Prefeito de Salvador faz apelo à Justiça para impedir paralisação dos ônibus na quinta
Bruno Reis pressiona por acordo entre sindicato e empresas e alerta para impactos à população e ao sistema de transporte

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), criticou, na manhã desta terça-feira (27), o impasse entre rodoviários e empresários do transporte público e fez um apelo para que a Justiça do Trabalho julgue com urgência o dissídio coletivo protocolado pelas empresas. A paralisação da categoria está marcada para quinta-feira (29) e, segundo o prefeito, coloca em risco a rotina da capital e o equilíbrio financeiro de um sistema que já opera com dificuldades.
“Conversei ontem à noite com o presidente do sindicato, já hoje pela manhã com o empresário que fica à frente das negociações pela classe patronal, fazendo um apelo para que eles cheguem ao entendimento”, afirmou Bruno durante entrevista ao Portal M!.
O gestor municipal ressaltou que, embora a prefeitura não tenha ingerência sobre o reajuste salarial — responsabilidade exclusiva de empregados e empregadores —, está atuando nos bastidores para evitar que a greve se confirme. Caso não haja acordo na audiência de conciliação marcada para esta terça-feira (28), ele quer que o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) determine um índice justo de reajuste.
Sistema de transporte sob risco de colapso
Bruno Reis advertiu que uma paralisação de ônibus em Salvador causaria impactos severos tanto para os usuários quanto para o funcionamento do sistema como um todo. Ele lembrou que as empresas já operam com déficit, sendo sustentadas, em grande parte, por subsídios da prefeitura.
“O sistema hoje é sustentado com subsídio da prefeitura, porque a arrecadação das passagens não cobre os custos operacionais. Se houver greve, isso só piora”, disse o prefeito.
Segundo ele, os empresários estariam dispostos a conceder um reajuste equivalente à inflação do período — percentual que considera razoável diante da situação econômica do país. Qualquer valor acima disso, argumentou Bruno, poderia agravar ainda mais a crise no setor.
Prefeitura prepara medidas emergenciais
Apesar de não ter poder para arbitrar o reajuste salarial, a prefeitura já discute alternativas para reduzir os impactos de uma eventual greve. Entre as possibilidades estão o reforço do sistema complementar de transporte e a manutenção de parte da frota operando em caráter emergencial.
Ainda assim, Bruno Reis reforça que a melhor solução é o entendimento entre as partes. “A gente faz um apelo para que amanhã possa ter o entendimento na mesa de negociação, e que caso não tenha, que o Poder Judiciário possa julgar, determinar o valor que é justo, e que na quinta-feira não tenha paralisação alguma, que a cidade possa seguir na sua normalidade”.
Em meio à crise no transporte, greve dos professores segue sem solução
A pressão sobre a gestão municipal não se limita ao setor de transportes. Bruno Reis também enfrenta uma greve de professores da rede municipal que já dura 21 dias. Mais cedo, o prefeito acusou a APLB Sindicato de politizar o movimento, afirmando que a entidade aceitou reajustes menores do governo estadual, comandado por Jerônimo Rodrigues (PT), e rejeita proposta semelhante da prefeitura.
“Eles aceitam menos do governo do estado, mas fazem greve contra a prefeitura. Está claro que o objetivo é político”, criticou o prefeito.
Rodoviários mantêm greve para quinta-feira
O Sindicato dos Rodoviários da Bahia informou que a paralisação está mantida para começar na quinta-feira (29), caso não haja acordo na audiência de conciliação. A categoria rejeitou a proposta das empresas, alegando corte de benefícios e reajuste insuficiente. Uma nova assembleia está marcada para um dia antes, quarta-feira (28), para definir os próximos passos.
Enquanto isso, a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) acompanha o processo judicial e mantém a expectativa de que o impasse seja resolvido antes da data prevista para o início da greve. Bruno Reis reforçou o apelo por celeridade.
“Caso venha a ter paralisação, nós teremos alguma alternativa a apresentar para a população”, concluiu o prefeito ao Portal M!.
Mais Lidas
Veja o que abre e fecha no feriado de Dois de Julho em Salvador e RMS
Cidades
Últimas Notícias

Mais de 2 mil jovens atletas participam dos Jogos Escolares da Bahia 2025

Salvador recebe Caravana do Futuro com ações gratuitas no Comércio neste final de semana
Evento gratuito neste sábado (12) e domingo (13) reúne debates, apresentações culturais e rodas de conversa sobre meio ambiente e direitos sociais

Caetano acompanha avanço das obras da Policlínica Regional de Camaçari; equipamento será entregue até dezembro
Unidade é a primeira construída com recursos do Novo PAC e reforça estrutura de saúde na Região Metropolitana de Salvador (RMS)

Solteira há mais de um ano, Luciana Gimenez revela dificuldade para encontrar parceiro: ‘hétero está meio difícil’
Apresentadora afirmou que gosta 'de homem bonito', e disse preferir 'alguém que saiba conversar' e 'que tenha presença'

Assembleia Legislativa da Bahia reage à carta de Trump e divulga manifesto em defesa da soberania nacional
No documento, a AL-BA afirma que a medida representa uma tentativa de interferência externa nos rumos da economia brasileira e 'afronta à independência nacional'

Edu Guedes recebe alta e deixa hospital após cirurgia para retirar tumor no pâncreas: ‘dia muito especial’
Procedimento foi realizado no sábado (5), no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, e durou cerca de seis horas

Foragida, Carla Zambelli deve devolver apartamento funcional após multa por uso irregular
De acordo com advogado, deputada licenciada deve devolver o apartamento funcional que ocupava na Asa Sul, em Brasília, na próxima terça-feira (15)

Fundação José Silveira lança Corrida Saúde Crônica para apoiar reabilitação de pessoas com deficiência
Marcada para o dia 28 de setembro, a corrida terá percursos de 5 km e 10 km, além de uma caminhada

Trump impõe tarifa de 35% ao Canadá e agrava guerra comercial com 23 países
Assim como no Brasil, nova alíquota entra em vigor em 1º de agosto; governo canadense tenta reverter decisão e defende esforço conjunto contra fentanil

Governo da Bahia amplia isenção do ICMS na conta de luz e pode beneficiar até 1,8 milhão de famílias; entenda
Isenção na conta de luz será aplicada para famílias de baixa renda que consomem até 80 kWh por mês

Prefeitura de Salvador entrega 100 casas reformadas pelo Morar Melhor em Itapuã
Ao todo, gestão municipal já entregou mais de 840 residências reformadas no bairro