Prefeito entrega mais três campos sintéticos em Salvador

Projeto Bora Bahêa Meu Bairro avança em São Marcos e Tancredo Neves, e sobe para nove bairros contemplados


Vixe d-flex me-2
Daniel Freitas 16/12/2024 13:22 Cidades
Prefeito entrega mais três campos sintéticos em Salvador - Valter Pontes/PMS

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), entregou, na manhã desta segunda-feira(16), três novos campos de grama sintética, nos bairros de São Marcos e Tancredo Neves. Os espaços integram o projeto Bora Bahêa Meu Bairro, realizado em parceria com o clube Bahia SAF, que já impacta mais de mil crianças e adolescentes na capital baiana.

Com um investimento de aproximadamente R$ 4,5 milhões, as inaugurações vão atender jovens entre 6 e 14 anos, que terão acesso a aulas gratuitas de escolinha de futebol e atividades recreativas.

Novos campos e fortalecimento da infraestrutura

Os campos Jaqueirão e Arena Esperança, ambos em São Marcos, e Arena Chicão, em Tancredo Neves, foram revitalizados com novas gramagens sintéticas, alambrados, vestiários e estruturas de suporte. Essas melhorias foram projetadas para atender às necessidades das comunidades locais e criar um ambiente seguro e confortável para o esporte.

Segundo o prefeito Bruno Reis (União Brasil), em São Marcos, os campos complementam o complexo educacional e esportivo que inclui a Escola Clériston Andrade, a maior unidade de ensino da rede municipal.

“Estamos aqui para concluir a entrega do maior complexo educacional e esportivo da Bahia. Não há nenhuma outra área, seja em Salvador ou nos quatro cantos deste Estado, com esta dimensão e variedade de equipamentos. Ao todo, investimos mais de R$30 milhões para chegarmos aqui. E, para colocar a cereja no bolo, para esse complexo ganhar um potencial ainda maior, estamos passando a gestão dos campos para o Bahia”, afirmou o prefeito durante o evento de inauguração.

Bora Bahêa Meu Bairro: impacto social e expansão

O projeto Bora Bahêa Meu Bairro, fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Salvador e o Bahia SAF, tem como principal objetivo utilizar o esporte como ferramenta de inclusão e desenvolvimento social. Atualmente, nove bairros da capital já foram contemplados, incluindo Candeal, Vale das Pedrinhas, Valéria e Iapi. A meta é alcançar 11 localidades até o final deste ano, ampliando o número de beneficiários para 1.320 crianças. 

“A gente sabe o quanto um equipamento desses é importante, e é por isso que a Prefeitura tem investido tanto. O esporte é uma ferramenta de inclusão social e tem a capacidade de permitir que essas crianças aprendam a respeitar regras, hierarquia, tenham disciplina, tenham foco e trabalhem em grupo. A gente investe porque sabe que muitos desses jovens aqui podem se tornar atletas profissionais e nos orgulhar”, completou o prefeito.

A participação no projeto exige que os jovens estejam matriculados na escola, mantenham frequência regular e estejam com a carteira de vacinação em dia. Os participantes recebem uniforme completo, lanche e acompanhamento por monitores contratados pelo Bahia SAF.

Parceria pode ser replicada em outros municípios

O diretor de Operações do Bahia SAF, Vitor Ferraz, destacou o sucesso da iniciativa e seu potencial de replicação em outros municípios. “O projeto Bora Bahêa Meu Bairro já é um sucesso. A gente sabe disso porque temos visto o sorriso nos rostos dessas crianças todos os dias. Além disso, vários representantes de outros municípios baianos já nos procuraram interessados em levar esse projeto também para as suas cidades. Então, esse é um grande reconhecimento de que nós estamos juntos dando um passo importante no esporte como fomento para a saúde, para a responsabilidade social”, disse Ferraz.

Esporte como agente de transformação

Durante o evento, o secretário Júnior Magalhães, da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), ressaltou a importância do esporte na formação de jovens. “Estamos investindo no lazer, no social e, consequentemente, na segurança pública, levando em consideração que instalamos esses equipamentos com total infraestrutura em comunidades vulneráveis e, assim, proporcionamos uma opção para que os nossos jovens pratiquem esporte, o que resulta em disciplina na escola, e em várias outras áreas da vida”, afirmou o gestor.

