Pular para o conteúdo
Início » Prefeito no Rio Grande do Sul pede ajuda para resgatar 15 soterrados: “Destruiu o município”

Prefeito no Rio Grande do Sul pede ajuda para resgatar 15 soterrados: “Destruiu o município”

Gestor reforçou ainda a necessidade de apoio aéreo para busca de desaparecidos nas áreas rurais, além de água e alimentos para as pessoas atingidas pela cheia

O prefeito de Roca Sales, no interior do Rio Grande do Sul, Amilton Fontana (MDB) disse na noite de sexta-feira (3)  que cerca de 15 pessoas estão soterradas na cidade, uma das mais afetadas pelas chuvas. O município, de cerca de 11,5 mil habitantes, enfrenta dificuldades de comunicação, acesso a serviços básicos e falta de equipamentos de socorro para atender as vítimas.

O Estado enfrenta seu pior desastre climático, com 39 mortos e 68 desaparecidos. Diversas áreas ficaram ilhadas, com dificuldade de acesso terrestre e até de resgate por aeronave. O rompimento de barragens – como uma estrutura perto de Bento Gonçalves – também ameaça municípios em várias regiões gaúchas.

“Essa informação foi repassada por vizinhos. Tem pessoas em Três Pinheiros, no Pinheirinho, na Serrinha, que estão soterradas, e a gente precisa fazer o resgate”, ressaltou Fontana, em publicação da prefeitura no Instagram.

Fontana diz ter conseguido enviar o áudio após se deslocar de barco até a cidade de Encantado e acessar um ponto de internet.

“Roca Sales vive um caos. Roca Sales foi praticamente destruída novamente. Acho que, das cheias, foi a que mais destruiu o município. A gente não consegue ir a lugar nenhum. Temos de ir de barco. A situação é bem complicada, bem difícil”, disse.

O município enfrenta consequências severas da inundação do Rio Taquari, que resultou na destruição de residências, estabelecimentos comerciais e vias de acesso. Ao longo da semana, a sede do gabinete de crise foi atingida pelas águas. Conforme o prefeito, outro gabinete de crise será criado.

 

Leia também:

Aeroporto de Porto Alegre suspende operações por tempo indeterminado por causa das chuvas 

Até quando vão as chuvas no Rio Grande do Sul? Confira previsão 

Chuvas no Rio Grande do Sul deixam 31 mortos e 74 desaparecidos 

Marcações: