processo de regularização fundiária com apoio do Tribunal de Justiça e dos cartórios.
Justiça destaca dignidade e legalidade
O desembargador Roberto Maynard Frank ressaltou o papel do programa como política pública estruturante.
“É uma grande alegria saber que as suas residências, onde vocês vivem, a partir de agora estarão devidamente registradas em cartório”, afirmou. Ele complementou que a regularização garante segurança jurídica e dignidade às famílias atendidas.
Serviço envolve estudos técnicos e emissão gratuita
O programa Casa Legal é executado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e o Poder Judiciário da Bahia, dentro do programa nacional Solo Seguro. A ação envolve levantamentos técnicos, jurídicos e sociais, com emissão gratuita das escrituras. Caso o processo fosse custeado diretamente pelos moradores, o valor poderia chegar a R$8 mil por imóvel.
O secretário da Seinfra, Luiz Carlos de Souza, reforçou o impacto social da medida. “A gente sabe que o serviço público é desafiador, espinhoso, com pouco tempo e poucos recursos”, afirmou.
Ele também lembrou que na última segunda-feira (9), mais de 2,2 mil títulos também foram entregues na comunidade do Costa Azul e que mais de 42 mil escrituras estão em tramitação entre os órgãos envolvidos.
Moradores comemoram posse definitiva
A presidente da Associação Comunitária de Moradores do Alto do Coqueirinho (ACMAC), Nádia Pacheco, enfatizou o uso prático do documento no cotidiano das famílias.
“Às vezes, a gente precisa vender, dividir bens, resolver questões familiares, mas sem esse documento nada disso é possível”, destacou. Ela ainda afirmou que o programa representa um alívio para famílias de baixa renda, muitas delas dependentes de programas sociais como o Bolsa Família.
O aposentado Virgílio Castro, de 75 anos, foi um dos beneficiados e comemorou a segurança trazida pelo documento. “Eu moro aqui no bairro há mais de 40 anos, mas não tinha essa minha escritura, não podia fazer nada”, contou. Em seguida, completou que agora pode dormir tranquilo, sabendo que a casa onde criou os filhos continuará sendo da família.
Mais Lidas
Veja o que abre e fecha no feriado de Dois de Julho em Salvador e RMS
Cidades
Últimas Notícias

Mais de 2 mil jovens atletas participam dos Jogos Escolares da Bahia 2025

Salvador recebe Caravana do Futuro com ações gratuitas no Comércio neste final de semana
Evento gratuito neste sábado (12) e domingo (13) reúne debates, apresentações culturais e rodas de conversa sobre meio ambiente e direitos sociais

Caetano acompanha avanço das obras da Policlínica Regional de Camaçari; equipamento será entregue até dezembro
Unidade é a primeira construída com recursos do Novo PAC e reforça estrutura de saúde na Região Metropolitana de Salvador (RMS)

Solteira há mais de um ano, Luciana Gimenez revela dificuldade para encontrar parceiro: ‘hétero está meio difícil’
Apresentadora afirmou que gosta 'de homem bonito', e disse preferir 'alguém que saiba conversar' e 'que tenha presença'

Assembleia Legislativa da Bahia reage à carta de Trump e divulga manifesto em defesa da soberania nacional
No documento, a AL-BA afirma que a medida representa uma tentativa de interferência externa nos rumos da economia brasileira e 'afronta à independência nacional'

Edu Guedes recebe alta e deixa hospital após cirurgia para retirar tumor no pâncreas: ‘dia muito especial’
Procedimento foi realizado no sábado (5), no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, e durou cerca de seis horas

Foragida, Carla Zambelli deve devolver apartamento funcional após multa por uso irregular
De acordo com advogado, deputada licenciada deve devolver o apartamento funcional que ocupava na Asa Sul, em Brasília, na próxima terça-feira (15)

Fundação José Silveira lança Corrida Saúde Crônica para apoiar reabilitação de pessoas com deficiência
Marcada para o dia 28 de setembro, a corrida terá percursos de 5 km e 10 km, além de uma caminhada

Trump impõe tarifa de 35% ao Canadá e agrava guerra comercial com 23 países
Assim como no Brasil, nova alíquota entra em vigor em 1º de agosto; governo canadense tenta reverter decisão e defende esforço conjunto contra fentanil

Governo da Bahia amplia isenção do ICMS na conta de luz e pode beneficiar até 1,8 milhão de famílias; entenda
Isenção na conta de luz será aplicada para famílias de baixa renda que consomem até 80 kWh por mês

Prefeitura de Salvador entrega 100 casas reformadas pelo Morar Melhor em Itapuã
Ao todo, gestão municipal já entregou mais de 840 residências reformadas no bairro