Como detalhou o secretário, os alunos do Bora Bahêa Meu Bairro recebem todo o material necessário para as atividades. “Nessa parceria com o Bahia, estamos atendendo 120 crianças por região. A Prefeitura fica responsável pela reforma dos campos e cede a administração dos espaços ao Bahia SAF, que contrata os monitores responsáveis por acompanhar as crianças nas aulas”, reiterou Magalhães.

Depoimentos e impacto local

Para os jovens, os novos campos representam mais do que um local para jogar futebol: são espaços de aprendizado, disciplina e sonhos. João Gabriel Lessa, de 13 anos, destacou as melhorias feitas na Arena Chicão, em Tancredo Neves.

“Sempre sonhei em jogar futebol e, agora, isso pode se tornar realidade. Ficou muito melhor para gente treinar, fazer uma atividade física de forma mais regular e adequada, diferente de antes quando o piso era todo de barro. A estrutura não era tão boa como agora”, relatou o adolescente.

Mais Lidas

Cidades

Últimas Notícias

Seap transfere detentos de alta periculosidade do Conjunto Penal de Itabuna para Barreiras -
Cidades 17/03/2025 às 12:07

Seap transfere detentos de alta periculosidade do Conjunto Penal de Itabuna para Barreiras

Ação faz parte da megaoperação 'Soberania Cacaueira', deflagrada nesta segunda-feira (17), na região


Odontomóvel leva atendimento gratuito para estudantes da Bahia -
Saúde 17/03/2025 às 11:36

Odontomóvel leva atendimento gratuito para estudantes da Bahia

Iniciativa do Governo do Estado atenderá, até final do ano, cerca de 150 mil alunos em mais de 100 municípios


Governo Lula prioriza PEC da segurança, isenção do IR e novo consignado -
Política 17/03/2025 às 11:05

Governo Lula prioriza PEC da segurança, isenção do IR e novo consignado

Medidas podem beneficiar milhões de brasileiros e estão no foco do Congresso, segundo ministra das Relações Institucionais


Capitão Alden cobra João Roma por definição de alianças para eleições 2026 na Bahia -
Política 17/03/2025 às 10:34

Capitão Alden cobra João Roma por definição de alianças para eleições 2026 na Bahia

Deputado federal critica aproximação com ACM Neto e defende candidatura própria ao Palácio de Ondina no próximo ano


Declaração do IR 2025 já pode ser enviada; confira novidades e prazos -
Cidades 17/03/2025 às 10:03

Declaração do IR 2025 já pode ser enviada; confira novidades e prazos

Formulário pré-preenchido estará disponível a partir de abril


Resumo BBB 25 de domingo (16/3): Após paredão, Aline confronta Eva e Renata e Guilherme critica gêmeos -
BBB 25 17/03/2025 às 09:32

Resumo BBB 25 de domingo (16/3): Após paredão, Aline confronta Eva e Renata e Guilherme critica gêmeos

Quem você quer que saia da casa mais vigiada do Brasil: Gracyanne Barbosa, Daniele Hypólito ou Eva? Vote na enquete do Portal M!


Lula visita Japão e Vietnã para ampliar relações comerciais e diplomáticas -
Política 17/03/2025 às 09:01

Lula visita Japão e Vietnã para ampliar relações comerciais e diplomáticas

Presidente busca abrir mercado japonês para carne bovina e consolidar parceria estratégica com Vietnã


Bahia vence Vitória e fica perto do título do Baianão 2025 -
Cidades 17/03/2025 às 08:30

Bahia vence Vitória e fica perto do título do Baianão 2025

Com resultado, Tricolor pode até perder por um gol de diferença no jogo de volta para garantir título estadual de 2025 no domingo (23)


Universidade para Todos 2025: inscrições abrem terça-feira; veja como participar -
Cidades 17/03/2025 às 08:00

Universidade para Todos 2025: inscrições abrem terça-feira; veja como participar

Programa é voltado para alunos da rede pública da Bahia, com foco na preparação para o Enem e vestibulares


Bolsonaro articula com senadores para impedir indicação de Lula ao STM -
Política 17/03/2025 às 07:30

Bolsonaro articula com senadores para impedir indicação de Lula ao STM

Ex-presidente criticou escolha de Verônica Abdalla Sterman para Superior Tribunal Militar, afirmando que ela segue linha de pensamento da atual presidente da Corte